Pular para o conteúdo principal



CMFor homenageia mulheres


A Câmara de Fortaleza realizou na noite desta segunda-feira (10/3/2025), no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente, em 8/3. Na ocasião, as vereadoras da Casa homenagearam 40 mulheres, com certificados de reconhecimento por se destacarem em suas atividades profissionais e pela representatividade em favor dos direitos das mulheres. A Solenidade foi presidida pela vereadora Kátia Rodrigues (PDT), eleita por consenso entre as 10 vereadoras da Casa, em nome do presidente, vereador Leo Couto (PSB).

Abrindo os trabalhos da noite, o presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), Enalteceu o trabalho das mulheres da Câmara Municipal e reforçou o compromisso do Legislativo Municipal, na defesa dos direitos das mulheres, evidenciando a Procuradoria da Mulher, representada pela vereadora Adriana Almeida.

- Hoje é um momento importante, a gente comemorando o Dia Internacional da Mulher. Hoje nós temos uma procuradora mulher, uma vereadora para que cada vez mais o direito das mulheres seja garantido. Então esse espaço é importante para a população de Fortaleza. A professora vereadora Adriana, hoje procuradora da Procuradoria da Mulher, está aqui desempenhando esse papel importante, um feito importante da nossa gestão e esse momento é para homenagearmos a todas as mulheres aqui da casa. Evidenciarei que os direitos da mulher seja cada vez mais garantido”, enfatizou o presidente.

Foto de Mateus Dantas 

Representando todas as homenageadas da noite, a primeira Dama de Fortaleza, a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão destacou a relevância da Câmara de Fortaleza para celebrar momentos de destaque da nossa gente e enfatizou sua satisfação em representar as homenageadas da noite.

- É uma honra estar aqui nessa celebração e ver o que a Câmara Municipal de Fortaleza está fazendo em homenagem ao Dia da Mulher, e dizer que a mulher precisa desse espaço, dessa valorização. Por mais que a mulher tenha a sensibilidade e essa força, precisamos sim desse empoderamento, desse espaço para nos manifestarmos. Mesmo celebrando, é importante a gente ter voz nesse momento. Enquanto primeira-dama do Município, é uma honra e muito emocionante estar aqui, representando todas as nossas mulheres”, ressaltou a primeira-dama.

Primeira-Dama de Fortaleza, Cristiane Leitão e vereadora Carla Ibiapina (foto de André Lima)

As 10 vereadoras da Casa marcaram presença na solenidade e, cada uma delas, discursou em favor de suas homenageadas e de todas as mulheres. Confira:

- A Câmara reconhece essas mulheres que estão na cidade, que lutam muito por uma cidade mais justa para as mulheres, para as famílias, cada uma no seu segmento, e que tem dedicado a vida por transformação social. Então, hoje é um dia importante, um dia também de mulheres que vêm da periferia, serem homenageadas na Casa do Povo, e que muitas vezes, essas mulheres mais simples, nunca são lembradas. Então, são mulheres mães, mulheres de luta, mulheres negras, temos também mulheres trans, mulheres periféricas, de ocupação urbana, enfim, é um dia muito emocionante que vai ficar guardado na memória”, disse a vereadora Adriana Gerônimo (PSOL)

- É um sentimento muito grande, muito emoção, muito amor, porque a nossa luta não para. Estamos aqui, hoje, para reafirmar o nosso compromisso, exigindo respeito e solidariedade. É por isso que nós estamos aqui. Eu costumo dizer que nós gostamos de receber flores presentes, mas o que nós queremos mesmo é o respeito e a igualdade”, vereadora Ana Aracapé (AVANTE).

- A gente está aqui na Câmara em homenagem ao Dia da Mulher. Tem vários homenageados maravilhosos. o Dia da Mulher é importante pra celebrar o ser feminino, mas na sua raiz mesmo. Então o que a gente defende é que a mulher pode o que ela quiser, mesmo se for ficar em casa com os filhos, cuidar dos maridos, sair pra trabalhar, estudar, ela pode o que ela quiser mesmo. Então a gente tá aqui pra defender você, mulher, e defender todos os seus interesses”, vereadora Bella Carmelo (PL).

- Hoje eu trouxe quatro mulheres que me inspiram muito e tenho certeza que inspiram outras mulheres, pela trajetória exemplar de trabalho que elas tem. A presença dessas minhas convidadas, aqui, hoje, é para que elas possam inspirar outras mulheres e vermos como é importante estarmos ocupando este lugar que nós estamos. Graças ao trabalho de outras mulheres lá atrás, hoje estamos ocupando estes espaços. Embora tenhamos avançado muito, ainda somos minoria, então o dia de hoje é para evidenciarmos a importância de trazermos a mulher, para levantarmos essa bandeira, cuidarmos umas das outras”, vereadora-Carla Ibiapina (DC).

