Pular para o conteúdo principal



XIII TIC


Teatro, música, oficinas, debates e cuidado com o meio ambiente marcam o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), evento que chega à 13ª edição no mês das crianças, com espetáculos para rir e pensar sobre amizade, medo, perdas e liberdade (foto Flávia Almeida). 

Entre 11 e 29 de outubro, o festival passará por:
  • Fortaleza (11 a 13).
  • Sobral (17 a 19).
  • São Gonçalo do Amarante (20 a 22).
  • Maracanaú (24 a 26).
  • Quixeramobim (27 a 29), com atividades voltadas para crianças de todas as idades, dos bebês aos grandinhos.
Antes disso, de 7 a 11/10/2024, acontecerá o Seminário Virtual Arte e Educação, com palestras voltadas para educadores. As inscrições podem ser feitas no site www.festivaltic.com.br.

ESPETÁCULOS, ESTREIAS E CLÁSSICOS: Em um misto de diversão e poesia, em linguagens diversas, como teatro, dança, audiovisual e música, o 13º TIC terá 50 apresentações de atrações locais, nacionais e internacionais, dando voz a histórias de silêncio, de muros e de mitos, sejam elas em português, árabe, hebraico ou kamayurá. Histórias pouco contadas e que precisam ser ouvidas. Além de gratuita, toda a programação de espetáculos do 13º TIC é acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição, e conta com fones abafadores para pessoas com dificuldades auditivas. Nas escolas, os serviços de acessibilidade serão utilizados conforme a necessidade de cada instituição

ESTREIA - Quem abre a edição é o grupo cearense Pavilhão da Magnólia com a estreia de “A viagem do Barquinho”, um clássico que completa 50 anos em 2025, da escritora Sylvia Ortoff. A direção é de Miguel Vellinho, um dos mais reverenciados nomes do teatro infantil no país. Em Fortaleza, serão duas sessões no dia 11, exclusivas para escolas públicas, no Theatro José de Alencar, seguidas de debate.

NO DIA DAS CRIANÇAS: Para o público em geral, a programação do 13º TIC começa no sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças. Será um fim de semana de espetáculos, música e brincadeiras em Fortaleza, no Hub Cultural Porto Dragão, na Arena Dragão do Mar, no Teatro Dragão do Mar e na CAIXA Cultural Fortaleza. O acesso para a programação nos teatros desses equipamentos culturais, será por meio de ingresso, com retirada a partir das 16 horas do dia da apresentação. Já nos demais espaços, o acesso é livre e sujeito à lotação. E na CAIXA Cultural Fortaleza haverá serviço de manobrista para quem tiver o ingresso.

CLÁSSICO – Um clássico da literatura e do teatro infantil vai estar em cena no 13º TIC. A Cia PeQuod, do Rio de Janeiro, dirigida por Miguel Vellinho, traz “Pluft, o Fantasminha”, obra de autoria de Maria Clara Machado, que estreou nacionalmente em 1955. São quase 70 anos encantando crianças em diversas adaptações no teatro, na televisão e no cinema. Esta é a mais recente montagem da premiada companhia de teatro de animação. O espetáculo, que é uma produção original SESI-SP, usa teatro de bonecos e recursos especiais de iluminação para dar uma nova roupagem ao texto.

ESTREIA - Quem também estreia espetáculo no TIC é a atriz e cantora Natasha Faria, com o novo show “Festa de Criança”, onde apresenta a extraordinária diversidade da comida brasileira, com todos os sabores e ritmos que ela evoca: desde o vendedor de bananas carioca às delícias do Pará, passando pelo pão de queijo e pela farofafa. O show promete colocar toda a família para dançar e divertir a meninada com a palhaça Tiquinho de Nada, personagem de Sâmia Bittencourt, e a banda formada pelos músicos Bruno Rafael.

INTERNACIONAIS – O TIC recebe nesta edição o Teatrodistinto, da Itália, com o espetáculo “Kish Kush”, uma peça delicada e poética sobre diversidade e relacionamento com o próximo. Dentro de uma caixa branca, dividida diagonalmente por uma parede de papel, dois personagens de lugares diferentes vivem juntos. Um deles fala árabe e hebraico, e o outro fala português. Kish Kush é uma história de silêncio e da dificuldade de se relacionar com uma língua diferente.

Com uma mescla de brincadeiras da América Latina, o grupo argentino Pim Pau, vem pela primeira vez ao TIC com um espetáculo para todas as idades, cheio de interação, criatividade, humor e ritmo. O público poderá desfrutar de jogos e canções, cantar e dançar em família, e mergulhar num espetáculo onde a palavra é um jogo, a música é um brinquedo e o corpo é um instrumento.

TEATRO PARA BEBÊS – No sábado (12) e no domingo (13/10), o TIC estará no Teatro Dragão do Mar com uma atração para bebês. O grupo Bebelume, do Distrito Federal, já conhecido do Festival, está de volta ao TIC, dessa vez, com “Kwat e Jaí”, que traz ao palco histórias dos povos do alto Xingu em uma poesia visual e sonora costuradas por Fernanda Cabral e Yawi Kamayurá interpretando as canções de ninar kamayurá. Com projeções, o espetáculo trata sobre o rito do nascimento.

FEIRA DE TROCAS E DOAÇÃO DE LIVROS E BRINQUEDOS: Nem só os espetáculos divertem a criançada no TIC. Em todas as cidades por onde passa, o festival realiza também, desde 2022, a Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos, para despertar o público sobre a importância do consumo consciente, como um ato necessário à preservação do meio ambiente, e estimular o ato de doar e trocar. Os itens para doação vão ser destinados a projetos sociais que atendem crianças em Fortaleza. Esta iniciativa é inspirada no movimento criado pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.

