Pular para o conteúdo principal



'Prefeitos 2020' discute Economia Pós-Pandemia

Pandemia do Novo Coronavírus, reformas, Eleições e Transição de Governo. Os tópicos foram destacados no primeiro dia do VIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020, nesta terça-feira (23), em edição 100% online. Na abertura, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, destacou a riqueza dos temas em debate e o papel orientador e fiscalizador do TCE nesse período de calamidade.


O presidente do TCE parabenizou a organização do evento, que conseguiu reunir, virtualmente, um público superior a dois mil participantes, mesmo diante de todas as adversidades enfrentadas, e concretizar a oitava edição do evento. “Estamos distantes fisicamente, mas essa distância certamente não será impeditiva para o sucesso. A escolha cuidadosa dos temas e a grande participação de gestores públicos demonstram a relevância do encontro. O TCE estará presente nos dois dias. Vamos orientar os gestores que estão encerrando seus mandatos e os que assumirão. Esse trabalho de capacitação já acontece periodicamente e tem se intensificado. O grande intuito do Tribunal é orientar para que não aconteça o dano, nada que venha prejudicar a administração pública”.

 


A abertura do encontro foi mediada pelo jornalista Inácio Aguiar, com a participação da diretora geral da Prática Eventos, Enid Câmara, e do presidente da Associação dos Municípios (Aprece), Nilson Diniz, que apontou a importância do trabalho orientador do TCE.
Na abertura, se pronunciaram o diretor-superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará; o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Guto Mota; o deputado federal, Domingos Neto; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), que ressaltou “a relevância da harmonia entre os poderes e a orientação dos órgãos de controle para o crescimento do Estado”; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Sarto, que citou “o empenho do Governo na luta contra a pandemia de forma democrática”.

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, enfatizou a necessidade de compreender a função do municipalismo com mais clareza, destacando o papel das administrações nesse momento de pandemia: “É fundamental ter liderança, conhecimento, compromisso, união de propósitos. Os líderes se destacam pelas atitudes, precisamos mobilizar e unir esforços num momento tão grave. Debatermos sobre pandemia e transição governamental é enriquecedor e necessário”.

 

A palestra magna foi feita pelo governador do Ceará, Camilo Santana. “Estamos atravessando a maior crise sanitária da história desse país, que afeta a economia, o emprego e o dia a dia de milhões de pessoas no mundo inteiro. Bem desafiador para o SUS, que atende mais de 82% dos cearenses. Tenho colocado, desde o início, a união partidária de ter orientação única para o enfrentamento da pandemia e que a gente possa compreender os reflexos que a pandemia traz. Levanto sempre as cicatrizes que afloraram nesse momento, o Brasil mostrou o quanto somos um país desigual, de grande quantidade de pobres. Precisamos rever o futuro dessa nação. Somos um dos países mais desiguais do planeta. Esse é um momento de reflexão para reformas profundas da desigualdade”.

 

Na ocasião, o governador destacou o importante papel dos parlamentos para atenderem demandas legislativas e sociais. Também fez um histórico do plano de contingenciamento do Estado no enfrentamento ao Coronavírus. Sobre a reforma tributária, Camilo Santana ressaltou: “não olhe só para o consumo, temos que reduzir a burocracia e colocar imposto único, mais justo. Há grande concentração de riquezas nas mãos de poucos. Essa pandemia mostrou as feridas da pobreza no país, e temos o desafio enorme de retomar o crescimento econômico”.

O debate prosseguiu com palestra do senador cearense, Tasso Jereissati, sobre “Cenário Econômico e o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil”. “infelizmente não posso dar palavras de otimismo em relação à economia este ano, mas no próximo ano devemos dar uma perspectiva mais animadora”.


A programação continuou à tarde, com o painel sobre Finanças, que teve a explanação do vice-presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes. “É fundamental que os gestores públicos tenham método na tomada de decisões. Em alguns Municípios o impacto foi bem maior que em outros. É necessário observar a heterogeneidade dos municípios. Os administradores também devem reforçar a transparência no sentido mais amplo, de accountability, o dever de cultivar os seus atos, se comunicar com a população, mostrar como estão gastando nesse momento em que as normas são mais flexíveis. Mas, é fundamental que os gestores entendam que as dispensas se aplicam apenas para os gastos relacionados à Pandemia”.

“Crise também é oportunidade”, disse Edilberto Pontes, aproveitando para orientar os gestores que esse pode ser o momento de reavaliar os demais gastos dos municípios, adiando o que for possível.

No mesmo painel, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, apontou a necessidade das reformas que, segundo ele, precisam acontecer. “O Brasil tem um sistema tributário extremamente complexo, que até um certo ponto chega a ser disfuncional e injusto”.

O evento, que prossegue durante esta quarta (24), terá, na programação, um painel sobre “Encerramento de mandatos e transições de governo municipais”, com a participação do presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida