Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quarta-feira (25 de setembro de 2024), para:
- Jornalista Luciano Sá.
- Jornalista Danniel Monteiro.
- Jornalista Agmar Campelo.
- Arthur Hibbler.
- Wellington Fernandes.
- Izolda Ribeiro.
- Moacir Soares.
- Roberto Aurélio Lustosa Costa.
- Osmira Eduardo de Castro.
- Andre Nogueira.
- Oriel Mota Filho.
Arquivo Nirez para 25 de setembro na História do Ceará:
- 1678 - Mais um governador assume no Ceará: Sebastião de Sá, em substituição a Bento Correia de Figueiredo.
- 1799 - Chega a Fortaleza o chefe-de-esquadra Bernardo Manuel de Vasconcelos.
- 1835 - Sob o comando do major Luís Xavier Torres, parte de Fortaleza com destino a fronteira dos estados do Pará e Maranhão a Força Policial, para combater no episódio que ficou conhecido como “Cabanagem”.
- 1852 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia, o juiz Domingos José Nogueira Jaguaribe.
- 1856 - Está novamente à frente da Chefia de Polícia o juiz Francisco Gonçalves da Rocha.
- 1884 - Publica-se em Fortaleza o “Jornalzinho”, periódico cujo editor-proprietário era Antônio Ferreira de Lafayette (Antônio Lafayette).
- 1897 - Morre, aos 69 anos de idade, o farmacêutico, comendador Antônio Teodorico da Costa (pai). Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Nascera em Aracati a 15/7/1828.
- 1898 - Publicado o jornalzinho “O Corisco”, “órgão contra os bochecheiros”, trazendo na primeira página foto do generalíssimo Deodoro da Fonseca.
- 1922 - Inaugura-se, na Cadeia Pública, um cinema para os presos, no andar superior, com o filme “Feliz equívoco”, em 6 atos.
- 1927 - Inaugura-se, às 9h, a Padaria Rio Branco, da firma Franklin Holanda & Companhia, de Luís de Holanda e José de Holanda, na Rua Barão do Rio Branco, 194 (antigo, depois 236).
- 1935 - Morre, aos 63 anos de idade, em Fortaleza, o poeta Antônio de Castro Vidal Barbosa, que foi membro da Padaria Espiritual, onde usou o criptônimo de Aurélio Sanhaçu. Era aracatiense nascido em 02/05/1872 e hoje é nome de rua na Cidade do Funcionário.
- 1936 - Circula a Revista do Ceará, dirigida pelo acadêmico Murilo de Araújo Mota (Murilo Mota).
- 1938 - Morre, às três horas da madrugada, aos 82 anos de idade, o presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), doutor em medicina Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), escritor que grandes contribuições deixou à história do Ceará, além da grande colaboração dada à cultura cearense através do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Letras - ACL, Centro Médico cearense e Sociedade de São Vicente de Paulo. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista às 16h30 do mesmo dia, após discursos proferidos por Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes), Joaquim Alves de Oliveira e Fernando Leite. É hoje nome de avenida na Aldeota. Nascera a 05/01/1856 em Fortaleza.
- 1938 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho), substituindo Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart).
- 1945 - Furiosa ressaca marinha derruba dezenas de casas na Praia de Iracema, inclusive o famoso Restaurante do Ramon, na Rua dos Pacajus nº 71.
- 1947 - Publicado no Diário Oficial do Município - DOM nº 4.078, o decreto nº 799, de 18/06/1947, aprovando nova nomenclatura para os logradouros da Capital.
- 1947 - Publicado no Diário Oficial do Município - DOM nº 4.078, o decreto nº 799, de 18/06/1947, que batiza de Praça Monte Caseiros, o quadrilátero entre a Avenida Padre Antônio Tomás, Avenida Estados Unidos (hoje Avenida Senador Virgílio Távora) e Rua Lomas Valentino, na Aldeota. Hoje é um quarteirão de casas residenciais.
- 1947 - O decreto 799, de 18/6/1947, é publicado no Diário Oficial do Município - DOM nº 4.078, dando o nome de Praça Cedro Cora (sic) a espaço existente entre a Rua Monsenhor Catão, Rua Paula Ney, Rua Fonseca Lobo e Rua Eduardo Garcia, na Aldeota. Hoje o espaço está ocupado por casas luxuosas.
- 1947 - Inaugura-se o Grupo Escolar Municipal, dirigido pela professora Edite de Lima Teixeira, no local onde funcionou a área de vacinação do gado do Matadouro Modelo, no Jardim América. Pela sua proximidade, passou em 1951 a denominar-se Grupo Escolar Matadouro Modelo. Em 1963, recebeu a denominação de Escola de 1º Grau Professor Mozart Pinto. Seu endereço é Rua Jorge Dummar nº 2078.
- 1948 - O Diário Oficial do Município - Diom nº4369 publica o texto da Lei nº69, do dia 21, que denomina de Avenida Sargento Hermínio Aurélio Sampaio e principal via do bairro hoje Monte Castelo, antes conhecida por Açude João Lopes.
- 1956 - A Nacional Transportes Aéreos inicia suas atividades no Ceará, com a linha Fortaleza-Recife.
- 1960 - Inaugurada, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu), a herma do estudante cearense João Nogueira Jucá, tragicamente falecido, após prestar socorro às vítimas do incêndio da Casa de Saúde César Cals ocorrido no dia 04/08/1959.
