Pular para o conteúdo principal



Geraldo Alckmin é presidenciável que mais ataca adversários; Bolsonaro é quem mais tem suporte para críticas no Twitter

Ao longo desta corrida presidencial, verificaram-se até agora diferentes comportamentos, tanto no Twitter quanto no Facebook, na utilização estratégica das plataformas pelos presidenciáveis ao citar adversários.

Quem desponta em vantagem nas pesquisas ou se aproxima dos dois "polos" do espectro político, casos de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), concentrou a maior parte das mensagens críticas a adversários, e Geraldo Alckmin (PSDB), principal "adversário" comum às chapas de PT e PSL. E, em ambas as plataformas, predominaram os ataques a valores, em vez de críticas a agendas ou programas de governo.

Ataques no Twitter - No Twitter, a FGV DAPP coletou referências aos cinco candidatos com maior intenção de votos nas pesquisas de opinião feitas pelos perfis de cada candidato e por influenciadores das bases de apoio de cada um na rede, de 16 de agosto a 16 de setembro. No caso da campanha do PT, a análise leva em consideração os dois períodos de tempo em que Lula e Haddad representaram o partido na candidatura à Presidência — ou seja, com o perfil de Lula, a partir de 11 de setembro, como influenciador da base de Haddad. De uma base total de 3.302 tuítes com atributos textuais feitos pelas contas analisadas — ou seja, tuítes que não foram apenas compartilhamentos de links, vídeos ou imagens, mas tinham elementos textuais —, em 11,2% (372) houve citações de candidatos a um ou mais concorrentes.

As diferenças de posicionamento entre os candidatos ao longo do tempo, no Twitter, ficou bastante latente: o perfil de Alckmin é o que mais fez ataques a adversários, concentrado nos petistas e em Bolsonaro, mas é o candidato do PSL quem mais recebe o suporte de uma rede de apoiadores para fazer críticas a Lula/Haddad, Alckmin e, ainda, Marina Silva e Ciro Gomes (PDT). Bolsonaro e os filhos Eduardo, Carlos e Flávio fizeram 148 referências aos rivais — e foram os únicos a dedicar volume maior de postagens a Ciro, já em setembro, quando o candidato do PDT apresentou melhora nos resultados das pesquisas eleitorais.



Já a dupla Lula/Haddad, principalmente o ex-presidente, foi quem mais recebeu comentários dos demais: foram destacados 120 vezes no período, principalmente em tuítes de Alckmin (30 vezes) ou feitos pela família de Bolsonaro (53 vezes). Os filhos do deputado federal citaram o candidato do PSDB 29 vezes, contra 13 referências a Marina e outras 13 a Ciro. Alckmin é recíproco na regularidade em que fala de Bolsonaro no Twitter, mencionando-o 24 vezes; de outro lado, não fez críticas a Marina no período, e só falou de Ciro quatro vezes.

Tanto o pedetista quanto a candidata da Rede têm se mantido afastados do eixo central de ataques na rede, mobilizado por Lula/Haddad-Alckmin-Bolsonaro. Marina só foi citada pelos rivais 16 vezes, e Ciro, 19. Ambos usam menos a plataforma para criticar adversários: Marina e seus influenciadores aliados — o cineasta Fernando Meirelles, Eduardo Jorge, candidato a vice, e o ex-porta-voz da Rede, Zé Gustavo — fizeram 31 citações a adversários, com fogo concentrado sobre Bolsonaro, especialmente em função do embate que a candidata teve com o deputado do PSL no debate da Rede TV!. Ciro e seus aliados (a candidata a vice Kátia Abreu, a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda e o candidato a deputado estadual pelo PDT, Túlio Gadelha) foram ainda mais raros nas menções a rivais: apenas 17 vezes.

Também é interessante ressaltar que as contas oficiais de Lula e de Haddad focaram posts críticos em Alckmin (ou ao PSDB) desde o começo da campanha. Os influenciadores do PT, a ex-presidente Dilma Rousseff e a candidata a vice Manuela D´Ávila, também falaram sobre Alckmin, Bolsonaro e Marina. Os influenciadores tucanos (a candidata a vice Ana Amélia Lemos, o candidato ao governo de São Paulo João Doria e o candidato a deputado federal José Aníbal) foram os aliados mais discretos ao citar rivais na rede: apenas oito menções.

