Pular para o conteúdo principal



Energia Renovável

 

Energias Renováveis
Governo do Ceará e empresa chinesa assinam memorando de entendimento para desenvolvimento de Energia Renovável

Além do 41º memorando para produção de hidrogênio verde, a empresa sinalizou investimentos na produção de energia solar e eólica offshore 
Com um grande potencial local para geração de energia renovável, o Governo do Ceará assinou, nesta sexta-feira (22), um memorando de entendimento (MoU) com a empresa CGN Brasil Energia (CGNBE), do Grupo CGN, um dos maiores da China, para a colaboração no desenvolvimento de empreendimentos de energia solar e eólica e da cadeia de hidrogênio verde – o 41º com esta matriz. A ação ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância do momento, principalmente com a retomada das relações internacionais do Brasil com a China, e com os grandes investimentos que têm ocorrido no Ceará em relação à produção de energia renovável. “O Ceará fica muito feliz com os investimentos que a empresa já tem em nosso território, especialmente por ser em uma área muito estratégica para o nosso estado, que é a área de energia renovável. Esse memorando que assinamos é muito importante para a consolidação do nosso estado na produção de energia renovável”, pontuou.

“Considero muito importante a reunião ocorrida entre o presidente Lula e o Xi Jinping, na qual se discutiu criarmos seis grupos de trabalho do Governo Brasileiro e do Governo da República Popular da China. Entre esses grupos está um de infraestrutura e investimentos da China no Brasil. Então temos muitas possibilidades de parceria”, informou o governador. “Essa retomada diplomática trará bons frutos e essa ação da CGN no Ceará é mais um passo para consolidar o processo de produção de energia renovável no estado e no Brasil”, complementou.

O memorando assinado tem como objetivo o desenvolvimento do projeto eólico offshore com capacidade instalada de 1.000 MW localizado na região costeira do estado do Ceará. O projeto será desenvolvido em fases, tendo a previsão de início dos estudos ainda este ano. Além disso, o documento também destaca o desenvolvimento de projetos solares e/ou eólicos no Ceará com capacidade instalada de até 400 MW. Em conjunto com o projeto solar e/ou eólico, a CGNBE pretende desenvolver uma planta piloto de hidrogênio verde.
Presente para a assinatura do MoU, o CEO e presidente da CGNBE, Yao Zhigang, agradeceu o empenho do Estado para fazer esse momento possível. “Agradeço todo o apoio para estarmos aqui discutindo esse memorando tão importante, que fala sobre produção de energia offshore e hidrogênio verde. Durante as reuniões do G20 tivemos a oportunidade de falar sobre o Projeto Lagoinha e assim conhecer o Ceará, e isso levou a outras empresas a verem como o Ceará é rico em recursos naturais”, comentou o CEO.

Outra finalidade do MoU é a implantação do projeto solar fotovoltaico citado pelo CEO, chamado Lagoinha, com capacidade instalada de 194MWp, que ficará localizado no município de Russas. O projeto demandará investimentos da ordem de R$ 650 milhões, empregando cerca de 900 colaboradores diretos e indiretos em todas as etapas da sua construção, além da possibilidade de outros novos projetos de escala, cujos investimentos e empregos serão proporcionais aos empreendimentos.

A empresa chinesa é um grupo estatal considerado a maior companhia de energia nuclear da China e a terceira maior do mundo. “Nosso grupo é um dos líderes mundiais em energia limpa. Estamos entre as maiores do mundo. Ao mesmo tempo que produzimos energia limpa, geramos receitas fiscais para a comunidade local”, concluiu.
Feliz com o fortalecimento dessa parceria, o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), Hugo Figueirêdo, comemorou a assinatura. “É uma satisfação participar de mais esse momento. A CGN, além de já ter instalado um parque solar no Ceará, ela também já usa os serviços do Porto do Pecém para a instalação de outros parques eólicos e solares no Nordeste. Essa é uma parceria que já vem avançando e avançará cada vez mais”, finalizou.

Além dos citados, também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário da Fazenda, Fabrizio Santos; e outras autoridades.

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil -  Fotos

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170