- 1961 - Inaugura-se, no Passeio Público, a herma do Barão de Studart, iniciativa do Secretário de Urbanismo da Prefeitura, Raimundo Girão. Na ocasião usou da palavra Manuel Antônio de Andrade Furtado, em nome do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 1964 - Criada pelo prefeito Murilo Borges Moreira, Companhia de Transportes Coletivos de Fortaleza - CTC, depois Companhia Municipal de Transportes Coletivos-CTC.
- 1965 - Funda-se em Fortaleza, a Ordem Rosacruz, quando os rosa-cruzes comemoram a passagem da primavera para o outono, ocasião em que o sol cruza o equador. Usou da palavra o diretor Newton Barbosa.
- 1970 - Morre, aos 60 anos de idade, o advogado Heitor de Campos Fiúza Pequeno (Heitor Fiúza Pequeno), que foi delegado de polícia em Fortaleza. Nascera a 15/10/1909.
- 1973 - Instala-se, o II Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Estradas de Rodagem, no Auditório Horácio Lafer, do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, e no auditório do DAER.
- 1975 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Colostomizados do Ceará, o primeiro do Brasil e segundo do mundo.
- 1981 - O Sistema Verdes Mares de Comunicação faz a entrega do Troféu Sereia de Ouro, no Ideal Clube. São agraciados o comerciante Antônio Romcy, o Secretário de Segurança, general Francisco de Assis Araújo Bezerra (Assis Bezerra), o pianista Jacques Klein e o Superintendente da Sudene bacharel Valfrido Salmito. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo este ano o décimo primeiro de sua criação.
- 1981 - Eleito Operário Padrão do Ceará em 1981, promoção do Sesi, Antônio Herculano Mesquita Sales, funcionário da White Martins há 31 anos.
- 1984 - Morre, aos 53 anos de idade, vítima do coração, o médico Humberto de Araújo Rocha (Humberto Rocha), alagoano de Maceió nascido a 3/10/1930.
- 1986 - Falece, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, Francisco José Vieira de Figueiredo Correia (José Figueiredo Correia), ex-deputado estadual por duas vezes. Fundou em 1944 a Serraria Natal, na Avenida Visconde do Rio Branco nº 2871. Era natural de Várzea Alegre que o viu nascer a 7/7/1922.
- 1991 - Inaugurada a Praça Zélia Gonzaga Fontenele, (Deinha), na Rua Braz Francesco, no bairro de São Gerardo.
- 1991 - Abre-se a 37ª Exposição Agripecuária do Ceará - Expoece, sem a presença do governador do Estado Ciro Gomes e do secretário de agricultura Enock de Vasconcelos.
- 1992 - Morre, vítima de um tumor no cérebro, aos 72 anos de idade, o veterano da 2ª Guerra Mundial, Joaquim Clicério Pinheiro de Andrade, reformado do Exército.
- 1992 - À noite, recebem o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, o médico Fernando Pompeu, o prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), o banqueiro José Afonso Sancho e o professor Paulo Bonavides. É o 22º ano do Troféu Sereia de Ouro, criado por Edson Queiroz, para homenagear os cearenses que se destacaram de alguma forma.
- 1997 - Morre, em Fortaleza, aos 74 anos incompletos, o compositor, violonista e professor de inglês João Lima Bastos, ex-diretor do conjunto regional da Rádio Iracema de Fortaleza. Nascera em Fortaleza no dia 30/09/1923.
- 1998 - Em festa no Ideal Clube, à noite, o Sistema Verdes Mares de Comunicação faz a entrega anual de seu Troféu Sereia de Ouro, sendo esta a 28ª vez, a quatro personalidades: a psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, a jornalista Maria Adísia Barros de Sá (Adísia Sá), o humorista Antônio José Rodrigues Cavalcante (Tom Cavalcante) e o médico José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins).
- 2009 - Realiza-se mais uma entrega do Troféu Sereia de Ouro, pelo Sistema Verdes Mares no Theatro José de Alencar com início às 21h. Os agraciados são a escritora Isabel Idelzuite Lustosa da Costa (Isabel Lustosa), o desembargador Fernando Luís Ximenes Rocha (Fernando Ximenes), o padre Luiz Ferdinando Torres da Costa e Silva (Fred Solon) e o empresário Honório Pinheiro.
- 2013 - Morre, por volta das 15h, no Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, vítima de um câncer, aos 91 anos de idade, o ex-deputado federal, ex-senador e ex-prefeito de Granja, Esmerino Oliveira Arruda Coelho (Esmerino Arruda). Seu corpo é velado na sede da Prefeitura Municipal de Granja, onde acontece uma missa de corpo presente havendo após o translado do corpo para Fortaleza, onde fica na Assembleia Legislativa do Ceará. Em seguida, o corpo é cremado, e as cinzas encaminhadas ao Distrito de Parazinho, em Granja. Nascera no dia 29/05/1922, em Granja.
- 2015 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, outorgado ao engenheiro Cid Ferreira Gomes (Cid Gomes), ao médico Elias Geovani Boutala Salomão, ao professor Jesualdo Pereira Farias e à médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque, em solenidade no Theatro José de Alencar, no centro de Fortaleza, sendo a 45º entrega que se iniciou em 1971 por iniciativa do chanceler Edson Queiroz.
- 175 anos da morte do compositor austríaco Johann Strauss I.
- 140 anos do nascimento do médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta fluminense Edgar Roquette-Pinto-Cconsiderado o Ppai da Radiodifusão no Brasil, por criar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, com o intuito de difundir a Educação.
- 100 anos do nascimento do escritor, jornalista, professor e pesquisador da cultura maranhense Domingos Vieira Filho.
- 48 anos do lançamento do programa esportivo "Stadium", na TVE.
- Dia Nacional da Radiodifusão.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário