Pular para o conteúdo principal



Investimentos reduzem violência no Ceará em abril


Os investimentos feitos pelo Governo do Ceará e os esforços empregados pelas Forças de Segurança possibilitaram, no mês de abril, reduções nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), em Fortaleza e no balanço geral do Estado. Os dados foram divulgados, em reunião do programa “Em Defesa da Vida”, realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro São Gerardo, com a presença do gestor da Pasta, André Costa. Na Capital, foi registrada uma diminuição de 14,9% se comparado aigual período de 2017. No mês passado, aconteceram 120 CVLIs na Capital. Já em abril do ano passado, foram registrados 141. O resultado alcançado em Fortaleza é proveniente da ocupação policial permanente em dez áreas onde mais se concentravam homicídios da cidade. O Ceará também apresentou uma redução de 2,6%, sendo registrados em abril último, 368 casos. Em 2017, foram 378 vítimas.

“O trabalho que desenvolvemos e vem sendo discutido aqui é exatamente o que podemos cobrar de cada delegado ou comandante responsável por determinada área, e o que vem sendo feito para reduzir, efetivamente, esses números”, disse André Costa.

A intensificação no policiamento com o ingresso de novos servidores, o investimento em equipamentos e o trabalho dos setores de inteligência fazem parte dos esforços para combater o crescimento da violência no Estado. Nessa semana, o governador Camilo Santana anunciou as nomeações de 650 policiais civis para o próximo mês. Já para o dia 13 de junho, a terceira turma do concurso da Polícia Militar será empossada, o que possibilitará o acréscimo de mais 1.400 novos profissionais de segurança nas ruas, atuando no combate ao crime em todo o Ceará.

Outra medida adotada pela SSPDS são as ocupações, na Capital, das comunidades da Babilônia, do Gereba, do Jagatá, da Alameda das Palmeiras, da Maria Tomásia, do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, com o Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). As territorializações iniciaram também no Lagamar, na Comunidade do Sossego (Quintino Cunha) e em três pontos na Lagoa do Urubu, nos bairros Floresta, Jardim Iracema e Álvaro Weyne. Ao todo, já são dez áreas ocupadas.

“Essas ações na Capital, que ainda ocorrem em forma de teste, vem apresentando bons resultados em razão da presença maciça e permanente da Polícia. Então pretendemos, agora, ampliar esses modelos para outras regiões do Estado, como o caso dos municípios metropolitanos. Estamos realizando os levantamentos necessários, visando traçar estratégias para agir nos pontos corretos”, revelou. O gestor salientou ainda que o incremento de profissionais de segurança possibilitou a realização de muitas dessas ações. “É algo que demanda um grande número de policiais. Pois além do trabalho ostensivo, nós também procuramos fortalecer o foco da Polícia Civil nesses locais, o que permite uma maior celeridade nas investigações e elucidações de crimes”, disse.

Os registros de Crimes Violentos contra o Patrimônio 01 (CVP 01), que abrangem roubo a pessoa, de documentos e outros que não estão inclusos no CVP 02, tiveram redução de 3,9%, na Capital, diminuindo de 3.248 em abril de 2017 para 3.121 em abril último. No Estado, a queda foi de 5,5%, passando de 5.040 para 4.763. Já o CVP 02, que engloba roubos de veículo, de carga, com restrição de liberdade da vítima, a residência e a instituições financeiras, apresentou uma queda de 10,5%, em Fortaleza, com 512 casos em abril de 2018, contra 572, em 2017. No Ceará, foram 929 casos no mês passado, com uma diminuição de 5,8% se comparado ao mesmo período de 2017, com 986 registros.

Os furtos apresentaram diminuição de 2,9%no acumulado de janeiro a abril em todo o Estado. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e os interiores Norte e Sul apresentaram diminuições no mês de abril, em relação aos furtos. Foram 549 registros contra 605 de 2017 (-9,3%) na RMF; 611 ocorrências contra 689 do ano passado (-11,3%) na Região Norte; e 601 furtos contra 721 (-16,6%) no Interior Sul. Em Fortaleza, houve um aumento de 18,4%,com 2.626 registros em abril de 2018. No ano passado, durante o mesmo período, foram 2.218 casos. No Ceará, houve um aumento também de 3,6% no mês, com um total de 4.387, em abril de 2018, contra 4.233 do ano passado.

Com informações da SSPDS.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...