Pular para o conteúdo principal



Morre Preta Gil


A cantora, compositora, apresentadora e empresária Preta Gil morreu, neste domingo (20/7/2025), aos 50 anos, em Nova Iorque-Estados Unidos, onde estava fazendo tratamento de um Câncer Colorretal. 


A informação foi confirmada pela assessoria da artista. 

O Câncer Colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023 entrou em remissão, no final de 2023. Em agosto de 2024, a doença voltou em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em maio de 2025, Preta Gil partiu para os Estados Unidos, onde buscava um tratamento experimental. Acabou não resistindo, morrendo neste domingo (20).




A última postagem nas Redes Sociais de Preta Gil foi domingo passado (13/7), onde ela publicou:

- Nosso domingo em NY com muita gaiatice, que eles fazem comigo!

Antes em 3/6/2025, Preta Gil postou:

A vida acontecendo e eu entre Nova York e Washington!  Começo meu tratamento dia 10/6. Enquanto isso, vou me fortalecendo fisicamente e espiritualmente, recebendo muito amor. Amo todos vocês, obrigada por todas as mensagens diárias, orações e energia positiva. Vocês me curam!


Preta Maria Gadelha Gil Moreira era cantora, atriz, apresentadora e empresária brasileira, fundadora e sócia-diretora da Music2Mynd. Nascida em 8/8/1974, no Rio de Janeiro-RJ, foi casada com Carlos Henrique Lima (2009 a 2013). Deixa orfã o filho Francisco. Filha de Gilberto Passos Gil e Sandra Gadelha, era irmã de Bela Gil, Pedro Gil, Bem Gil, Nara Gil, José Gil, Marília Gil e Maria Gil.


Além da Música, Preta Gil foi apresentadora de TV, influenciadora digital e empresária, promovendo eventos por 15 anos com o 'Bloco da Preta', um dos maiores blocos de Carnaval do Rio de Janeiro. Ela também se tornou uma voz ativa na luta contra o preconceito, defendendo pautas como a diversidade, o empoderamento feminino e o combate à Gordofobia.

- Uma das últimas aparições públicas de Preta Gil foi em maio, quando subiu ao palco durante um show do pai, em São Paulo. Juntos, cantaram “Drão” e emocionaram o público. Gil chorou ao ver a filha, que seguia em tratamento contra o câncer, enquanto imagens da família eram exibidas nos telões. A plateia aplaudiu de pé e gritou seu nome em coro.", informa o SBT News.
  • Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva: Estou profundamente triste em saber, que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo (20). Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento. Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas, que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta. Assim, que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor, que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas, que tanto a admiravam".
  • Presidente do Brasil em exercício, Geraldo Alckmin: Hoje, o Brasil se despede de @PretaGil, uma artista, que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a @gilbertogil  e toda sua família e amigos".
  • Governador do Ceará, Elmano de Freitas: Com imensa tristeza, recebemos a notícia da morte de Preta Gil. Artista talentosa, mulher corajosa, Preta marcou a Cultura Brasileira com sua voz, luta e verdade. Sua imensa vontade de viver, mesmo diante das maiores adversidades, foi um exemplo de coragem e esperança para todos nós. Nos solidarizamos com a família Gil, amigos, fãs e todos, que foram tocados por sua arte e sua luz. Que seu legado de amor, liberdade e resistência siga vivo em nossos corações. Descanse em paz, Preta".
  • Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão: Com muita tristeza, recebemos a notícia da partida da cantora Preta Gil, aos 50 anos. Sua coragem e alegria de viver serão sempre lembradas como legado. Vá em paz, Preta!
  • Deputado federal José GuimarãesUm domingo triste em que o Brasil se despede da grande cantora Preta Gil. Desde o início da doença, Preta foi um exemplo de coragem, bravura e resiliência. Que Deus abençoe e possa confortar o coração da família Gil, dos amigos e dos milhares de fãs".
  • Divulgador Vevé Silva: MORRE PRETA GIL. A Música Brasileira está de luto. Foi anunciada oficialmente a morte nos Estados Unidos da cantora brasileira Preta Gil".
  • Jornalista Lisiane Mossmann: Preta Gil, lutou até o fim com coragem, lucidez e uma vontade imensa de viver. Foi pública até na dor — e, por isso mesmo, ainda mais admirável. Essa imagem é como quero lembrar dela: de braços abertos, inteira, potente. Ela mostrou, que dignidade também pode ser revolucionária. Descanse, Preta.#Luto #ForçaFeminina #VontadeDeViver #Despedida #MulherPotente #Coragem #Legado #Respeito #GratidãoPreta (📸  Rafael Strabelli).
  • Jornalista Leo Dias: Preta Gil faleceu neste domingo (20/7), aos 50 anos, enquanto se preparava para retornar ao Brasil após uma etapa de tratamento contra o Câncer nos Estados Unidos. Ela passou mal numa ambulância a caminho do Aeroporto, chegou a voltar para o hospital, mas não resistiu. Diagnosticada em janeiro de 2023 com um Adenocarcinoma no Reto, Preta enfrentou uma intensa jornada médica, que incluiu Cirurgia, Quimioterapia, Radioterapia e várias internações".
  • Cantora e jornalista Luana Florentino: Obrigada por sua coragem, Preta 🤎 vai na paz".
  • Ecad:  O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) lamenta a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20/7). A instituição se solidariza, neste momento de tristeza, com seus familiares, amigos e fãs. Filha de um dos maiores nomes da nossa cultura, Gilberto Gil, Preta construiu sua própria trajetória artística, marcada por autenticidade, coragem e uma incansável defesa da liberdade e da diversidade. A artista deixa um legado de 12 obras musicais e 271 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil".
  • Angélica Huck-@angelicaksy: Não tenho palavras. Só um silêncio cheio de saudade e um coração transbordando gratidão. Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira. Você foi amiga no sentido mais profundo da palavra, daquelas, que a gente leva pra sempre, mesmo, quando a presença se transforma em lembrança. Sua força, sua luz, sua alegria de viver, mesmo nos dias difíceis, sempre foram uma inspiração pra mim. Você lutou com dignidade e coragem. Descaaaansa, meu amor. Te levo pra sempre no meu coração! 
  • FlamengoO Flamengo lamenta a perda da rubro-negra Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos. Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...