Pular para o conteúdo principal



Ana Furtado no PodSempre Pague Menos

No PodSempre, Ana Furtado ensina a realizar o autoexame para prevenção do Câncer deMmama

Em conversa emocionante e inspiradora, a jornalista e apresentadora revisita os momentos vividos da identificação à cura da doença
 

No episódio de outubro, mês marcado pela conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, o PodSempre, videocast da rede de farmácias Pague Menos, recebe Ana Furtado. Em 2018, a apresentadora foi diagnosticada com câncer de mama e após cinco anos de tratamento, teve sua cura. Durante a emocionante conversa com a apresentadora Juliana Oliveira, a jornalista e escritora compartilhou os momentos dessa jornada para servir como referência para outras mulheres em uma data tão importante como esta, além de ensinar o autoexame de forma prática. Com o tema "Importância da prevenção contra o câncer de mama", o episódio foi ar em 9/10, às 12 horas, pelo YouTube.
 

Atualmente, o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, depois do câncer de pele. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e estima 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Ana conta que sempre realizou o autoexame e foi por meio dele que pôde identificar alguns cistos que, após exames de imagem, que complementam esse rastreio, e diagnósticos, descobriu que eram benignos. No entanto, em um dia específico sentiu um caroço diferente no seio esquerdo, e decidiu acionar a mastologista imediatamente. “Era como se fosse um botãozinho pequenininho, de joystick”, ilustra. Na mesma época, tinha vontade de realizar um procedimento estético, e aproveitaria o momento para fazer a remoção desse incômodo - mas as coisas não saíram como o planejado.
 

Apesar dos resultados não terem apontado algo negativo inicialmente, a intuição da jornalista dizia que aquele pequeno nódulo poderia ser algo a mais. “Eu continuava fazendo o autoexame e toda vez que eu chegava nesse cisto, alguma coisa acontecia com ele e me incomodava muito. Era como se meu anjo da guarda estivesse falando algo”, relata. Sua intuição estava certa. Foi então que decidiu repetir todos os exames e recebeu o diagnóstico de câncer.
 

- É um choque. Parece que um buraco abre no chão, você começa a cair e não tem onde você segurar. Vai caindo em um lugar que você desconhece, um lugar que dá um baita de um medo e que você não sabe se um dia vai conseguir sair”, relata. Foi então que ela passou a intensificar seus movimentos em favor do tratamento médico. “Eu continuei caindo nesse buraco, mas acreditei que tinha uma mola no fundo. Eu vou tratar e vou curar. Isso não vai me matar!”.
 

Nesse momento, entendeu que a relação com a doença precisava mudar. “A forma bélica como a gente trata determinadas coisas as tornam muito maiores e mais importantes do que elas são. Eu entendi que se eu tratasse o câncer como meu maior inimigo, eu estaria dando força pra isso”, pontua. Ana Furtado também passou a enxergar o diagnóstico de uma outra forma, como um aprendizado. Para ela, o câncer mudou o seu olhar para a vida, chegando até a salvá-la. 


- Eu achava que eu estava sendo feliz, fazendo as melhores escolhas. Vi que não era a protagonista da minha vida, pois fazia o que as pessoas pediam. Não pude escolher o que eu fazia ou com quem eu fazia. Isso sinalizou que eu não estava vivendo o que deveria viver, que estava me fazendo mal e precisava desacelerar e recalcular a rota”, pontua. “O diagnóstico fez com que eu encontrasse um propósito gigantesco na minha vida, e eu me coloquei à disposição!”.
 

Hoje, a apresentadora é embaixadora do Instituto Protea, que tem o objetivo de ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil, elevando a quantidade de mulheres tratadas e reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Mas essa exposição nem sempre foi planejada. Ana relata que pensou muitas vezes em não abrir mais detalhes pois, segundo ela, o paciente oncológico infelizmente personifica todos os estereótipos negativos e tabus, e tinha medo de ter sua história e todas as conquistas apagadas pelo diagnóstico. Felizmente, mudou de ideia e atualmente usa a força de sua carreira e seus canais digitais para gerar essa conscientização.
 

Ana Furtado também é autora do livro “Até nunca mais: Como aceitei, resisti e superei um câncer”, que escreveu ao final de seu tratamento a fim de dar força e inspirar outras mulheres. “A vida não termina com o câncer e mesmo que ela possa vir a colocar um ponto final, ainda há muita vida para ser vivida. Precisa viver cada dia de uma vez, fazer as pazes com quem precisa, se amar e fazer as coisas que gostaria de ter feito. A vida é um milagre que não pode ser desperdiçado”, pontua.
 

A jornalista reforça que o câncer tem cura, mas para que ela seja alcançada o mais breve possível, o diagnóstico precoce é essencial. Para reforçar essa conscientização, há 28 anos Ana doa sua imagem para campanhas de Outubro Rosa. Sendo ainda mais didática, a apresentadora ensina, de forma prática, a audiência feminina a realizar o autoexame, que foi responsável pela identificação do nódulo cancerígeno. 


- É o exame mais simples que toda mulher pode fazer em casa, mas ele não substitui os exames de imagem, que temos que fazer anualmente”, finaliza.
 

Exames e consultas são parte fundamental de qualquer tratamento. Tendo em vista a importância desse acompanhamento, e para facilitar ainda mais o acesso a exames de rotina, a Pague Menos e Extrafarma oferecem os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, que estão disponíveis em 1.100 lojas da rede. Lançados em 2014, têm o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Esse espaço oferece mais de 60 procedimentos, como testes de glicemia, hemoglobina glicada e aferição de pressão, além de aplicação de injetáveis e diversas opções de exames graças a soluções modernas oferecidas por health techs. Outro diferencial da companhia é a sua capilaridade e estrutura omnichannel, que permite a compra de itens pelo app, site Clique & Retire, Prateleira Infinita, lockers, televendas além de um canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes.
 

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma-A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.653 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...