Pular para o conteúdo principal



UFC lamenta morte do cientista Manuel Mateus Ventura

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Henry Campos, lamenta a morte do cientista Manuel Ventura (foto).



"A morte do professo Manuel Mateus Ventura, em 31 de dezembro de 2018, recobriu de luto a comunidade científica brasileira. Aos 97 anos de idade, o mestre cearense inscreveu seu nome na história de nossa Universidade, tendo, igualmente, prestado relevantes serviços à Universidade de Brasília (UnB).

Mateus Ventura formou-se em Agronomia, em 1943, na UFC, onde passou a atuar como professor de Química Orgânica no mesmo curso. Mais tarde, na condição de professor titular, estimulou, nas novas gerações, o interesse pela pesquisa voltada para a Biologia. Em 1958, teve papel importante na criação do Instituto de Química e Tecnologia, do qual, por muito tempo, seria Diretor.

Convidado, em 1970, pela UnB, ali implantou o Laboratório de Biofísica, tendo desempenhado papel importante na criação do primeiro curso de Biologia Molecular no Brasil.

Seu compromisso com a ciência, sua liderança acadêmica, suas excepcionais qualidades como pesquisador e como professor, essa é a herança de Mateus Ventura, uma personalidade a quem, durante décadas, devotamos justificada admiração e que, para sempre, será merecedor de nossa respeitosa reverência.

Professor Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará".


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês