Pular para o conteúdo principal



A Sagração da Primavera

Parceria entre UECE e Casa de Vovó Dedé encerra a III edição do FIMI com apresentação inédita da obra A Sagração da Primavera.

O evento reunirá no palco 72 músicos sob a regência do maestro Marcio Spartaco Nigri Landi e conta com a direção e curadoria do professor Ewelter Rocha (FIMI)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Casa de Vovó Dedé, realizará o encerramento da terceira edição do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) com uma apresentação inédita da obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, interpretada pela Banda Sinfônica da Uece (BS-UECE). A transcrição única para banda sinfônica é fruto do trabalho desenvolvido pelo Curso de Música da Uece, através do Laboratório Banda Sinfônica – LBS e representa um árduo trabalho de pesquisa e se destaca pelo desafiador processo de sua produção e execução. Sob a regência e direção artística do maestro Marcio Spartaco Nigri Landi e com curadoria e direção geral de Ewelter Rocha (FIMI), o espetáculo promete uma noite memorável. O Cineteatro São Luiz, espaço da Secretaria da Cultura, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, será o palco, no dia 3 de novembro de 2024, às 19 horas, deste evento gratuito e grandioso, que reunirá 72 músicos em uma celebração musical de grande impacto e excelência artística. Confirmar presença pelo whatsapp (85) 9.8888.2244

O Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) é um espaço dedicado à formação e à celebração da música, promovendo acessibilidade e inclusão por meio de uma abordagem eclética que abrange tanto a música clássica de concerto quanto a música popular. Concebido como um equipamento de formação, o FIMI viabiliza o acesso de alunos de diferentes níveis e condições sociais a conteúdos artísticos e educativos, por meio de encontros formativos, recitais, palestras e workshops gratuitos. Com uma curadoria voltada para capacitar crianças, jovens e adultos, o festival fortalece o intercâmbio entre estudantes de todo o país e professores nacionais e internacionais, fomentando a performance artística e a troca de experiências. Suas atividades incluem formatos presenciais e remotos, com materiais disponibilizados online, garantindo amplo acesso ao conteúdo. Além de enriquecer a experiência musical, o FIMI busca qualificar agentes da música, impulsionando o mercado profissional e promovendo uma rede de conhecimento contínua e acessível.

Sobre A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky

Igor Stravinsky descreveu, em sua autobiografia, o momento em que a inspiração para A Sagração da Primavera surgiu: “enquanto finalizava O Pássaro de Fogo em São Petersburgo, tive uma visão inesperada de um rito pagão, onde anciãos observavam uma jovem dançar até a morte como sacrifício ao deus da primavera”. Junto ao pintor Nicholas Roerich, responsável por cenários e figurinos e conhecedor da cultura russa pré-histórica, Stravinsky criou um cenário autêntico e profundamente simbólico.

Para Ewelter Rocha, curador do FIMI e diretor artístico da Casa de Vovó Dedé, A Sagração da Primavera estabeleceu novas diretrizes para a música do Século XX ao abordar temas como identidade cultural, novas abordagens rítmicas e harmônicas, e ao substituir narrativas convencionais por uma abstração poderosa. 

- Sua influência é tão marcante que poucos compositores conseguiram evitar enfrentar os desafios que essa obra impôs", afirma. 

A estreia de A Sagração da Primavera no Ceará é um marco de ousadia e inovação, refletindo a força da parceria entre a Casa de Vovó Dedé e a Uece. Esta união possibilitou um feito extraordinário, que demandou intenso empenho e dedicação de músicos, maestro e toda a equipe envolvida. Com 72 músicos em cena, a apresentação é um testemunho da excelência artística e do compromisso de todos em trazer ao público cearense uma experiência musical inédita e transformadora.

O concerto A Sagração da Primavera, que marca o encerramento da terceira edição do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI), é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pelas empresas Grupo Edson Queiroz; Vestas; Cosampa; Rei; Freitas; Varejão; Haco; CIE Durametal; Termaco; Tubo Técnico. Conta ainda com a parceria da BG Soluções Sociais, Fix Turismo e VSM Comunicação. Realização da Universidade Estadual do Ceará, da Casa de Vovó Dedé e do Ministério da Cultura. 

O quê: Concertos Sinfônicos A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, evento de encerramento do III FIMI.

Quando: Dia 3 de novembro de 2024. Confirmar presença pelo *whatsapp *85 988882244

Horário: 19 horas

Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...