Ontem vivi uma noite daquelas que a gente guarda na memória.
✨Estive na abertura da 36ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, no belíssimo Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. A casa estava cheia, com aquele clima de reencontro que só um festival como esse tem.
![]() |
| Jornalistas Lauriberto Braga e Carmen Pompeu |
A cerimônia, às 19h, foi emocionante e celebrou o tema desta edição: “Fortaleza, 300 anos de luz e cinema”. Foram homenageados com o Troféu Eusélio Oliveira a produtora Emilie Lesclaux e o diretor Kleber Mendonça Filho, os nomes por trás de “O Agente Secreto”, pela contribuição dos dois ao cinema brasileiro. Kleber ainda dedicou a homenagem aos estudantes e lembrou que Fortaleza faz parte da sua trajetória como cineasta e cinéfilo.
![]() |
| Cineteatro São Luiz, no centro de Fortaleza |
A noite começou com a exibição do curta “Sul de Teerã”, de Kleber, sobre o cineasta iraniano Jafar Panahi e a perseguição que ele enfrenta no Irã. E na sequência, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem, veio “Terra Firme”, de Alexandre Vale.
![]() |
| Terra Firme, de Alexandre Vale |
Que filme! Uma ficção de 92 minutos, gravada em Trairi, no nosso litoral cearense, que acompanha o vínculo silencioso entre o menino Juca e o pescador Zé Cangulo, moradores de uma vila litorânea esquecida pelo tempo, até que surge uma possibilidade de recomeço. Sensível, bonito e profundamente cearense.
E o cenário não podia ser mais perfeito: o Cineteatro São Luiz, um dos mais belos e históricos cinemas do Brasil, com sua arquitetura imponente, sua sala majestosa e sua história que se confunde com a história do cinema em Fortaleza. Estar ali, vendo cinema cearense na tela grande, é uma experiência à parte.
E o festival continua!
A programação deste domingo (8) está imperdível:
- 10h - Hotel Sonata de Iracema: Debate sobre “Terra Firme”, com o diretor Alexandre Vale, o ator Lisandro Di Prospero e equipe do filme
- 14h - Cinema do Dragão: Mostra Olhar do Ceará, com os curtas “Vejo você de repente”, “Erô”, “Umbuzeiro” e o longa “Douvina”, com debate após as sessões
- 18h - Cineteatro São Luiz: Início da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, com “Joqueta”, “Amargô” e “Cabeceira”, seguida de “Sob o Mesmo Sol”, coprodução República Dominicana-Espanha, da Mostra Ibero-Americana de Longa-metragem
Tudo gratuito, até o dia 13 de novembro.
Cinema é encontro, é memória, é Fortaleza.
Quem vai?
#36CineCeara #CineCeara #CinemaCearense #CinemaBrasileiro #Fortaleza #CineteatroSaoLuiz #TerraFirme #Cultura #JornalismoCultural



Comentários
Postar um comentário