Pular para o conteúdo principal



Agência de Desenvolvimento da RMF

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) se prepara para uma nova era de Desenvolvimento Integrado e Sustentável.

 

Entre as pautas estratégicas da agenda dos próximos 10 anos, temos: cultura empreendedora e negócios de sucesso, Educação, Inovação e Tecnologia.

Nesta sexta-feira (29 de novembro de 2024),  a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) dá um passo decisivo rumo ao futuro com o lançamento oficial da Agenda de Desenvolvimento Territorial 2024-2034. A iniciativa, fruto do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sebrae Ceará, é resultado de mais de um ano de trabalho coletivo e estratégico envolvendo lideranças públicas, privadas e da sociedade civil. 

Na mesma ocasião, será apresentada ao público a Agência de Desenvolvimento Regional Conexão Metropolitana, criada para assegurar a execução da Agenda LIDER e consolidar a RMF como um exemplo de governança integrada e sustentável. O evento acontecerá às 18 horas, no Hotel Praia Centro – Fábrica de Negócios, em Fortaleza.

O que é o Programa LIDER?

O Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) é uma metodologia inovadora do Sebrae que busca identificar, capacitar e conectar lideranças regionais para a construção de uma visão compartilhada de futuro. O programa foi concebido para promover o protagonismo local, unindo pessoas e instituições em torno de ações estratégicas que impulsionem o desenvolvimento econômico, social e ambiental de suas regiões.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o LIDER mobilizou representantes de 13 municípios – Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Durante 12 meses de trabalho, os participantes participaram de capacitações, reuniões e debates que culminaram na elaboração de uma agenda estratégica, agora consolidada na Agenda de Desenvolvimento Territorial 2024-2034.

A metodologia do programa se destaca por incentivar a criação de uma governança representativa, que busca soluções personalizadas para os desafios da região. “O LIDER não apenas identifica as necessidades locais, mas também coloca as lideranças no centro do processo de transformação. É um movimento de construção coletiva, em que todos têm voz e se tornam protagonistas do desenvolvimento de seus territórios”, explica a equipe técnica do Sebrae Ceará.

Os pilares da Agenda LIDER 2024-2034

A Agenda LIDER foi estruturada com base em quatro eixos estratégicos, que nortearão as ações de desenvolvimento da RMF nos próximos 10 anos:

1. Cultura Empreendedora e Negócios de Sucesso: Foco no fortalecimento do empreendedorismo e no incentivo aos pequenos negócios.

2. Sustentabilidade e Bem-Viver: Promoção de qualidade de vida aliada ao equilíbrio ambiental.

3. Infraestrutura e Logística: Melhorias em conectividade e investimentos estruturais.

4. Educação, Inovação e Tecnologia: Transformar a região em um polo de excelência e inovação.

Conexão Metropolitana: uma nova governança para a RMF

Como desdobramento do trabalho realizado pelo Programa LIDER, a Agência de Desenvolvimento Regional Conexão Metropolitana será a principal responsável por articular parcerias e promover a implementação das iniciativas definidas na Agenda LIDER.

Para Haline Cordeiro, presidente da Agência Conexão Metropolitana, o lançamento representa um marco para a RMF. “A Conexão Metropolitana é o símbolo do compromisso e da união entre os 13 municípios da região. Nossa missão é conectar pessoas, ideias e ações que tragam resultados reais e duradouros. Estamos construindo uma região mais integrada, sustentável e cheia de oportunidades.”

A Agência surge como uma ponte entre os setores público, privado e a sociedade civil, garantindo que os objetivos definidos pela Agenda sejam transformados em ações concretas, capazes de impactar diretamente a qualidade de vida da população e a dinâmica econômica da região.

Por que este evento é importante?

O lançamento da Agenda LIDER e da Agência Conexão Metropolitana consolida uma nova etapa de governança para a Região Metropolitana de Fortaleza. Ao priorizar o desenvolvimento sustentável e a integração regional, a iniciativa promete:

• Fortalecer os pequenos negócios, gerando emprego e renda.

• Melhorar a qualidade de vida da população.

• Promover o desenvolvimento equilibradoentre os municípios, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades criadas.

• Atrair novos investimentos, transformando a RMF em um polo de inovação e negócios.

O evento é uma oportunidade para compreender como a união de lideranças pode criar um modelo de desenvolvimento regional sustentável, que sirva de exemplo para outras regiões do Brasil.

Serviço

Lançamento da Agenda LIDER e da Agência Conexão Metropolitana

29 de novembro de 2024, às 18h

Hotel Praia Centro – Fábrica de Negócios Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Fortaleza – CE

• Evento somente para convidados.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...