Pular para o conteúdo principal

No Conecta amanhã

Já deu para sentir um clima maravilhoso na estreia do “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras” e para o segundo dia, a atração convidada para celebrar o espírito de unir a diversidade artística em um só lugar é a Duo Finlandia, dupla formada pelo argentino Mauricio Candussi e pelo brasileiro Raphael Evangelista. Além dela, as outras atrações que subirão ao palco amanhã (24)serão: Danchá, Lorena Nunes, Rodrigo Colares e Subcelebs. Lembrando que o festival começa às 17 horas e as atrações musicais começam sempre a partir das 18 horas.
O evento tem entrada gratuita e acontece na Praça recém-reformada, localizada em frente à Faculdade de Direito e ao lado da Casa do Barão de Camocim, imóvel tombado como patrimônio histórico municipal e que recebe a edição anual da Casa Cor.
O “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras” é promovido pelo Instituto Solaris e tem o apoio cultural da TIM, do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura (Secultfor).
Gastronomia ao vivo
Além das tendas gastronômicas com comidas genuinamente cearenses, o evento também realizará, todos os dias, uma Aula Show. Para o segundo dia, o Festival apresentará, na tenda Grupo de Estudos Alencarinos, a aula: “Cuscuz, Vegetais da Ibiapaba na Companhia de Pescoço de Cabrito”, com o renomado chef e curador Fernando Barroso, às 20 horas. Cearense, filho de pais e avós também nativos das terras de Raquel de Queiroz e José de Alencar, Fernando Barroso costuma dizer que a prática do seu ofício é, na verdade, um reencontro com sua verdadeira natureza criativa.
Para a participação na Aula Show, os 20 primeiros que se inscreverem na tenda terá a oportunidade de degustar o prato feito durante a aula. Todos podem assistir, mas somente os primeiros 20 inscritos terão a chance de provar.
Seminário “Encontro Conexões Criativas”
Além da programação gastronômica e musical, para esta quinta, o “Conecta - Festival Artes sem Fronteiras”, em parceria com o Laboratório de Produção – Curso Técnico de Produção em Eventos Culturais, também promove o primeiro dia do “Encontro Conexões Criativas”, na Vila das Artes, das 10 às 12 horas. O evento tem por objetivo tecer diálogos entre os diferentes setores culturais e suas possibilidades dentro do campo da economia criativa. A programação contará com debates temáticos intermediados por profissionais das artes e da cultura, trazendo experiências de inovação e criatividade em seus respectivos ramos. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.laboratoriosculturais.com.
Programação do Seminário
10h – Artesanato e Economia Criativa.
Convidada: Celina Hissa 
Relato de experiência criativa da marca Catarina Mina, especializada em acessórios feitos à mão, abordando seu processo produtivo, comercialização e o perfil de atuação sustentável da marca.
11h – O papel das redes sociais na Economia Criativa.
Convidado: Vinícius Wu
Compreendendo que a Economia Criativa consiste em gerar alternativas ao modelo vigente, o debate colocará em pauta a diversidade, a inovação e os novos modelos de negócios criativos estabelecidos a partir do uso das redes sociais.
Mostra de Design, Moda e Artesanato
O artesanato cearense, considerado um dos mais ricos e diversificados do país, possui ampla repercussão e reconhecimento no Brasil e em outros países, seja pela qualidade dos artistas e profissionais envolvidos, seja pela beleza e criatividade de suas produções amplamente consumidas em diversos pontos de venda da capital e interior. Durante todos os cinco dias de “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras”, a partir das 17 horas, haverá Mostra de Design, Moda e Artesanato realizada sob a curadoria do Babado Coletivo, com 50 artesãos selecionados, criadores e designers que trarão produtos de diversos gêneros e estilos.
Sobre Duo Finlandia
Destaque na imprensa de 17 países e premiado como melhor grupo instrumental de 2011, o Duo Finlandia é formado pelo argentino Mauricio Candussi e pelo brasileiro Raphael Evangelista. O duo usa elementos da música latinoamericana, especialmente dos seus países de origem, misturados a sons contemporâneos. Finlandia fusiona ambientes eletrônicos com instrumentos acústicos como piano, acordeão e violoncelo, criando sets específicos em cada performance e passeando por ritmos como milonga, baião, cumbia, chacarera, huayno, saya, candombe, tango e outros. 
Sobre Danchá
DanChá é uma banda de música contemporânea brasileira, natural de Fortaleza, Ceará. Surgiu em 2013, a partir do encontro do cantor, violinista e compositor cearense Danilo Guilherme com o trio instrumental Chacomdéga, que conta com Milton Ferreira no baixo, Bruno Rafael na guitarra e Pepeu na bateria. Com um estilo particular, a partir das vivências entre os integrantes, suas perspectivas sonoras e seus diálogos sobre a vida, o DanChá mergulhou num laboratório musical de criação e surgiu com uma sonoridade completamente singular.
Sobre Lorena Nunes
Lorena Nunes, um dos nomes mais celebrados da cena musical cearense da atualidade, iniciou sua trajetória artística em 2011 com o coletivo de artistas Comparsas da Vivenda. Pouco tempo depois, abriu shows de Daniela Mercury, Monique Kessous, Luiz Melodia, Lenine e montou o show solo “Ai de mim”, cuja faixa-título, de autoria de Tom Drummond, foi premiada com o 2º lugar no I Festival de Música da Assembleia Legislativa, ampliando o público despertado pelo talento e pelo carisma de Lorena.
Sobre Rodrigo Colares
Desde sua volta a sua cidade natal, o artista sonoro Rodrigo Colares, vem explorando a estética low-fi de gravação que deu origem a Trilogia Máximo Simples (2014), Revoada Noturna (2015) e Bispo Clonazepam (2016). Três trabalhos que juntos demonstram a constante experimentação do artista que nos leva através de paisagens naturais como “A velocidade das nuvens que entrecortam um banho de sol” até situações sonoras mais extremas como “Medalha do Pacificador”. Portanto, a apresentação “Bispo Máximo, Clonazepam Simples” é uma passeio pela trilogia low-fi.
Subcelebs 
O sonho dos anos 90 está vivo. Com seu indie pop um tanto lo­fi, o quarteto formado em 2015 combina melodias cantadas em português com uma generosa camada de barulho. Uma bateria pesada, baixo permanentemente com fuzz, sintetizador e guitarra compõem o som. Nesse primeiro ano, lançou seu EP de estreia e vem se destacando nacionalmente, tendo participado de coletâneas como a da Rádio Graviola (RJ) e do tributo aos Titãs "O Pulso Ainda Pulsa" (SP).
Conecta – Festival Artes sem Fronteiras
Data: Até 27 de novembro
Local: Praça Clóvis Bevilacqua, em frente à Faculdade de Direito.
Horários: De 17 às 23 horas. 
Entrada: Gratuita

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.