Pular para o conteúdo principal



Morre Preta Gil


A cantora, compositora, apresentadora e empresária Preta Gil morreu, neste domingo (20/7/2025), aos 50 anos, em Nova Iorque-Estados Unidos, onde estava fazendo tratamento de um Câncer Colorretal. 


A informação foi confirmada pela assessoria da artista. 

O Câncer Colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023 entrou em remissão, no final de 2023. Em agosto de 2024, a doença voltou em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em maio de 2025, Preta Gil partiu para os Estados Unidos, onde buscava um tratamento experimental. Acabou não resistindo, morrendo neste domingo (20).




A última postagem nas Redes Sociais de Preta Gil foi domingo passado (13/7), onde ela publicou:

- Nosso domingo em NY com muita gaiatice, que eles fazem comigo!

Antes em 3/6/2025, Preta Gil postou:

A vida acontecendo e eu entre Nova York e Washington!  Começo meu tratamento dia 10/6. Enquanto isso, vou me fortalecendo fisicamente e espiritualmente, recebendo muito amor. Amo todos vocês, obrigada por todas as mensagens diárias, orações e energia positiva. Vocês me curam!


Preta Maria Gadelha Gil Moreira era cantora, atriz, apresentadora e empresária brasileira, fundadora e sócia-diretora da Music2Mynd. Nascida em 8/8/1974, no Rio de Janeiro-RJ, foi casada com Carlos Henrique Lima (2009 a 2013). Deixa orfã o filho Francisco. Filha de Gilberto Passos Gil e Sandra Gadelha, era irmã de Bela Gil, Pedro Gil, Bem Gil, Nara Gil, José Gil, Marília Gil e Maria Gil.


Além da Música, Preta Gil foi apresentadora de TV, influenciadora digital e empresária, promovendo eventos por 15 anos com o 'Bloco da Preta', um dos maiores blocos de Carnaval do Rio de Janeiro. Ela também se tornou uma voz ativa na luta contra o preconceito, defendendo pautas como a diversidade, o empoderamento feminino e o combate à Gordofobia.

- Uma das últimas aparições públicas de Preta Gil foi em maio, quando subiu ao palco durante um show do pai, em São Paulo. Juntos, cantaram “Drão” e emocionaram o público. Gil chorou ao ver a filha, que seguia em tratamento contra o câncer, enquanto imagens da família eram exibidas nos telões. A plateia aplaudiu de pé e gritou seu nome em coro.", informa o SBT News.
  • Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva: Estou profundamente triste em saber, que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo (20). Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento. Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas, que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta. Assim, que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor, que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas, que tanto a admiravam".
  • Presidente do Brasil em exercício, Geraldo Alckmin: Hoje, o Brasil se despede de @PretaGil, uma artista, que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a @gilbertogil  e toda sua família e amigos".
  • Governador do Ceará, Elmano de Freitas: Com imensa tristeza, recebemos a notícia da morte de Preta Gil. Artista talentosa, mulher corajosa, Preta marcou a Cultura Brasileira com sua voz, luta e verdade. Sua imensa vontade de viver, mesmo diante das maiores adversidades, foi um exemplo de coragem e esperança para todos nós. Nos solidarizamos com a família Gil, amigos, fãs e todos, que foram tocados por sua arte e sua luz. Que seu legado de amor, liberdade e resistência siga vivo em nossos corações. Descanse em paz, Preta".
  • Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão: Com muita tristeza, recebemos a notícia da partida da cantora Preta Gil, aos 50 anos. Sua coragem e alegria de viver serão sempre lembradas como legado. Vá em paz, Preta!
  • Deputado federal José GuimarãesUm domingo triste em que o Brasil se despede da grande cantora Preta Gil. Desde o início da doença, Preta foi um exemplo de coragem, bravura e resiliência. Que Deus abençoe e possa confortar o coração da família Gil, dos amigos e dos milhares de fãs".
  • Divulgador Vevé Silva: MORRE PRETA GIL. A Música Brasileira está de luto. Foi anunciada oficialmente a morte nos Estados Unidos da cantora brasileira Preta Gil".
  • Jornalista Lisiane Mossmann: Preta Gil, lutou até o fim com coragem, lucidez e uma vontade imensa de viver. Foi pública até na dor — e, por isso mesmo, ainda mais admirável. Essa imagem é como quero lembrar dela: de braços abertos, inteira, potente. Ela mostrou, que dignidade também pode ser revolucionária. Descanse, Preta.#Luto #ForçaFeminina #VontadeDeViver #Despedida #MulherPotente #Coragem #Legado #Respeito #GratidãoPreta (📸  Rafael Strabelli).
  • Jornalista Leo Dias: Preta Gil faleceu neste domingo (20/7), aos 50 anos, enquanto se preparava para retornar ao Brasil após uma etapa de tratamento contra o Câncer nos Estados Unidos. Ela passou mal numa ambulância a caminho do Aeroporto, chegou a voltar para o hospital, mas não resistiu. Diagnosticada em janeiro de 2023 com um Adenocarcinoma no Reto, Preta enfrentou uma intensa jornada médica, que incluiu Cirurgia, Quimioterapia, Radioterapia e várias internações".
  • Cantora e jornalista Luana Florentino: Obrigada por sua coragem, Preta 🤎 vai na paz".
  • Ecad:  O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) lamenta a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20/7). A instituição se solidariza, neste momento de tristeza, com seus familiares, amigos e fãs. Filha de um dos maiores nomes da nossa cultura, Gilberto Gil, Preta construiu sua própria trajetória artística, marcada por autenticidade, coragem e uma incansável defesa da liberdade e da diversidade. A artista deixa um legado de 12 obras musicais e 271 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil".
  • Angélica Huck-@angelicaksy: Não tenho palavras. Só um silêncio cheio de saudade e um coração transbordando gratidão. Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira. Você foi amiga no sentido mais profundo da palavra, daquelas, que a gente leva pra sempre, mesmo, quando a presença se transforma em lembrança. Sua força, sua luz, sua alegria de viver, mesmo nos dias difíceis, sempre foram uma inspiração pra mim. Você lutou com dignidade e coragem. Descaaaansa, meu amor. Te levo pra sempre no meu coração! 
  • FlamengoO Flamengo lamenta a perda da rubro-negra Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos. Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...