Pular para o conteúdo principal



'Prefeitos 2020' apresenta 'transição governamental e finanças'

“Encerramento de mandatos e transições de governo municipais” e “Finanças”. Os dois assuntos estão na programação do VIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020, que acontecerá na próxima terça (23) e quarta-feira (24), em edição especial 100% online.

Os painéis terão como convidados o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora; e do vice-presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes.


A palestra magna, a partir das 9 horas desta terça (23), será proferida pelo governador Camilo Santana (PT), autoridade que vai compor o painel institucional de abertura, junto ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente do TCE-CE, Valdomiro Távora, representantes dos parlamentos cearenses, organizadores do evento e demais autoridades locais.

O seminário virtual, que está com inscrições gratuitas abertas, conta com o apoio institucional do TCE Ceará, dentre outros parceiros. Durante dois dias, o evento terá em sua programação, palestras e debates nas áreas de gestão, saúde, economia e infraestrutura em tempos de Coronavírus, tema principal da programação, com diretrizes que buscam reequilibrar esses e outros pilares.

Entre os objetivos do Seminário é ser um Hub de informações relevantes, que disponibilize aos gestores públicos conteúdos de alta qualidade sobre a pandemia do Coronavírus, reformas, eleições e transição de governo, funcionando como um canal de orientação e de disseminação de boas práticas.

O evento é uma realização do Instituto Future e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Podem participar gestores públicos municipais, estaduais e federais, empresários, representantes de instituições públicas e privadas.
Programação

Terça-feira (23)


9 às 10 horas • Painel Institucional de abertura com a participação de:
Enid Câmara – Diretora geral da Prática Eventos.
Ruy do Ceará – Diretor Superintendente do Sistema Verdes Mares.
Guto Mota – Presidente licenciado da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). Nilson Diniz – Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE). Valdomiro Távora – Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE).
Vereador Antônio Henrique – presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.
Roberto Cláudio – prefeito de Fortaleza.
José Sarto – presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Camilo Santana – governador do Ceará.
10 às 11 horas • Palestra Magna Palestrante: Camilo Santana.
11 às 12 horas • Palestra: Cenário Econômico e o novo marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil Palestrante: Tasso Jereissati - Senador da República .
12 horas - Intervalo para almoço.
13h30 às 15h30 • Painel 1: FINANÇAS Mediador: Egídio Serpa Colunista de Economia e Negócios do Diário do Nordeste. Apresentação âncora: Mansueto Facundo de Almeida Júnior ex-secretário do Tesouro Nacional do Brasil. Convidados: Edilberto Carlos Pontes Lima - Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Referência Nacional no tema Finanças Públicas. Paulo Henrique Feijó – Professor e Escritor, Especialista em Finanças Fernanda Pacobahyba – Secretária da Fazenda do Estado do Ceará. Erinaldo Dantas – presidente da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE).
15h30 às 17h30 • Painel 2: ECONOMIA E EMPREGABILIDADE - Mediador: Eduardo Diogo diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. Convidados: Felipe Scudeler Salto – diretor-executivo do IFI - Instituição Fiscal Independente. Mauro Filho – secretário cearense de Planejamento; Maia Júnior – secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET). Flávio Ataliba – secretário executivo do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e Coordenador do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas no Ceará. Alci Porto Gurgel Júnior – diretor Técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae).
17h30 às 18h30 • Conferência: “PROJETO NACIONAL: O DEVER DA ESPERANÇA” Conferencista: Ciro Gomes.

Quarta-feira (24).
8h30 às 10 horas • Painel 3: GESTÃO DE PESSOAS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DE CRISE Mediador: Victor Ximenes Editor de Núcleo Impresso do Diário do Nordeste. Apresentação âncora: Bernardinho. Convidado: Élcio Batista ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.
10 às 12 horas • Painel 4: GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA E A COVID-19 Mediador: Odorico Monteiro, pesquisador Fiocruz Ceará. Convidados: Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto) – secretário de Saúde do Ceará. Glademir Aroldi – presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Flávio Deulefeu – diretor presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). João Ananias Vasconcelos Neto – Consultor em Saúde da Aprece. Médico sanitarista, ex-secretário de Saúde do Estado e ex-deputado federal Jurandi Frutuoso Silva – secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS). Wilames Freire Bezerra – presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
12 horas - Intervalo para almoço.
14 às 16 horas • Painel 5: ENCERRAMENTO DE MANDATOS E TRANSIÇÕES DE GOVERNO MUNICIPAIS. Mediador: Juraci Muniz Júnior Assessor Especial do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE). Convidados: Valdomiro Távora – presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE). Vanja Fontenele Pontes – procuradora de Justiça e Coordenadora da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Guto Mota – Presidente licenciado da União dos Vereadores do Ceará (UVC). Ana Carla Bliacheriene – professora da Universidade de São Paulo (USP) Livre-docente, Mestre e Doutora, em Direito pela USP e PUC-SP. Expedito José do Nascimento – diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
16 às 17 horas • Painel 6: O PAPEL DAS ENTIDADES, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E DE FOMENTO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19 – BOAS PRÁTICAS. Mediador: Marco Aurélio Cabral Sócio-Diretor da Engaja Comunicação. Convidados: Ricardo Cavalcante – presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Joaquim Cartaxo Filho – diretor superintendente do Sebrae-CE. Rodrigo Bourbon – superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil no Ceará. Maurício Filizola – presidente do Sistema Fecomércio Ceará. Freitas Cordeiro – presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE).
17 às 19 horas • Painel 7: ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020. Mediador: Inácio Aguiar - editor de Política do Sistema Verdes Mares (SVM). Convidados: Domingos Neto – Deputado Federal, Coordenador da Bancada Federal cearense e Relator do Orçamento da União para 2020. André Costa – Advogado. Conselheiro Federal da OAB,pPresidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede). Nilson Diniz – presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE). Orleanes Cavalcanti – secretária judiciária do TRE/CE. Integrante de Grupo de Trabalho do TSE para eleições municipais de 2020. Professora de curso de pós-graduação em Direito Eleitoral. Rodrigo Cavalcante – secretário de Controle Interno e Auditoria do TRE/CE. Mestre em Economia (UFC). Bacharel em Direito e em Ciências Econômicas. Professor da graduação e pós-graduação na Faculdade CDL e do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral, na Unifor. Autor do livro “Eleições 2020: arrecadação, despesas e prestação de contas eleitorais: sentenças e consequências”, pela editora Ithala.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...