Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (19 de agosto de 2024), para:
- Cantora e jornalista Luana Florentino (19|8 -SAÚDE e um coração grato. As 6 horas da manhã eu já agradeço, as 6 horas da tarde eu tô reclamando e eticétaras.. . Obrigada Deus).
- 78 anos do radialista Danubio José Costa (foto com família).
- Luiz Torquato Filho (foto).
- Radialista Francisco Weber Barros de Oliveira.
- Radialista Marcelo Leite Façanha.
- Andressa Monteiro.
- Rita Maria.
- Myrna Pinheiro.
- Rachel Barros.
- Aldemir Vieira.
Arquivo Nirez para 19 de agosto na História do Ceará:
- 1649 - Inicia-se a ampliação e reforço do forte Schoonenborch, com planta feita também pelo engenheiro Ricardo Caar.
- 1856 - Surge o primeiro número do jornal semanário “O Sol”, literário e político, fundado por Pedro Pereira da Silva Guimarães.
- 1875 - A Biblioteca Provincial do Ceará (Biblioteca Pública) muda-se para a Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 92-antigo), onde funcionou o Gabinete de Leitura.
- 1889 - Lançado um manifesto do Centro Republicano de Fortaleza, que foi publicado no jornal “Libertador” do dia 23/8/1889, assinado por Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda), João Cordeiro, Antônio Cruz, José Corrêa do Amaral (José Amaral), João Lopes, Gonçalo de Lages, Antônio Papi, Honório Moreira, Tristão Faria e Jerônimo Moraes.
- 1913 - Morre, aos 69 anos de idade, o médico Manuel Sátiro de Oliveira Dias (Sátiro Dias), ex-presidente da Província, ex-deputado, baiano de Inhambupe onde nascera a 12/1/1844. Existe hoje uma rua com seu nome no Bom Futuro e Parreão.
- 1927 - Acontece um leilão de liquidação da Casa São José, de H. R. Oliveira, na Praça do Ferreira, tendo à frente o leiloeiro Ciríaco Rocha. Foram vendidos o estoque e as instalações.
- 1929 - No Theatro José de Alencar, Berenice Moraes é eleita Miss Praia de Iracema e aclamada Miss Fortaleza. Berenice era filha do jornalista Tancredo Moraes e da escritora Adília de Albuquerque Moraes.
- 1933 - Recebe o comando da Capitania dos Portos do Ceará, das mãos do interino 1º tenente PM Emydio Lins Fialho, o novo titular do cargo, capitão de fragata Roberto Guedes de Carvalho.
- 1934 - Corrida de jangadas na Praia de Iracema em homenagem ao ministro José Américo de Almeida, ocasião em que discursaram o médico José Leite Maranhão e o pescador João Francisco Monteiro. Na corrida, foi vencedora a jangada “15 de Julho”, dirigida por Manuel Pereira da Silva, cearense residente em Altamira.
- 1951 - Realiza-se a Grande Corrida de Jangadas, promovida pelos Diários e Rádios Associados, com a participação de 73 jangadas, na praia do Meireles (Náutico).
- 1951 - Reabertura da boate da Rádio Iracema, com apresentação de três atrações nacionais, Virgínia Lane, Isley de Castro e Carmen Costa.
- 1951 - Publicada, no Diário Oficial do Município 5.204, a Lei 226 de 12/12/1950, que muda a denominação de várias ruas de Fortaleza: Boulevard Santo Antônio passa a chamar-se Boulevard Dona Mendinha; Rua Santo Amaral passa a ser Rua Teodomiro de Castro; Rua São Carlos muda para Rua Dr. Francisco Calaça; a Rua São Pedro passa a chamar-se Rua Joaquim Muniz; a Rua São Roque muda para Rua Olavo de Andrade; a Rua São João agora é Rua Joaquim Pinto; a Rua Vila Santa Rita muda para Rua Joaquim Lino; Travessa Flamengo vira Rua Rocha e Silva; e Travessa Primavera muda para Rua Miguel Leite, proposição do vereador Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida.
- 1954 - Em Fortaleza para fazer sua campanha política o candidato à Deputado Federal, o advogado cearense e compositor Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), pelo Partido Social Progressista.
- 1968 - Morre às 9h30, aos 74 anos de idade, o musicista e teatrólogo Francisco Paurilo Barroso, na Casa de Saúde São Raimundo, em Fortaleza, diretor do Teatro José de Alencar desde
- 1952. Fundou a Sociedade de Cultura Artística. Existe hoje uma rua com seu nome que vai da Maraponga ao Mondubim. Nascera em Fortaleza em 29/05/1894.
