Pular para o conteúdo principal



Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º/2/2025) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.

Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.

Em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo, Motta fez uma defesa da democracia. Ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário, e reafirmou “ter nojo da ditadura”.

Segundo Motta, o povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. O novo presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia. 

- Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.

- Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história”, discursou Motta.

Transparência nos gastos: Hugo Motta afirmou que a aprovação das emendas impositivas foi um encontro do Parlamento com a origem do projeto constitucional. O presidente buscou reafirmar a independência do Legislativo.

- A crise exigia uma nova postura, o fim das relações incestuosas entre Executivo e Legislativo, e afirmação e independência como resposta para ambos Poderes para que os Poderes pudessem atravessar a maior crise. Qual foi o guia? A Constituição", declarou.

O presidente defendeu mais transparência no gasto público. Ele sugeriu uma plataforma digital integrada entre Legislativo, Executivo e Judiciário para acompanhar em tempo real as despesas de todos os Poderes.

- Transparência total a todos”, afirmou.

Hugo Motta afirmou, que é preciso garantir a estabilidade econômica e que não há nada pior que a inflação. Para Motta, a estabilidade é resultado de medidas de responsabilidade fiscal. “Não há democracia com caos social, e não há estabilidade social com caos econômico”, disse.

Sessão Preparatória. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)
Hugo Motta (C) em seu primeiro discurso após eleito presidente da Câmara (foto Vinicius Loures)

Humildade: Pouco antes da votação, no discurso como candidato, Hugo Motta prometeu humildade na gestão à frente da Casa.

- Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas as vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia", disse.

Para Motta, a cadeira da Presidência não pode ser considerada como o auge do poder de um deputado.

- Aquela cadeira não faz nenhum de nós diferentes, é transitória, efêmera."

Motta defendeu mais previsibilidade nos trabalhos da Câmara, como retomar sessões de Plenário no início da tarde e estabelecer quais delas serão virtuais e quais presenciais.

Ele defendeu priorizar alinhamento de pautas com o Senado para otimizar o processo legislativo e ampliar a participação de parlamentares menos experientes ou com menos protagonismo na relatoria de projetos.

- É uma Câmara de todos e para todos", disse.

Motta citou compromisso com a bancada feminina em promover o respeito e a visibilidade das mulheres no Parlamento.

- Com relatorias de projetos que não tratam só de mulheres, mas de Agenda Econômica, Educação, Segurança Pública e outros projetos de interesse do Brasil", afirmou.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva-@LulaOficial: Parabenizo o deputado @HugoMottaPB  pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental. Um forte abraço".

Governador do Ceará, Elmano de Freitas: Parabenizo o deputado federal Hugo Motta, que assumirá a presidência da Câmara dos Deputados, e toda a nova Mesa Diretora, que estará à frente do Poder Legislativo nos próximos dois anos. Desejo um excelente trabalho na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais justo e desenvolvido".

Presidente mais novo: Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização.

Motta começou cedo na política e exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.

Na primeira vez que tomou posse na Câmara, em 2011, Hugo Motta fora eleito o deputado mais jovem, aos 21 anos, idade mínima para assumir o cargo, segundo a Constituição.

Atualmente aos 35 anos, Hugo Motta também está na idade mínima para ocupar o cargo de presidente da República, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

No primeiro mandato, Hugo Motta ainda era estudante de medicina. Por causa da eleição para a Câmara, teve de se transferir da Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa, para Universidade Católica de Brasília, onde concluiu o curso em 2013.

Sessão Preparatória. Dep. Arthur Lira (PP - AL) e Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)

Arthur Lira transmite o cargo de presidente da Câmara para Hugo Motta (foto Zeca Ribeiro)

Atuação parlamentar: Em 2015, Motta presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investigou as denúncias feitas pela Operação Lava Jato. Ele também presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (2014-2015) e três comissões especiais: Desestatização da Eletrobras (PL 9463/18); Proteção à saúde e ao meio ambiente (PL 5013/13); e Zona Franca do semiárido nordestino (PEC 19/11).

Motta está na liderança do Republicanos desde fevereiro de 2023.

Propostas aprovadas: Na Câmara, apresentou seis propostas que viraram normas legais, como a Emenda Constitucional 82, que incluiu a segurança viária no capítulo destinado à segurança pública.

As demais propostas foram apresentadas em conjunto com outros deputados. Entre elas estão a emenda constitucional que cria novas regras para os partidos políticos destinarem recursos para candidatos pretos e pardos e perdoa as legendas que descumpriram a cota mínima para essas candidaturas em eleições passadas (EC 133) e a lei que inscreve o nome de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, no Livro dos Heróis da Pátria (Lei 14.999/24).

Durante a pandemia de Covid-19, Motta relatou a proposta do "orçamento de guerra", criada para flexibilizar regras fiscais, administrativas e financeiras (EC 106). Foi uma das 13 propostas relatadas por Motta que viraram norma.

