Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do Blog do Lauriberto, neste domingo (12/1/2025), para:

  • 68 anos de radialista e taxista José Maurício Machado de Sousa (foto).
  • 68 anos de César Júlio.
  • 44 anos de Camila Alencar.
  • 20 anos de Pamela Silva.
  • Jornalista Andrea Fontenele de Almeida (foto).
  • Jornalista Alexandre Mota (foto).
  • Professora e radialista Cida de Sousa (foto).
  • Médica Lia Gomes.
  • Radialista Edson Maia de Oliveira.
  • Radialista Francosco Demontier Moura.
  • Radialista José Wellington Oliveira dos Santos.
  • Radialista Marcelo Souza Mendonça.
  • Radialista Roberto Gomes Osório.
  • Geovane Barbosa.


Arquivo Nirez para 12 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1689 - Tomás Canral de Olival assume o governo da Província do Ceará, substituindo Bento de Macedo Farias.
  • 1820 - Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio) entrega o governo a uma junta formada pelo Juiz de Fora Adriano José Leal, pelo vereador Joaquim Lopes de Abreu e pelo Sargento-Mor Francisco Xavier Torres.
  • 1825 - Circula o primeiro número de “O Cearense”, jornal semanário que foi o segundo periódico editado no Ceará.
  • 1872 - Toma posse o 34º Presidente da Província, o comendador João Wilkens de Matos, paraense, depois Barão de Muruiá.
  • 1909 - Falece, na vila Seabra, rio Juruá, Amazonas, o major Raimundo Antônio Borges, que ocupou no Ceará os cargos de secretário do Liceu do Ceará, procurador dos Feitos da Fazenda Estadual e diretor da Escola Normal.
  • 1914 - Deixa o cargo de Capitão dos Portos, o capitão-tenente Gd PM João Tavares Iracema, que vinha respondendo interinamente, passando para o 1º tenente José Sérgio Ferreira, também interino.
  • 1914 - Inaugurada a linha de bondes de tração elétrica da linha da Praia, dia em que circulou pela última vez um bonde de tração animal (puxado por burros), sendo o último da linha do Alagadiço, guiado pelo bolieiro Fialho. O caminho de ida da linha da Praia era pela Rua Floriano Peixoto, Rua Castro e Silva, Praça da Sé, Avenida Alberto Nepomuceno, Avenida Pessoa Anta, Avenida Almirante Tamandaré e Rua Tabajaras, voltando pelas mesmas vias até a Praça da Sé, onde toma a Travessa Crato, Rua General Bezerril e Rua Guilherme Rocha, chegando na Praça do Ferreira.
  • 1917 - Inaugura-se mais um Cinema em Fortaleza, o Cinema da Estação, próximo à Estação de Bondes, na hoje Avenida Visconde do Rio Branco, 2406, com o filme “Caçadores da Noite”.
  • 1920 - Assume o cargo de Diretor da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), pela segunda vez, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa, substituindo o engenheiro José Luís Mendes Diniz.
  • 1921 - Transferida a farmácia fundada por Rodolfo Teófilo, para o farmacêutico Antônio Gonzaga, que muda o nome do estabelecimento para Drogaria Gonzaga, funcionando na Rua Barão do Rio Branco, 56/58 (antigos, atual 936). Depois foi Farmácia Gonzaga.
  • 1923 - Antônio Escudeiro de Almeida e José Antônio da Silva fundam a firma Almeida & Silva que instala a Padaria Imperial na Avenida Joaquim Távora (Avenida Visconde do Rio Branco, 806-atual 2178). Em 1934 passou a pertencer ao português Manuel Dias Branco (M. Dias Branco).
  • 1927 - Proclamada Rainha dos Estudantes do Ceará, a senhorita Suzana de Alencar Guimarães, que obteve 6.995 votos, ficando em segundo lugar Hortência J. Alencar, com 3.302 votos e em terceiro Ester Corrêa, com 1.370 votos. O concurso foi instituído pelo jornal Correio do Ceará.
  • 1929 - Inaugura-se a estação rádio-telegráfica da Agência Americana, na Chácara Iracema, em São Gerardo.
  • 1931 - Começa o empedramento (calçamento) da estrada que liga Fortaleza à Barra do Ceará (hoje avenida Francisco Sá).
  • 1935 - Em Fortaleza, para visita, o jurista Clóvis Bevilacqua e sua esposa, a escritora Amélia de Freitas Bevilacqua, sendo festivamente recepcionados.
  • 1945 - Morre, em Manaus, Amazonas, aos 72 anos incompletos, o poeta Júlio Olímpio da Rocha, cearense de Fortaleza nascido em 15/9/1873. Usou o pseudônimo de Sancho Ribas.
  • 1946 - Criada, em Antônio Bezerra, a Freguesia de Jesus Maria José.
  • 1948 - A Assembleia Legislativa do Estado declara extinto o mandato dos deputados José Pontes Neto e José Marinho de Vasconcelos, eleitos pelo Partido Comunista do Brasil-PCB.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, o famoso proprietário de uma oficina de barbearia na Rua Floriano Peixoto, 39 (antigo), Cunegundes Rodrigues da Silva, que nas horas vagas era clarinetista. Foi vereador na década de 1920. Nascera em Fortaleza a 17/6/1884. Hoje é nome de rua no bairro Bom Futuro.
  • 1951 - Morre, pela manhã, o coronel Antônio Botelho de Sousa, agricultor e proprietário em Maranguape. Nascera na cidade de Maranguape, em 3/3/1866, filho de portugueses. Foi político de largo prestigio em todo o Estado, tanto no Império como na República. Eleito deputado estadual em 1914, teve o seu mandato renovado até 1930. Pai de Jacinto Botelho de Sousa, diretor do Ginásio Municipal de Fortaleza; e Antônio Botelho Filho, Tabelião nesta capital. O sepultamento foi realizado em Maranguape, saindo o féretro desta capital, às 15 horas, da Rua São Paulo, 1840.
  • 1953 - O Círculo Militar de Fortaleza elege nova diretoria, a qual deverá reger os seus destinos durante o ano de 1953, ficando assim constituída: Presidente - tenente coronel aviador Manuel Rogério; 1º Vice-presidente - tenente coronel Waldetrudes Amarante, 2º Vice-presidente - capitão de corveta José Fontenele; 1º Secretário - 1º tenente Raul Sampaio; 2º Secretário - capitão Cecil Barbosa; 1º Tesoureiro - capitão Nelson Alencar; 2º Tesoureiro - 1º tenente Aderson de Aquino. Diretores Sociais: coronel José de Ribamar Maciel Campos, coronel Abelardo Rodrigues de Sousa, Fernando Eduardo Benevides, Raimundo Arruda, major Manuel Expedito Sampaio, major Francisco Façanha, capitão aviador Hélio Eraldo Pereira Leal, major Hugo Maia, major José Maranhão, capitão Antônio Alves. Diretores Culturais: tenente coronel Virgílio Nogueira Paes e tenente coronel Murilo Moreira. Diretores Desportivos: capitão Hugo Hortêncio, 1º tenente aviador Zairo Maia, 1º tenente Adriano Pinheiro, 2º tenente Carlos Duailibe.
  • 1956 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos incompletos, o professor Joaquim Antônio Viana Albano, da Faculdade Católica de Filosofia, da Escola Preparatória de Fortaleza e do Colégio Estadual do Ceará. Nascera no dia 11/3/1892 em Fortaleza.
  • 1959 - Falece em Fortaleza, aos 86 anos de idade, a professora Ifigênia Amaral, cujo enterro é oficiado por um seu ex-aluno, o padre Teógenes Gondim.
  • 1964 - Abre-se, no auditório da Faculdade de Direito, o Congresso Brasileiro de Esperanto, organizado pela Associação Cearense de Esperanto.
  • 1968 - Morre, no Rio de Janeiro, onde se encontrava em tratamento, o cearense Júlio Viana da Silva Tavares, Chefe de Contabilidade, aposentado, da RVC.
  • 1969 - Inaugurado o Autódromo Virgílio Távora, no município de Eusébio.
  • 1970 - Falece, vítima de desastre automobilístico, pela manhã, o coronel Virgílio Nogueira Paes, diretor comercial da Conefor e ex-superintendente da Rffsa.
  • 1979 - O prefeito Luís Gonzaga Nogueira Marques inaugura o trecho da Avenida Beira-Mar que vai do Imperial Palace Hotel até a Volta da Jurema.
  • 1981 - A terra volta a tremer, aos 34 minutos, em Fortaleza, como no ano anterior, sendo sentido em vários bairros.
  • 1981 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Disraeli Joaquim de Amorim Saback, em substituição ao brigadeiro do ar Dilson Lyra Castelo Branco Verçosa, que deixara o comando em 12/12/1980.
  • 1985 - Reeleito para presidente do Sindicato dos Médicos, Mariano Araújo Freitas.
  • 1995 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Padre Antônio Monteiro da Cruz, funcionando na Rua Pedestre, XIII, 25, no Conjunto Fluminense.
  • 2000 - Inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Doutor João Batista Saraiva Leão, na Avenida Curió, s/nº , no Parque São Miguel.
  • 2000 - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Ferreira, na Rua M, s/nº , no Curió, é inaugurada.

  • 409 anos de fundação de Belém-Pará.     
  • 170 anos da publicação dos primeiros textos de Machado de Assis: as poesias "Ela" e "A Palmeira".
  • 15 anos da morte da pediatra e sanitarista catarinense Zilda Arns-Irmã de dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...