Pular para o conteúdo principal



'O Presente de Cecília'

Filme “O Presente de Cecília” leva mensagem sobre Educação Ambiental para todo o Brasil.

A obra será exibida em rede nacional no dia 1º de janeiro de 2025, ampliando o alcance de projeto educativo que já impactou milhares de jovens.

A House Cultura, em parceria com o Grupo Marquise, está inovando na comunicação sobre educação ambiental no Brasil. Na quarta-feira (1/1/2025), às 20h30, o filme “O Presente de Cecília” será exibido em rede nacional pela TV Cultura, levando uma mensagem poderosa sobre sustentabilidade para milhões de brasileiros. O projeto, uma realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, foi financiado pela Lei Rouanet e conta com o patrocínio de empresas como Marquise Ambiental (EcoFor, EcoCaucaia, EcoOsasco, EcoTaubaté, EcoRondônia), MDC e Grupo Três Corações.

A trajetória do projeto iniciou-se com um esquete teatral de 15 minutos, criado pelo programa Ecocidadão do Grupo Marquise, focado em práticas sustentáveis e descarte correto de resíduos sólidos. O impacto positivo, especialmente entre crianças de escolas públicas, impulsionou o crescimento da iniciativa. O esquete evoluiu para uma peça completa que percorreu 18 cidades e atingiu mais de 40 mil crianças. Agora, a narrativa chega ao público em formato de filme de animação e jogo interativo, ampliando seu alcance e impacto.

No game e no filme, os jogadores e espectadores acompanham Cecília, uma jovem determinada a combater a degradação ambiental. Com o EcoHUB, um dispositivo inovador, ela se conecta com Marquinhos, um garoto vindo do futuro. Juntos, enfrentam o desafio de transformar comportamentos prejudiciais ao meio ambiente para garantir um futuro sustentável.

O filme também destaca a participação especial de Juliana Linhares, cantora de renome que integra sua trilha sonora e voz na narração, agregando mais emoção ao filme. Juliana, já consagrada nas novelas da Rede Globo, oferece uma performance marcante que complementa o tom inspirador do projeto.

Para Gustavo Wanderley, diretor da House Cultura, a abordagem inovadora é um dos diferenciais do projeto: 

- O Presente de Cecília é um case transmídia pioneiro no Brasil. A narrativa começou com uma peça teatral e evoluiu, ganhando novos personagens e trilha sonora original para enriquecer o roteiro do filme. Além disso, criamos um jogo interativo gratuito disponível para Android, iOS e web, que leva os jogadores ao universo de Cecília, oferecendo oportunidades educativas e práticas sustentáveis de forma lúdica. O projeto é ainda mais inclusivo com a adição de legendas para surdos e ensurdecidos e audiodescrição, além do intérprete de Libras que participa ativamente da trama, o que favorece a acessibilidade para todas as pessoas”.

Além da exibição na TV Cultura, o filme já emocionou plateias em importantes festivais, como o Festival Bananeiras de Cinema (PB), o Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro (PB) e a Primeira Mostra de Cinema Socioambiental da Lagoa do Paraíso (CE).

Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise, expressa satisfação com a veiculação do filme: 

- Acreditamos na potência da arte como agente transformador e, por isso, estamos muito satisfeitos com a veiculação do filme ‘O Presente de Cecília’ na TV Cultura. Nos sentimos contemplados na missão de levar a mensagem de cuidado com o meio ambiente para o maior número de pessoas”.

Leonardo Bacelar, Head de Pessoas, Comunicação e ESG da MDC Energia, reforça o compromisso da empresa: 

- Fazer parte de projetos como ‘O Presente de Cecília’ reforça nosso compromisso com a educação socioambiental e a inclusão. Ver essa mensagem ganhar as telas da TV Cultura é um marco que nos enche de orgulho, especialmente em um ano tão significativo para a MDC Energia".

- Para a 3corações, é um prazer participar do 'O Presente de Cecília', uma produção sensível que leva crianças e adultos a refletirem sobre como o nosso futuro é construído no presente”, pontua a gerente de Responsabilidade Social da 3corações, Milene Pereira.

Sobre a House Cultura: Com 25 anos de atuação, a House Cultura é pioneira na criação de projetos culturais, utilizando formatos inovadores e integrados. Seus projetos, apoiados por ferramentas de design de serviços, garantem experiências únicas e relevantes para seus clientes.

Para mais informações sobre o filme e para baixar o game do “O Presente de Cecília”, acesse o site da House Cultura. https://www.housecultura.com/o-presente-de-cecilia/

Serviço

  • Exibição do Filme “O Presente de Cecília”
  • Quarta-feira (1/1/1025), às 20h30
  • TV Cultura.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...