Além da feira, nas cinco cidades as crianças são convidadas a participar de uma oficina de confecção de brinquedos com tampinhas de garrafas pet. Com isso, o TIC desperta para a necessidade do direcionamento correto de materiais recicláveis e ensina, de forma divertida, como reutilizar materiais, evitando que sejam descartados.

CIRCULAÇÃO NO INTERIOR: Depois de Fortaleza, o TIC pega a estrada para divertir e encantar crianças de Sobral, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim, com apresentações exclusivas para escolas públicas, com debates, e outras para o público em geral.

Além de “A viagem do Barquinho”, do Pavilhão da Magnólia, do show “Festa de Criança”, de Natasha Faria, do DJ Miau e da Feira de Troca de Livros e Brinquedos, que acontecerão em Fortaleza, o TIC levará às quatro cidades do interior do Estado a Cia Pia Fraus, de São Paulo, com “Gigantes de Ar”, o grupo Blitz, com “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, sucesso nas últimas edições do TIC, e, em creches públicas, o grupo Zepelim, apresentando “Borboletário”.

“Gigantes de Ar” é uma reunião de “sketches” inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus adestradores, onde se reúnem palhaços, bailarinos e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, são algumas das atrações de “Gigantes de Ar”, que é um verdadeiro “circo” a céu aberto. Com 40 anos de carreira, a Cia Pia Fraus é um dos principais grupos de teatro e circo em atuação no país. Já produziu dezenas de espetáculos e se apresentou em todos os estados do Brasil e em mais 25 países.

“Borboletário - teatro para bebês” é uma obra encenada pelo intérprete criador Well Fonseca, ator, contador de histórias e pesquisador do movimento no contexto da infância. Movido pela experiência do brincar livre, e um processo criativo com distintas sonoridades, composições coreográficas e musicalidade, com atenção na recepção dos bebês em seu período de aprendizagem sensorial, o espetáculo propõe uma narrativa poética acerca do nascer-morrer-nascer, da metamorfose e da transformação de seres vivos. Um compartilhamento afetivo entre o artista e o público, uma experiência estética dedicada ao universo da primeira infância. O espetáculo infantil é uma realização do Grupo Zepelim – Arte para infância, e teve sua estreia no 7° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará em 2017.

CARBONO ZERO: Como uma ação de preservação do meio ambiente, em todas as edições do TIC, ao longo do evento, a emissão de gases de efeito estufa é calculada e neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

SEMINÁRIO ARTE E EDUCAÇÃO: Antes do início da temporada de espetáculo do TIC, acontecerá, de 7 a 11/10, o Seminário Virtual Arte e Educação, com temas relacionados às artes cênicas na educação básica. Destinado a educadores, o seminário acontecerá das 18 às 19 horas, com um palestrante convidado a cada dia. O seminário será transmitido ao vivo no canal da Invento no YouTube (https://youtube.com/InventoProducoesCulturais)

Quem desejar receber Certificado de Participação, deverá se inscrever gratuitamente e comparecer às transmissões ao vivo. O formulário de inscrição pode ser acessado no site do festival (www.festivaltic.com.br), onde também estão todos os detalhes da programação.

Nessa edição, o Seminário terá, respectivamente, os seguintes temas e convidados: “Infância e Diversidade: Como falar do que não se fala?” (Com Paula Lice – Doutora em Artes Cênicas, Professora, Atriz e Diretora de Teatro), “Questões de gênero no teatro infantil” (Com Paulo Merisio – Doutor em Artes Cênicas, Professor e Diretor de Teatro), “Teatros para as Infâncias: especificidades e possibilidades” (Com Viviane Juguero – Doutora em Dramaturgia, Professora, Autora e Diretora de Teatro), “O Conceito de Protagonismo Infantil nas artes cênicas” (Com Sandra Coelho – Mestranda em Teatro, Psicóloga e Atriz) e “Mediação Teatral – Entre gerar experiências e despertar curiosidades” (Com Juliana Carvalho – Doutora em Artes Cênicas, Professora, Atriz e Diretora de Teatro).

QUEM FAZ O 13º TIC: À frente do TIC está a cearense Invento Produções Cultural que em 2024 completa 15 anos de atuação, tendo como propósito utilizar a criatividade com organização, estimulando novas formas de pensar, fazer e sentir cultura. O TIC é um de seus projetos autorais, em que integra arte, educação e infância. Desde a primeira edição, o festival já alcançou mais de 180 mil pessoas em 455 sessões, incluindo mais de 50 mil alunos de escolas em 8 cidades cearenses.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 13º TIC é uma realização do Ministério da Cultura e da Invento Produções Culturais. Patrocínio: Aniger, Democrata, Freitas Varejo, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Smurfit Westrock, e Melbros. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio: Caixa e Caixa Cultural Fortaleza. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Seara, Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará, Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão e Theatro José de Alencar. Produção: D'Grau Produções. Apoio cultural: Enel, Cegás e Sumitomo Chemical.

SERVIÇO
13º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 11 a 29 de outubro de 2024 em Fortaleza (11 a 13), Sobral (17 a 19), São Gonçalo do Amarante (20 a 22), Maracanaú (24 a 26) e Maracanaú (27 a 29). Toda a programação é gratuita e acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição. 
Informações: www.festivaltic.com.br. 
 Instagram: www.instagram.com/festivaltic.
Seminário Virtual Arte e Educação – 7 a 11 de outubro de 2024, das 18 às 19 horas, no canal da Invento Produções Culturais no YouTube: https://youtube.com/InventoProducoesCulturais. Inscrições gratuitas com direito a certificado aos inscritos que comparecerem às transmissões ao vivo. Formulário disponível no site do festival: https://festivaltic.com.br/.
Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...