- É uma honra conduzir esse trabalho, homenagear as mulheres, sempre é de muito bom grado, de muita elegância, de muita fineza. Fico encantada com as vereadoras que entraram num consenso e me puseram novamente pra presidir esta solenidade de homenagem às mulheres. Agradeço muito a Deus por termos o poder de ser mãe, avó, parceira, amiga, namorada, política, ocupar tantos espaços e sabermos da importância que a mulher tem no mundo. Através desta solenidade, a gente pode abraçar mulheres que precisam principalmente de um aperto de mão de um pequeno abraço e entender que a empatia cabe em todo lugar, como um sorriso", vereadora Kátia Rodrigues (PDT).

- Acho que esse dia é de refletir ainda sobre as desigualdades. Nós somos apenas nove vereadoras e a gente sabe que isso é fruto das desigualdades, sobre a questão salarial, sobre o trabalho de cuidados, que muitas vezes é colocado sobrecarga para as mulheres, que isso ocupa o tempo que elas podem ter inclusive de fazer política. Então, o dia de hoje é um dia de celebração das nossas conquistas, mas também de dizer que a gente ainda tem uma grande desigualdade a superar”, vereadora Mari Lacerda (PT).

- O que eu mais amo sobre essa data é quando a gente começa a olhar com atenção o tanto que as mulheres fazem pela sociedade, pela sua própria casa e pela sua própria família, que acaba afetando o mundo inteiro em nossa volta. Existem mulheres que às vezes se destacam por um diploma, uma posição importante na sociedade e sim elas devem serem encorajadas, mas existem mulheres também anônimas, que ao cuidar de um filho, ao ajudar um idoso, a gerir com sabedoria as decisões da sua casa, está construindo uma fortaleza mais forte, mais cheia de esperança. Então, hoje é um dia muito especial, porque a gente vai celebrar a vida de todas essas mulheres”, vereadora Priscila Costa (PL).

- A gente realiza, mais uma vez, a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, e aqui nós, as dez mulheres vereadoras, estamos homenageando 40 mulheres, que são destaque nessa luta diária. É um momento de gratidão e reconhecimento a essas mulheres, para a gente mostrar para a cidade quantas mulheres potentes e fortes merecem ser celebradas. Então, é um sentimento de alegria, mas também um sentimento de que a gente pode avançar, ainda mais, com as mulheres na Câmara Municipal”, vereadora professora Adriana Almeida (PT).

- Quero parabenizar todas as mulheres de Fortaleza e por que não de todo o nosso País. É muito importante conquistarmos um lugarzinho, principalmente na área da política, para representar nossa população e cuidar do nosso povo com carinho. As virtudes de uma mulher é o carisma, é o amor, é a dedicação, é o respeito que não pode faltar. Então, parabéns a essa Casa, a todas as servidoras”, vereadora Estrela Barros (PSD).

- É um privilégio muito grande como representante do povo, agradecendo a Deus por essa oportunidade. E ao mesmo tempo que a gente presta homenagem para elas, a gente também é homenageada. O que estamos fazendo aqui é prestando um serviço, devolvendo para elas o valor que elas têm, a gratidão que a gente tem por tudo que elas têm feito pela vida. A mulher tem sua sensibilidade, é guerreira, é maravilhosa, sensacional, incrível e toda honra hoje é para as mulheres”, vereadora Tia Francisca (PSD).



A Solenidade encerrou a programação especial do Legislativo, que celebrou os festejos do Dia Internacional da Mulher. Durante todo o dia, as servidoras da Câmara de Fortaleza foram contempladas com homenagens por meio de música ao vivo, serviços de saúde, massagens terapêuticas e relaxantes, e aula de defesa pessoal.

Dia Internacional da Mulher-Esta comemoração recorda as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Assim, continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

O marco oficial para ter sido escolhido o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher foi a manifestação “Pão e Paz”. Essa manifestação reuniu cerca de 90 mil operárias russas e aconteceu no dia 8 de março de 1917.

A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e é um lembrete de que a luta ainda não acabou. Mulheres lutam todos os dias para melhorar a vida e alcançar seus direitos.
Com informações de André Barbosa Pinheiro-cmfor.ce.gov.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...