Com mais de 5 mil inscritos e participantes de 23 estados, 13º Seminário Gestores Públicos - Prefeitos 2025 cumpre objetivo de levar conhecimento e qualificação às administrações municipais.
Temáticas como desenvolvimento econômico, Primeira Infância e o potencial turístico do Estado chamaram a atenção do público, que novamente lotou a área de conferências do evento
Em dois dias de evento foram mais de 5 mil inscritos, com visitantes vindos dos 184 municípios cearenses, além de participantes - presenciais e online - de 23 estados do Brasil e até de outros países. Um público que teve a oportunidade de frequentar a área de stands, com 102 expositores, e assistir a 74 palestras, com 14 mediadores, tratando das mais diversas temáticas voltadas para a qualificação da gestão pública e da melhoria dos serviços prestados à população. Esses foram alguns dos números alcançados pela 13ª edição do Seminário Gestores Públicos - Prefeitos 2025, que terminou nesta terça-feira (dia 17), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e teve por tema central "Eficiência e Transparência: inovação na gestão das políticas públicas”.
Na avaliação dos organizadores, o Seminário atingiu os objetivos, de levar qualificação e conhecimento aos gestores municipais.
- A eficiência e a transparência, mais que um norte, é uma aliança que fazemos, para vencermos os desafios da gestão e contemplarmos as expectativas da população. Vivemos um tempo em que a informação caminha lado a lado com a responsabilidade. E é nesse espírito que reunimos secretários, gestores e especialistas de todo o Brasil. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento da gestão pública, oferecendo conhecimento de prática, trocando experiências e soluções que façam a diferença de todo o dia a dia da população”, disse Ruy do Ceará Filho, superintendente do Sistema Verdes Mares, responsável pela promoção do evento, ao lado do Instituto Future e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), com realização da Prática Eventos.
Desenvolvimento Econômico-No segundo dia do Seminário, que teve novamente a área de conferências repleta, um dos temas mais relevantes tratados foi o do desenvolvimento econômico, abordado no painel “Economia e Desenvolvimento”. Entre os palestrantes, o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, apresentou os índices de crescimento do Estado e defendeu que o desenvolvimento deve ocorrer regionalmente.
- O Ceará é, de fato, um Estado que cresce muito. Fechamos 2024 com um crescimento de 6,49%, quase o dobro do PIB do Brasil. Nós temos a Zona de Processamento Exportação (ZPE) e a Transnordestina, por exemplo, que podem fazer do estado um corredor de negócios importante. E a nossa atuação deve ser territorial, porque as regiões do estado são diferentes uma das outras, com suas próprias aptidões para os negócios. E tudo isso deve iniciar no município, que é o lugar onde as pessoas moram, trabalham, vivem, procuram serviços públicos”, observou Domingos Filho.
Primeira Infância-Ao tratar do tema Primeira Infância, o Conselheiro Rholden Queiroz, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), explicou alguns dos projetos e ações do Tribunal nessa área, defendendo que essa fase da vida é fundamental para o desenvolvimento humano e, por esse motivo, merece todos os esforços do poder público.
- O Tribunal instituiu o Pacto Cearense pela Primeira Infância, reunindo todas as instituições ligadas à Primeira Infância para ir juntos, debatermos, discutirmos e até avaliar o nosso avanço nessa questão. O objetivo é fortalecer a governança nesse campo, aprimorar a gerência de recursos e qualificar as políticas públicas voltadas para a Primeira Infância. Queremos criar um ambiente de governança adequado para que as políticas públicas da Primeira Infância possam florescer, e estabelecer uma série de compromissos, principalmente dos municípios, de colocar esse assunto em pauta e tirar os planos voltados para a Primeira Infância do papel”, descreveu Rholden Queiroz.
Turismo-O Setor Turístico foi abordado nos painéis do segundo dia do Seminário, com ênfase para o desenvolvimento dos municípios.
Turismo-O Setor Turístico foi abordado nos painéis do segundo dia do Seminário, com ênfase para o desenvolvimento dos municípios.
- O Sistema Fecomércio busca fazer o mapeamento do Ceará, identificando, dentro de cada região, as potencialidades e, a partir disso, elaborar projetos e eventos para aproveitá-las, seja com a capacitação, através do SENAC, seja com ações do SESC. Com isso, conforme a peculiaridade de cada região, passamos a desenvolver o melhor projeto para impactar a população daquela cidade”, descreve Luiz Fernando Bittencourt, vice-presidente da Fecomércio.
- O Ceará é muito mais do que praias. Temos várias ações que respaldam nosso litoral, mas também temos grandes eventos, como a Mostra Cariri, que envolve todos os municípios daquela região e quatro municípios do Centro-Sul, a Herança Nativa, que dá voz aos povos originários, quilombolas, indígenas, dentre outros. O Ceará tem muitos potenciais em todas as regiões”, afirmou Luiz Fernando Bittencourt.
Comentários
Postar um comentário