Pular para o conteúdo principal



No Mercado dos Pinhões

Hoje a partir das quatro da tarde tem evento colaborativo no Mercado dos Pinhões, que reunirá produção autoral de moda, design, artes e culinária cearense, além de promover o intercâmbio cultural com artistas de outros estados.

Um evento que congrega obras de estilistas, designers, chefs e artistas. Tudo em um só lugar, apresentando ao público o que está pulsando na cena autoral cearense nestes segmentos. É essa a proposta da feira colaborativa “Babado Coletivo”, que realizará sua sexta edição neste sábado (22/11), a partir das 16h, no Mercado dos Pinhões.

Com passagens pelo Mambembe, Floresta Bar e Acervo Imaginário, o evento itinerante aporta no Mercado trazendo como tema da vez: “Babado das Artes – moda também é arte”. A intenção com a temática é destacar o diálogo promovido entre as diferentes linguagens produtivas.

Organizada pelo diretor de marketing da marca de moda Ahaze, Hadji Aires, em parceria com Bárbara Cariry e Diego Pontes, sócios da loja-galeria O Mercador, o tradedo evento conta com a participação de 22 marcas expondo seus produtos, além de parceiros. “O Babado Coletivo configura-se como uma ação de economia criativa, fruto da necessidade de fortalecer a produção autoral cearense no segmento de moda, tanto em termos conceituais, como comerciais. Entendemos que unir forças é o caminho. Nesta edição, a proposta é reforçar a identidade das marcas e associar à arte e ao design”, enfatiza Hadji Aires.

Na programação, além da comercialização de produtos exclusivos a preços acessíveis, o público poderá conferir uma intervenção urbana realizada pelo artista Luz, fazendo um live painting de grafitti (pintura ao vivo), em fachadas que cercam o Mercado dos Pinhões. A boa pedida de compras contará ainda com playlist dos DJs Ney Filho, Gabriel Baquit e Bárbara Cariry. “A intenção é proporcionarmos ao público a experiência de vivenciar o diálogo entre as diferentes formas de arte: desde a música, fotografia, artes plásticas, performances, design e moda. Quem vier ao Mercado dos Pinhões neste dia, poderá conferir um misto de todas essas linguagens, com pitadas de globalidade e minimalismo. Tudo temperado pela criatividade cearense”, destaca Bárbara Cariry, co-produtora do evento.

Completa a programação uma exposição de obras de arte, sob a curadoria da loja-galeria O Mercador, com peças assinadas por Audifax Rios, Joana Salle, Sapateiro Alves, Alan Uchoa II, Diego de Santos e Cadeh; além de fotografias de Tiago Lopes e ilustrações do projeto editorial Amaré, que também lançará seu novo número durante o evento.

“Através de iniciativas como esse evento, buscamos colaborar para reforçar a integração do Mercado dos Pinhões à cidade, por meio da cultura e da arte”, frisa Diego Pontes, que compõe a equipe de organizadores da feira colaborativa.



MARCAS PARTICIPANTES
Moda: Ahaze, Mood, Le Sergic, Fridíssima, Tulipa, Molly Bloom, Lady B, Flora Bijoux, Chapéu Torto, Banana Enjoy, Vista Lia, Flávia Rodrigues, 2 Flying e Menah.
Editorial: Ateliar das Letras e Amaré.
Arte e design: O Mercador, Erê Design, Amaré, Natália Canamary, Fiorecas, Nu.vem, Kala Design e Artes Visuais.
Gastronomia: Meu querido bolo, Le Marchê e Statvsart.

SOBRE OS ORGANIZADORES
Ahaze - Uma moda tropical por natureza e cheia de referências urbanas. Traduz a essência de uma juventude que não é datada pela idade, e sim pelo estado de espírito libertário e multifacetado, tanto de quem usa quanto de quem cria. Com um infinito de cores, a nova coleção Paraíso, tem como inspiração o alto-astral, paz interior e a evolução da alma – daí a borboleta, símbolo da metamorfose. Peças alegres, confortáveis e que valorizam o corpo da menina, melhorando assim sua autoestima. O endereço da marca é Av. Monsenhor Tabosa, 170, Loja 8 e, em breve, também na loja virtual: www.ahaze.com.br.


O Mercador − um jeito novo de fazer mercado, selecionando objetos pela partilha do afeto e pelo seu rico significado. A loja-galeria, que funciona no box 13 do Mercado dos Pinhões, é capitaneada pelos jovens empreendedores Bárbara Cariry e Diego Pontes e abre-se como um ponto de encontro para as pessoas que gostam de artes e de um bom bate-papo, contribuindo assim para agitar a cena cultural de Fortaleza. A proposta é trazer ao público outros olhares, discursos e estéticas, bem diferentes dos estabelecidos pelo grande mercado.

SERVIÇO
Babado Coletivo – edição “Babado das Artes”
Onde? Mercado dos Pinhões - Praça Visconde de Pelotas, Centro, Fortaleza – CE.
Quando? Dia 22 de novembro, das 16h às 22h.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...