- 1968 - Falece, aos 84 anos de idade, em Fortaleza, o comerciante e líder católico João Florêncio Pernambuco (João Pernambuco), pernambucano de Caruaru nascido a 23/05/1884.
- 1969 - Outorga, às 10 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, do título de Cidadão de Fortaleza ao maestro e compositor, professor Euclides Silva Novo, nascido em Santana do Ipanema, Alagoas. Foi uma proposição do vereador Roberto Carvalho Rocha aprovada pela Lei nº 3693 de 25/04/1969 publicada no Diário Oficial do Município 4159 de 29/4/1969.
- 1972 - No Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura, é inaugurada, a II Feira dos Municípios do Ceará.
- 1976 - O governador José Adauto Bezerra de Menezes abre a XVI Convenção Nacional dos Ex-Combatentes.
- 1983 - Toma posse na Cadeira nº 4 da Academia Cearense de Letras-ACL, o historiador Joaquim Lobo de Macedo (Joryvar Macedo), sendo saudado por Mozart Soriano Aderaldo. A cadeira estava vaga pela morte do acadêmico Mílton Dias.
- 2006 - Morre, pela manhã, em seu sítio, na Lagoa Redonda, aos 77 anos de idade, o fotógrafo e empresário Antônio Esdras Guimarães, antigo funcionário do Instituto Aposentadoria e Pensão dos Comerciários-IAPC que abandonou o emprego para dedicar-se à fotografia, abrindo no início da década de 1950 e Estúdio Fotográfico Esdras. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Fortaleza, nascido no dia 13/06/1929.
- 2008 - Morre o empresário Edson Queiroz Filho, aos 56 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. Ele passou mal quando fazia exercícios numa academia na avenida Washington Soares, recebeu atendimento no local, chegou a ser levado para o hospital São Matheus, mas não resistiu. Ele sofria de problemas cardíacos. Entre 1995 e 1997, chegou a ser deputado federal, quando renunciou ao mandato. Também foi candidato a prefeito de Fortaleza, em 1996. Engenheiro mecânico formado pela UFC (1974) e industrial, Edson Queiroz Filho nascera em 06/10/1951, em Fortaleza. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante.
- 2013 - Morre, às 23 horas, no Hospital Regional da Unimed, vítima de falência múltipla dos órgãos, aos 77 anos de idade, Maria Zenita Rodrigues de Azevedo, esposa do pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez). Zenita acompanhou e ajudou na formação do acervo do Arquivo Nirez e ocupava cargo na diretoria da Associação de apoio ao trabalho. Nascera em Cascavel-CE, no dia 24/3/1936.
- 185 anos da divulgação da criação do daguerreótipo pela Academia Francesa de Ciências-primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público. O governo francês declarou o invento como domínio público.
- 175 anos do nascimento do político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista pernambucano de Joaquim Nabuco.
- 110 anos do nascimento da cantora fluminense Aracy de Almeida.
- 95 anos do nascimento do poeta e tradutor paulista Haroldo de Campos.
- 55 anos da fundação da Embraer.
- 45 anos da mMorte do jornalista e escritor maranhense Odylo Costa Filho-membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
- 30 anos da morte do químico quântico e bioquímico estadunidense Linus Pauling-vencedor do Nobel de Química e Nobel da Paz.
- Dia Mundial da Fotografia-comemorado para marcar a data de 19 de agosto de 1849, em que o Daguerreótipo, um invento do pesquisador francês, Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anunciado ao mundo na Academia de Ciências da França em Paris.
- Dia Nacional do Historiador-comemorado por brasileiros, conforme Lei 12.130 DE 17 de dezembro de 2009, para marcar a data do nascimento do diplomata, político, jornalista, historiador e literato brasileiro, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que veio ao mundo em 19 de agosto de 1849, e que, mesmo tendo sido educado por uma família escravocrata, optou pela luta em favor dos escravos do Brasil.
- Dia Nacional do Ciclista-comemorado extraoficialmente no Brasil, para marcar a data da morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro, Pedro Davison, que se deu em 19 de agosto de 2006, depois de ele haver sido atropelado por um motorista alcoolizado, enquanto pedalava em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília-DF.
- Dia Mundial da Ajuda Humanitária-comemoração instituída pela 63ª Assembléia Geral da ONU na Resolução A-63-L.49 de 11 de dezembro de 2008, em tributo dos cerca de 100 prestadores humanitários de serviços que foram vitimados mortalmente em serviço por ano na primeira década do século 21, e para marcar a data do atentado de 19 de agosto de 2003 contra a sede da ONU em Bagdá no Iraque.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário