Pular para o conteúdo principal



Ciro e Haddad disputam segundo lugar em Twitter e Facebook

Depois de um início de semana agitado pela repercussão das manifestações do fim de semana e pela divulgação de levantamentos de intenção de voto, as menções aos cinco presidenciáveis mais bem posicionados nas últimas pesquisas mostram o candidato Jair Bolsonaro (PSL-17) consolidado com folga em primeiro lugar em menções no Twitter e em engajamento no Facebook. 

Bolsonaro, apesar de oscilações de alta e queda desde segunda, segue gerando volumes diários de menções superiores a 1 milhão de referências, muito acima dos adversários, articulados em torno da consolidação de um nome capaz de vencer o deputado em um eventual 2º Turno.

Entre segunda e terça, Ciro Gomes (PDT-12) ultrapassou Fernando Haddad (PT-13), que vinha em segundo na semana passada, apresentando uma tendência de crescimento nos últimos três dias. Ambos os candidatos, no entanto, ainda mantêm volumes similares de interações nas duas redes. Marina Silva (Rede-18) apresentou a maior alta de terça-feira (dois) para quarta (três) no Twitter e vem se revezando com Geraldo Alckmin (PSDB-45) nas quarta e quinta posições entre os candidatos analisados no período.


Jair Bolsonaro - Entre as publicações sobre o candidato do PSL mais retuitadas, destacam-se críticas à imagem compartilhada nesta quarta (03) de dois partidários que quebraram uma placa de homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco, e publicações críticas. Tuítes apontam "incoerências" nos argumentos usados pela militância a seu favor, como a defesa do armamento por pessoas que teriam dificuldade de adquirir uma arma, pelo seu alto preço, ou a defesa do combate à violência por um candidato tido por esses usuários como violento. Quando comparado a outros candidatos, Bolsonaro é elogiado. É recorrente a imagem de uma campanha sem dinheiro, nem tempo de TV e que, entretanto, consegue alcançar o eleitor por sua "simplicidade".

Ciro Gomes - Ciro segue associado majoritariamente a uma pauta focada no 2º turno e na construção de uma terceira via contra Haddad e Bolsonaro, impulsionada por movimentos de endosso à união de candidatura com Alckmin e Marina. Muitos tuítes com repercussão significativa pedem votos para o candidato e o posicionam como um presidenciável com agenda voltada para as mulheres — ainda que uma das postagens mais retuitadas de terça-feira (02) envolva o comentário de Guilherme Boulos sobre suposta afirmação de Ciro em crítica ao movimento #elenão. Ciro é criticado, em menor número de publicações, por atitudes tidas como machistas e ofensivas.

Fernando Haddad - Haddad vem em disputa com Ciro pela segunda posição ao longo da semana. Nesta quarta, ambos perderam volumes, com o pedetista um pouco à frente de Haddad. O petista reúne menções bastante equilibradas nos últimos dias. Por um lado, apoiadores de sua campanha reforçam atributos negativos de Bolsonaro, compartilham momentos das manifestações contra ele (com ênfase para os movimentos de mulheres) e acusam as últimas pesquisas de servirem ao "interesse" de grupos que querem desestabilizar a candidatura do PT — argumento também utilizado em publicações sobre a quebra do sigilo da delação de Palocci, pelo juiz Sérgio Moro.

Facebook - Na análise do engajamento nas páginas dos cinco presidenciáveis com maior intenção de votos nas últimas pesquisas, Bolsonaro segue liderando no acumulado dos últimos sete dias. Ao todo, o candidato do PSL mobilizou 9,3 milhões de compartilhamentos, reações e comentários em suas publicações, superando em mais de sete vezes o segundo colocado — Ciro Gomes, que superou, ao longo da semana, Haddad, chegando a 1,3 milhão de interações.

Bolsonaro, no entanto, encontra-se em tendência de queda desde segunda (01). Na comparação entre os dois últimos dias da análise — terça (02) e quarta-feira (03) — as interações na página do presidenciável caíram 21%. Ciro Gomes também registra redução de 32% e Marina Silva (4ª colocada no ranking de engajamento na rede) segue como a campeã de queda, com redução de 46%.


Embora seja o último colocado em volume de interações, Geraldo Alckmin voltou a crescer pela primeira vez desde sábado (29), com aumento de 72% no volume de interações entre terça e quarta, graças a publicações de vídeos de campanha do tucano e a mensagens que criticam o "radicalismo" nas eleições, além da divulgação da agenda de entrevistas do candidato. Haddad também teve incremento significativo em volume de interações (41%), em um dia em que predominaram posts com vídeos e agendas de campanha, mensagens sobre o debate de hoje na TV Globo e sobre as pesquisas eleitorais e declarações de apoio ao candidato por reitores de universidades.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...