indiônibus: Após quase seis anos de operação, informamos que o serviço TopBus está suspenso. Criado em dezembro de 2019, o TopBus foi a segunda iniciativa nesses moldes no Brasil, sendo que a partir da Pandemia da Covid, em 2020, nos tornamos a única cidade a oferecer transporte coletivo sob demanda. Utilizamos a plataforma israelita-americana Via, iniciada em Nova Iorque e hoje presente em centenas de cidades do mundo. Ao longo dessa jornada, conquistamos reconhecimento internacional, alcançando diversas vezes a melhor avaliação global do serviço entre todos esses países, e nacional, inclusive premiados com o selo Braztoa, prestigiado reconhecimento nacional do setor de turismo.
Queremos expressar nossa profunda gratidão:
• Aos clientes, nossos toplovers, que acreditaram e embarcaram conosco nesta experiência inovadora;
• Às empresas investidoras, que ousaram apostar em um modelo moderno e muito incerto, empregando escassos recursos e a dedicação de suas valorosas equipes;
• Aos parceiros, especialmente Via e Guanabara Diesel;
• E, especialmente, à nossa dedicada equipe de motoristas e de gestão, que atuou com afinco e espírito inovador, garantindo um serviço de qualidade, seguro, respeitoso e em permanente evolução durante todo o seu tempo.
O TopBus buscou ser uma alternativa ambientalmente sustentável, pelo seu caráter coletivo, e moderna, oferecendo viagens convenientes, seguras (com motoristas criteriosamente selecionados, treinados e registrados, câmeras de segurança e rastreamento GPS), confortáveis, com preços previamente definidos e informações reais sobre tempo de espera — sem surpresas decepcionantes ou cancelamentos injustificáveis.
Esse modelo implicava no enfrentamento de uma concorrência desigual com plataformas que operam à margem da legislação trabalhista e escapam das responsabilidades cíveis e tributárias, além de não investir em frota ou manutenção. Ainda assim, nossas empresas e suas equipes aceitaram o desafio de oferecer uma opção diferenciada à cidade.
Infelizmente, nossas empresas estão fragilizadas pela crise aguda do sistema regular de Transporte Coletivo no Brasil, tornando inviável manter os investimentos necessários para a continuidade e ampliação do TopBus. Por essa razão, o serviço teve que ser suspenso por tempo indeterminado.
Encerramos esta fase com orgulho e gratidão a Fortaleza pelo aprendizado, pelas conquistas e pela bela aventura dessa experiência. Não sabemos agora se este é um adeus ou apenas “até algum dia”, mas após esse bom combate, ficamos com a gratidão e a esperança".

Comentários
Postar um comentário