Pular para o conteúdo principal

Arida promete zerar déficit fiscal em dois anos

O coordenador do programa econômico do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), Pérsio Arida, defendeu nesta sexta-feira (21) em sabatina promovida pelo Fundação Getulio Vargas-FGV-IBRE em parceria com o jornal o Estado de São Paulo, que é possível zerar o déficit fiscal brasileiro em dois anos sem aumentar a carga de impostos. 



"Já elevamos enormemente a carga para em torno de 33% - 34% do PIB, e nosso déficit é crescente. Uma análise de economia política mostra que não adianta elevar carga, pois se acaba gastando mais depois", declarou. 

O plano de manutenção da carga impositiva do PSDB, exclui, entretanto, reonerações, e leva em conta um equilíbrio entre a entrada da tributação de dividendos e uma redução do imposto de renda pessoa jurídica. 

"Trump reduziu o imposto de empresas para 21%; o mundo inteiro fará isso, e o Brasil tem que se tornar competitivo nesse ambiente. Se reduzir alíquota e tributar dividendos, se tornará mais atraente e incentivará o reinvestimento, pois será melhor investir mais do que distribuir", afirmou.

Para cumprir seu plano e fechar o quarto ano de governo com um superávit de 2,5% do PIB, conforme a meta de campanha do PSDB, Arida defendeu três frentes de ação: a reforma da Previdência, uma revisão dos gastos obrigatórios e o que chamou de reengenharia do setor público, que liberaria receitas para reduzir o saldo negativo nas contas públicas. Como exemplo dessa reengenharia, Arida defendeu acabar com a vinculação da arrecadação do PIS ao abono salarial e seguro-desemprego, e do percentual dessa receita que vai para o BNDES através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de 43%.

"Esse financiamento do FAT ao BNDES funciona como um título perpétuo, do qual o BNDES paga apenas os juros", afirmou, indicando que a dívida do BNDES referente a esse programa chega a R$ 250 bilhões. "Deveria-se acabar com a vinculação e obrigar o BNDES a pagar o principal da dívida, desmobilizando ativos. Com isso, teríamos recursos para pagar mais de quatro anos de abono e seguro-desemprego, e R$ 70 bilhões de arrecadação do PIS ficariam livres", destacou, defendendo ainda que as operações do BNDES deveriam ser alimentadas com captação a mercado como qualquer outro banco.

Arida, que foi presidente do BNDES no governo Itamar Franco e do Banco Central no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, criticou a proposta de recriação da CPMF mencionada pelo economista de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes. 

"Se fôssemos substituir a arrecadação do INSS e dos tributos não compartilhados com a União, como foi sugerido, a alíquota seria tão alta que o resultado seria que os pobres iriam pagar, mas os demais deslocariam sua atividade financeira para o Exterior", disse, defendendo o estabelecimento de um IVA por este, " diferentemente da CPMF, não incidir em cascata e ser progressivo".

Arida afirmou que uma Reforma Tributária deve ser clara e gradual - "com prazo de cinco a seis anos" - como foi a implementação do Plano Real, para garantir horizonte de planejamento ao empresário.

Em sua apresentação inicial, o economista explicou o programa econômico de Alckmin a partir de três frentes. A primeira, fiscal, contempla a reforma da Previdência e do gasto público. Nesse ponto, Arida recordou que a tarefa fiscal ganha contornos ainda mais densos se considerado o cenário externo menos favorável aos emergentes. "A chuva está chegando, e é preciso consertar o telhado - no nosso caso, o déficit público", disse, ressaltando a situação da Argentina, que, afirmou, "fez uma série de reformas que o Brasil precisa, mas descuidou do déficit público".

A segunda frente do programa são reformas para tornar o ambiente de negócios favorável ao investimento privado, entre as quais do arcabouço regulatório dos setores de infraestrutura, uma abertura comercial e de serviços, normatização das agências reguladoras, e a regulamentação do cadastro positivo. Quanto à abertura comercial, citou que a equipe do PSDB estima a fixação de uma alíquota máxima de importação de 15%. 

A terceira frente citada por Arida é uma reforma do Estado - "tema difícil que tem recebido pouca atenção", disse -, que inclui governo digital e um programa agressivo de privatização. No caso do tratamento aos servidores, Arida citou o uso da margem de flexibilidade nos gastos obrigatórios com esses funcionários que já existe, como a abertura para revisão de progressões automáticas de carreira, e os casos em que estabilidade pode ser revista.

Arida defendeu uma mudança da política de reajuste do salário mínimo com base em ganhos de produtividade, ressaltando a importância de se ter uma regra definida.

"Lembro-me dos momentos em que não havia, da enorme discussão no fim de ano que parava o Brasil. Uma regra traz disciplina e foca a discussão no que importa. Mas precisa ser certa."

Quanto à pressão fiscal provocada pelo subsídio ao diesel após a greve dos caminhoneiros, o economista de Alckmin defendeu sua revogação, reconhecendo, entretanto, a necessidade de revisão do modelo de reajuste dos combustíveis. "Gostamos do modelo europeu, suaviza flutuações em todos os derivados de petróleo através dos impostos: quando o preço petróleo sobe, reduz-se a carga, promovendo um sistema neutro ao longo do tempo", descreveu, lembrando que tal arranjo depende de negociação com os entes da federação.

Em suas intervenções, Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro IBRE, destacou a importância de que, no arranjo definido pelo PSDB, haja clareza quanto à emergência do curto prazo para o equilíbrio das contas públicas, lembrando que a emenda constitucional do teto dos gastos deverá ser violada já em 2019, de acordo a cálculos do FGV-IBRE. 

"Além disso, o programa do PSDB estima a possibilidade de zerar o déficit primário em dois anos. Para isso, cálculos da pesquisadora Vilma Pinto, do FGV-IBRE, indicam que seria necessário que o PIB crescesse 4% ao ano. Conseguimos chegar a esse nível somente quando o mundo ajudou, entre 2004-2008, e ainda assim somente alcançamos a média de expansão dos países latino-americanos", ressaltou.

Em três de outubro, o sabatinado será o economista Paulo Guedes, da equipe do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), no encerramento da série, que já teve Mauro Filho, economista do presidenciável Ciro Gomes (PDT); Márcio Antônio Rocha, da equipe de Guilherme Boulos (Psol); Márcio Pochmann, da equipe de Fernando Haddad (PT); André Lara Resende, da equipe de Marina Silva (Rede); Gustavo Franco, da equipe de João Amoêdo (Novo); e José Márcio Camargo, do presidenciável Henrique Meirelles (MDB).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".