Ataques no Facebook - Entre 1° julho e 16 agosto, os mesmos cinco presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto — Ciro Gomes, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva — publicaram, juntos, 1.894 posts no Facebook. Destes, cerca de 10% foram referências a outros atores, como correligionários, partidos políticos e artistas.



Haddad foi o presidenciável que mais mencionou outros atores: foram 35 postagens que traziam, em sua maioria (27), o apoio de políticos e personalidades do país em relação à chapa de Haddad e ao plano de governo encabeçado por Lula — 18 posts respaldam a campanha em prol da liberdade do ex-presidente petista. Entre os atores citados estão Flávio Dino (PC do B), Ricardo Coutinho (PSB), João Azevêdo (PSB), Jaques Wagner (PT), Wellington Dias (PT), o nobel da paz Adolfo Pérez Esquivel, o diplomata Celso Amorim, e os cantores Gilberto Gil e Chico Buarque. Em menor quantidade (7), Haddad fez críticas ao governo Temer e sua aliança com o PSDB.

O segundo ator que mais publicou mensagens do tipo foi Jair Bolsonaro, e o presidenciável foi quem mais criticou outros atores: foram 24 postagens negativas contra 9 publicações de apoio. Bolsonaro criticou, sobretudo, o PSDB e o PT, afirmando que o país não quer mais quatro anos de governos encabeçados por esses partidos. Também depreciou dois ex-presidentes: Lula, por sua prisão e ética, e Fernando Henrique Cardoso, por sua suposta tentativa de unificar partidos contra a sua candidatura. As postagens de apoio, por sua vez, repercutiram aprovação da candidatura por outros atores, como o cantor Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, o escritor Olavo de Carvalho e a empresa Havan. Apenas dois políticos foram mencionados positivamente: seu filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), e o senador Magno Malta (PR).

Ciro Gomes, por sua vez, atacou menos outros atores em seu Facebook. De 25 publicações, 19 foram mensagens de apoio, em sua maioria a correligionários espalhados pelos Estados do país, como Roberto Requião (MDB), Nelton Friedrich (PDT) e Renato Casagrande (PSB). Houve, ainda, 3 menções positivas a Jair Bolsonaro, em solidariedade pelo atentado sofrido pelo candidato do PSL no início de setembro. Já as críticas de Ciro se concentraram em Alckmin e seu partido, o PSDB, por escândalos de corrupção, e na revista Veja, por supostos ataques a sua candidatura.

O PT foi mencionado pelo pedetista em tom neutro: se posicionando contra as supostas injustiças sofridas pelo ex-presidente, mas defendendo sua não candidatura ao pleito, e descrevendo suposta instabilidade do partido em relação à candidatura de Marília Arraes (PT) em Pernambuco. Além disso, o presidenciável publicou duas mensagens não relacionadas a candidatos: uma felicitando o cantor Caetano Veloso, seu apoiador, por seu aniversário, e outra repercutindo declaração de voto a seu favor do também cantor Tico Santa Cruz.

Marina Silva concentrou suas postagens negativas, principalmente, em Jair Bolsonaro, contrapondo falas do candidato e criticando seu posicionamento em relação a mulheres e a segurança. Houve, ainda, críticas a Alckmin e suas alianças com o centrão, bem como uma negação de partidos tradicionais como o PT e o PMDB. Já em tom de apoio, a candidata mencionou 5 personalidades, como Maitê Proença e Marcos Palmeira, que declaram apoio a sua campanha, e demonstrou apoio a correligionários, como o candidato ao senado Miro Teixeira (Rede) e ao vice de sua chapa, Eduardo Jorge (PV).

As postagens negativas de Geraldo Alckmin também focaram, sobretudo, em Jair Bolsonaro, principalmente em questões ligadas à segurança e ao debate sobre o porte de arma; houve, também, críticas ao PT, com Alckmin se colocando como a principal alternativa contra o partido que, segundo ele, "quebrou" o Brasil. Entre as menções de apoio, houve destaque para postagens sobre sua companheira de chapa, Ana Amélia Lemos (PP), e para declarações de apoio aos partidos aliados.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...