Pular para o conteúdo principal



Cidadania Digital

Em Fortaleza, professora transforma estudantes em “agentes de mudança” da Cidadania Digital.


Conheça a história de Alyne Castro, professora da Eescola de Ensino Médio de Tempo Integral (E.E.M.T.I) Lions Jangada em Fortaleza (CE)

Aulas sobre uso seguro, ético e responsável das tecnologias têm transformado estudantes do ensino médio de Fortaleza (CE) em “agentes de mudança”. A mobilização faz parte do trabalho da professora Alyne Castro, da Escola Lions Jangada, localizada no bairro de Cristo Redentor, na Grande Pirambu, na capital cearense. Conheça mais dessa história!

Horizonte de possibilidades : A EEMTI Lions Jangada se localiza num território periférico em Fortaleza, marcado pelo estigma de violência. Para promover o autoconhecimento dos estudantes a fim de que desenvolvam seus projetos de vida na sociedade conectada, a professora Alyne aderiu à Disciplina Cidadania Digital.

Durante este ano, Alyne, que é professora de filosofia, mas também conta com formação em design, trabalhou temas como discurso de ódio, contranarrativas, processo eleitoral e inteligência artificial, com base no caderno de aulas.

Do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, com salas de até 36 estudantes, a comunidade escolar da E.E.M.T.I Lions Jangada foi envolvida em atividades que evidenciaram o interesse dos alunos em desenvolverem suas habilidades digitais.

- Criamos um RPG para exercitar a empatia, com base no impacto de ofensas online. Depois trabalhamos a ideia de cyberbullying na interação entre amigos”, explica a professora Alyne.

Antes da Disciplina, a EEMTI Lions Jangada já proporcionava debates em temas como desinformação e redes sociais, mas a partir do primeiro semestre de 2024 puderam contar com o material sistematizado na parceria entre Safernet Brasil e o Governo do Reino Unido.

- Já tratávamos de temas como presença online e fake news. No ano passado, fizemos uma feira das profissões do futuro, em que cada turma tinha que pensar em profissões que pudessem surgir daqui há cinco anos. Foi gratificante! Tivemos resultados, por exemplo, em que estudantes que usavam bastante o celular trabalharam o tema de vício no dispositivo, convidando uma psicóloga”, comenta Alyne Castro.

Outros temas como inteligência artificial generativa e uso da web para pesquisas também são trabalhados com os estudantes. Além da formação em habilidades digitais, a professora destaca que entre os resultados, está o crescimento da autonomia das adolescentes e o reconhecimento de cenários de violência online.

Impactos positivos no cotidiano escolar: Segundo a professora, aulas sobre empatia e combate ao cyberbullying levaram os estudantes a acessarem caminhos de denúncia e acolhimento diante de violências onlines.

- Os estudantes agora conseguem registrar provas em casos de violência online”, relata Alyne. “Foi tão profundo e empoderador, que muitos alunos que estavam sendo vítimas de bullying foram acolhidos e inspiraram outros alunos a denunciar”, completa a docente.

Além disso, adaptando a Disciplina de Cidadania Digital para o contexto local, os estudantes das turmas da professora Alyne construíram vídeos curtos sobre bullying e cyberbullying.

O material repercute na comunidade escolar e algumas produções chegaram até a um festival internacional de curtas-metragens, na categoria de cultura digital. As atividades aplicadas pela professora Alyne Castro podem ser encontradas no Módulo 3: respeito e empatia nas redes, aulas 3 e 4.

- Eu os admiro e respeito que na história de vida deles eles são os protagonistas. Eles trazem debates e acolhemos mudanças no planejamento. Eles têm demonstrado a compreensão de que podem gerenciar a própria vida, o respeito às famílias e à escola e a si próprios”, explica Alyne Castro.

A professora completa afirmando que o envolvimento dos estudantes com a Disciplina tem permitido que as transformações pessoais das adolescentes também impliquem em um novo posicionamento dos estudantes do Ensino Médio. 

- Eles dizem hoje: nós somos cidadãos na vida real e no mundo virtual”, declara Alyne Castro.

Cidadania Digital: Alyne Castro é uma dos 391 professores de todo o país que aderiram à Disciplina Cidadania Digital, desenvolvida pela Safernet Brasil e pelo Governo do Reino Unido, até o início de setembro de 2024. Com quarenta e quatro horas de atividades, em dois anos de implementação, o projeto já alcançou mais de 38.000 estudantes, que vivem em 232 cidades, em 19 unidades da Federação.

Além do caderno de aulas, a Disciplina de Cidadania Digital tem apoio das instituições realizadoras, por meio de curso de formação gratuita para professores, com quase 10 mil matriculados em todo o país, cadastro de secretarias de educação e suporte para docentes através de canal de atendimento exclusivo. Anualmente, experiências de professores de escolas públicas que aplicam a disciplina são reconhecidas no Prêmio Cidadania Digital em Ação. Professores e secretarias de educação interessadas podem se cadastrar neste link.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida