Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Casquinha de Siri

Como toda comida à beira-mar, a Casquinha de Siri é uma das entradas queridas de baianos e turistas. O acepipe é convidativo, com alto índice de escolhas entre as bocas nervosas e ávidas que chegam para experimentar a iguaria em bares e restaurantes espalhados em toda Faixa Litorânea da Bahia.

A receita clássica é uma mistura simples e cheia de sabor. Mistura-se a Carne de Siri desfiada, refogada com temperos como alho, cebola, coentro, pimentão e, por último, dendê e leite de coco. Na Bahia, o dendê adiciona um toque aromático e imprime sua marca, diferenciando-se de outras regiões. O charme e a tradição ficam por conta da própria Casquinha de Siri onde a iguaria é servida. Dizem que, no Sudeste, o prato é feito com queijos que são gratinados para dar crocância à receita.

No restaurante Margarida (@margaridabarerestaurante), localizado no Rio Vermelho, o Siri catado é servido de duas formas: a tradicional e aquela com um toque de ‘modernidade’, como diz o chef Pedro Rodrigues, ao se referir à tendência contemporânea de oferecer o prato com propostas diferenciadas que fogem à forma tradicional, muitas vezes com receitas autorais e ingredientes inesperados.

- Aqui no Margarida, a gente faz o mesmo produto de diversas formas. Temos desde o tradicional, que é aquela casquinha de Siri com a farofinha e um vinagrete. A gente puxa bastante com pimenta doce, que é uma coisa que é a cara da Bahia, e com a casquinha de Siri fica super bacana. Usamos um pouco de leite de coco também”, conta Pedro Rodrigues.

- Também temos a nossa Coxinha de Siri, que é um prato em que brincamos mais com a modernidade. É uma Coxinha de Siri que não tem massa, ela é apenas Siri. Vai raspas de limão siciliano, manjericão e um creme de gratinar, que chamamos de um bechamel bem espesso, fazendo com que dê essa liga. Fazemos para refrigeração, empanamos essa coxinha e servimos com uma redução de pomodoro que fazemos na casa, e com um limão siciliano grelhado com sal. É realmente uma combinação bem legal. Brincamos com os traços contemporâneos aqui do Margarida”, revela o chef.

- É uma marca até para os turistas, é um marco das barracas de praia. Para nós, baianos, é identidade, afeto, representação”, diz o chef Pedro, enfatizando a importância do prato.

Já Deliene Mota, do restaurante Encantos da Maré (@encantosdamare), coladinho na Basílica do Bonfim, prefere servir a receita tradicional.

- O tempero do Siri tem que ser bem leve, porque é uma carne leve, bem delicada. Então tem que ser um fio de dendê, um pouco de leite de coco, para não sobrecarregar e não deixar de sobressair o sabor do Siri. O tempero tradicional das marisqueiras leva alho, sal e pimenta branca. Nosso toque especial é o tradicional mesmo. O Siri é uma comida afetiva, né? Então, quem come a casquinha de Siri aqui sempre lembra da avó, do tempo que passava na ilha, da beira da praia. Essa é a tradição que carregamos e nosso legado”, conta.

Falando em marisqueiras, Verônica Farias, marisqueira da Ilha de Maré, é catadora da iguaria. 

- Eu vendo para restaurantes, vendo também na feira e também para comer, para o almoço. Faço Empanada do Sri, frigideira de Siri, que é o filé. Vocês chamam de casquinha, a gente chama de filé. Cada local atende por um nome”, explica.

Verônica aprendeu a atividade com a mãe, que passou todos os fregueses para a filha. Todos os dias, ela cata alguns quilos do filé, como ela conta. É considerado o filé apenas a carne da iguria. Farias senta nas banquetas da sua casa, pega todo o Siri que consegue capturar e 'destrincha' a iguaria com o cuidado para retirar apenas o filé.

- Por dia, chego a catar de três a quatro quilos de Siri do filé. Às vezes, faço entregas a domicílio. Algumas pessoas fazem o pedido e eu vou lá e entrego nas portas”, conta.

O Siri catado é um prato de origem incerta, mas encontrado em praticamente toda a faixa litorânea brasileira. Não deve ser difícil imaginar o que pensou quem primeiro acreditou que aquela carne, temperada naturalmente com sal, era saborosa e poderia ser preparada de algum jeito. Vale enfatizar que, mais do que uma experiência, a casquinha de Siri é um prato simples que captura o coração e o estômago de qualquer um. A receita é bem simples e saborosa, pode acreditar! O passo a passo realizado por Pedro Rodrigues está logo abaixo em um vídeo delicioso!

Receita da Casquinha de Siri (porção individual) do Restaurante Margarida

  • 150g de Siri catado
  • 1 dente de alho processado
  • 1 colher de sopa de cebola em cubos
  • 2 pimentas doces
  • 1 colher de sopa de tomate cortado em cubos sem semente
  • 2 colheres de sopa de coentro picado
  • 1 colher de sopa de pomodoro(pode ser feito em casa)
  • 80ml de leite de coco
  • 10ml de azeite de dendê
  • Sumo de meio limão
  • Sal.

Modo de preparo: Refogue o alho até dourar. Em seguida, adicione a cebola e a pimenta. Após refogar por 3 minutos, incorpore o Siri catado e continue refogando por mais 3 minutos. Na sequência, acrescente o leite de coco, o tomate e o coentro. Cozinhe por mais 3 minutos, finalize com o azeite de dendê e o limão. Deixe reduzir um pouco e ajuste o sal a gosto.Sirva com farofa de azeite de dendê e vinagrete. Sirva com farofa de azeite de dendê e vinagrete.

Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).