Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Mininico de Carneiro


Três intrépidas adolescentes, em férias escolares, andavam serelepes em um lugarejo do interior baiano atrás de aventuras, inclusive gastronômicas, e foram parar em um almoço de aniversário em que era servido um dos acepipes considerados dos mais saborosos do Sertão Nordestino: Mininico de Carneiro. Pensem na alegria e expectativa das mocinhas, famintas depois de andar quilômetros mata adentro do interior baiano. Mininico de Carneiro?

Mininico é uma iguaria feita com as vísceras do carneiro,receita provavelmente desenvolvida com aproveitamento integral dos alimentos, comum nas cozinhas de regiões com recursos restritos, como o sertão nordestino e outras lugares do país.

Para o amante da culinária e cabeleireiro Edy Rios, que tem um canal com muitas receitas deliciosas, Sabores do Edy ( @saboresdoedy), Mininico é, principalmente para quem nasceu no sertão nordestino, um prato afetivo. Ele diz que não há quem não lembre ou sinta saudade do sabor do Mininico.

- Principalmente quem nasceu na região do sertão do nordeste, é um prato mais afetivo. A gente quer comer, quer lembrar de tudo que passou quando era criança. Então, é uma relação afetiva", diz.

Mas e as intrépidas mocinhas? Poderíamos contar assim: "Em uma pequena vila, ao entardecer, uma iguaria temperada com deliciosas ervas enchia o ar de um aroma almiscarado, impressionando as adolescentes famintas". Mas não foi bem assim. Enquanto os convivas devoravam o prato, as mocinhas tentavam disfarçar a experiência. Uma ria às gargalhadas, enquanto a outra tentava correr do "Toma, come mais um pouco".

- Foram colocando comida no nosso prato e uma delas tinha um cheiro bem desagradável. Era o Mininico de carneiro", conta Luciana Oliveira, uma das adolescentes à época.

A experiência poderia ser dramática, mas foi muito engraçada, ficando na lembrança das adolescentes, que viveram outros episódios e riem até hoje da experiência. Para arrematar a história, Luciana conta que anos depois foi convidada para um lauto almoço em casa de um ‘granfino’. No local, o proprietário da residência fez grande mistério sobre o quer seria servido, mas dava pistas da delícia que estava por vir.

"...que eu iria comer uma iguaria e carro-chefe da casa, eu nunca comeria coisa igual. Quando estava com a iguaria na boca, ele resolveu contar que era Mininico de Carneiro. Simplesmente a comida não descia e nem subia. Coloquei o dedo na garganta e arranquei. Pedi desculpas, fiquei morta de vergonha e toda vermelha".

Comentando sobre o prato de forma carinhosa, Edy só reforça a importância de valorizar a culinária regional como patrimônio cultural. A experiência de Luciana e suas amigas pode não ter sido saborosa pelos fatores essenciais na confecção do prato, apesar de a história ser muito engraçada. No entanto, todos os pratos merecem uma segunda chance, por assim dizer, e um convite ao leitor para experimentar tanta diversidade.

"Eu gostaria, hoje, na maturidade, experimentar outra vez para tirar essa memória que ficou", afirma Luciana, entre risos.

Edy concorda que a iguaria é um desafio para muitos paladares e há os que rejeitam.

"Existem muitas resistências, muitas, muitas. Quando eu posto, por exemplo, um vídeo desse na rede social, vejo que não há comentários, não desperta curiosidade. Mas quem come, quem gosta, comenta com saudade: 'Como eu queria'. Então, em algumas regiões, eles [população] nem sabem que a gente consome esse tipo de comida", afirma Edy.

Para que a iguaria faça parte das melhores lembranças de quem quer comer Mininico, deve-se observar as dicas de Edy:

- Para mim, o segredo para o Mininico ficar perfeito é limpar bastante, lavar bastante, fazer toda a preparação de montagem, temperar para 'pegar' gosto, pré-cozinhar, no dia seguinte terminar de cozinhar e servir".

Talvez este seja o principal no Mininico, como explica Edy: lavar muito! E não vamos perder a oportunidade de experimentar o Mininico, um prato que dá muita sustança! Edy gravou um delicioso vídeo, além de dar a receita, como de praxe, neste delicioso espaço. Vamos nessa, Luciana! Aproveita!


Mininico de Carneiro

  • Vísceras de Carneiro completa
  • 2 tomates
  • 2 pimentões
  • 6 pimentas de cheiro
  • 1 cabeça de alho
  • Pimenta do reino
  • Páprica defumada
  • Sal a gosto.

Modo de fazer: No próprio local onde o carneiro foi adquirido, peça para cortar todo o fato e facilitar a vida do cozinheiro. Lave com vinagre, sal e água e coloque para ferver. Depois de fervido, cuide para que o cheiro característico tenha saído totalmente. Em seguida, tempere com alho, sal e pimenta-do-reino. Na sequência, faça os rolinhos. Para cada rolinho, envolva parte dos ingredientes em um pedaço de fato, em seguida, amarre os rolinhos com a tripa do carneiro. Coloque os rolinhos já prontos na panela e acrescente os demais temperos: tomates, cebolas, pimentões e pimentas de cheiro. Coloque água cobrindo os rolinhos e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos na panela de pressão. Pode servir-se e refestelar-se!
Com informações de Isabel Oliveira e fotos de Edy Rios.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...