Partido jovem: Fundado em 2005, o Republicanos também é o partido mais jovem a ganhar uma eleição para Presidência da Câmara. Até então, a Presidência da Câmara só fora ocupada por deputados de partidos criados na década de 1980, após o fim do regime bipartidário e a volta da democracia.

Nesse período, o MDB ocupou a vaga por mais tempo, assumindo a presidência nove vezes. Em seguida vêm o PP/PDS, com sete vezes, e o DEM/PFL, com seis.

Estado: Com Hugo Motta, esta será a 20ª vez que um deputado do Nordeste assume o cargo de presidente da Câmara na história da República. Outros dois deputados da Paraíba já ocuparam a cadeira: Efraim Moraes (PFL), entre 2002 e 2003, e Samuel Duarte (PSD), de 1947 a 1949.

Na maior parte do tempo, a Câmara dos Deputados foi presidida por deputados da região Sudeste: 16 vezes por São Paulo, 12 de Minas Gerais e 7 do Rio de Janeiro. 

Com reportagem de Luiz Gustavo Xavier e Tiago Miranda//Edição – Pierre Triboli, da Agência Câmara de Notícias

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jornalista Camila Lima

Morreu, neste domingo (9/2/2025), aos 29 anos, vítima bacteriana, a jornalista Camila Lima da Silva. Ela trabalhou no Sistema Verdes Mares (SVM). JornalismoUFC: É com muito pesar que o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa o falecimento da nossa egressa Camila Lima, de 29 anos. Ela ingressou no Curso de Jornalismo na turma de 2012 e se afastou da graduação em 2015. Camila ainda não tinha concluído o curso, faltando apenas a monografia para se formar. Mas desde 2015 ela atuava como produtora na TV Verdes Mares, onde participou de reportagens premiadas, como “Raquel: a importância do nome”, que venceu, em 2022, o VI Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria Telejornalismo. Camila Lima foi uma aluna aplicada nos estudos, excelente jornalista e uma pessoa muito amável. Desejamos muita força e conforto aos familiares e amigos nesse momento de tanta tristeza".

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Enel Ceará preparada para Quadra Chuvosa

A Enel Distribuição Ceará preparou um Esquema Especial de Operação da Rede Elétrica e atendimento aos clientes para os meses da Pré-Estação e da Quadra Chuvosa, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a Rede de Distribuição de Energia até meados de abril. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais, a intensificação em Manutenção Preventiva, o reforço da capacidade da rede e o avanço no uso de tecnologias de ponta, como sistemas de telecomandados e de recomposição automática da Rede. Com foco em dar mais agilidade ao Serviço Emergencial, a Enel seguirá com o plano de contratações para reforçar o efetivo de campo. Em 2024, foram contratados 535 novos colaboradores próprios e incorporados mais de 320 novos veículos, que contribuirão para otimizar os atendimentos emergenciais. A meta da distribuidora é recrutar ao todo 1.800 eletricistas próprios até 2026, dando mais agilidade aos serviços. A Tecnologia é uma importante aliada para esse per...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jornalista Camila Lima

Morreu, neste domingo (9/2/2025), aos 29 anos, vítima bacteriana, a jornalista Camila Lima da Silva. Ela trabalhou no Sistema Verdes Mares (SVM). JornalismoUFC: É com muito pesar que o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa o falecimento da nossa egressa Camila Lima, de 29 anos. Ela ingressou no Curso de Jornalismo na turma de 2012 e se afastou da graduação em 2015. Camila ainda não tinha concluído o curso, faltando apenas a monografia para se formar. Mas desde 2015 ela atuava como produtora na TV Verdes Mares, onde participou de reportagens premiadas, como “Raquel: a importância do nome”, que venceu, em 2022, o VI Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria Telejornalismo. Camila Lima foi uma aluna aplicada nos estudos, excelente jornalista e uma pessoa muito amável. Desejamos muita força e conforto aos familiares e amigos nesse momento de tanta tristeza".

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Enel Ceará preparada para Quadra Chuvosa

A Enel Distribuição Ceará preparou um Esquema Especial de Operação da Rede Elétrica e atendimento aos clientes para os meses da Pré-Estação e da Quadra Chuvosa, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a Rede de Distribuição de Energia até meados de abril. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais, a intensificação em Manutenção Preventiva, o reforço da capacidade da rede e o avanço no uso de tecnologias de ponta, como sistemas de telecomandados e de recomposição automática da Rede. Com foco em dar mais agilidade ao Serviço Emergencial, a Enel seguirá com o plano de contratações para reforçar o efetivo de campo. Em 2024, foram contratados 535 novos colaboradores próprios e incorporados mais de 320 novos veículos, que contribuirão para otimizar os atendimentos emergenciais. A meta da distribuidora é recrutar ao todo 1.800 eletricistas próprios até 2026, dando mais agilidade aos serviços. A Tecnologia é uma importante aliada para esse per...