Pular para o conteúdo principal

Medicina avança nos tratamentos 42 anos após o primeiro Bebê de Proveta

O sonho de muitos casais com dificuldade em engravidar e constituir uma família viu um novo capítulo promissor surgir há 42 anos.

Foi em 25 de julho de 1978 que nascia Louise Joy Brown, o primeiro bebê por fertilização in vitro (FIV) da história, na Inglaterra.

De lá para cá, muito na medicina reprodutiva evoluiu. Já são mais de oito milhões de bebês nascidos por meio dos métodos de reprodução assistida. Os tratamentos também se tornaram menos invasivos e mais eficazes.

Mas mesmo depois de quatro décadas ainda há temas que geram bastante discussão e controvérsia quando o assunto é reprodução humana assistida.





Para o médico especialista em Medicina Reprodutiva, Daniel Diógenes (fotos), muito do que se debate sobre ética nos tratamentos é motivado pela falta de regulamentação que norteie os procedimentos no mundo. 

"Cada País é responsável por sua regulamentação e muitos ainda nem possuem. Isso faz com que um procedimento que é proibido em um país, seja permitido em outro e com isso amplie essa discussão", afirma.

O Brasil, por exemplo, não tem nenhuma Lei  para a Medicina Reprodutiva. O que regulamenta os procedimentos e tratamentos são normativas do Conselho Federal de Medicina, que desde 1992 (oito anos após o nascimento do primeiro bebê FIV no país) vem trabalhando para orientar os profissionais da área. Desde a primeira publicação, o Conselho já atualizou as normativas quatro vezes (2010, 2013, 2015 e 2017).

"As mudanças levam sempre em consideração não só os avanços na própria medicina, mas também questões éticas", afirma Daniel Diógenes, que também é diretor da Fertibaby Ceará, clínica que atua na medicina reprodutiva no Ceará e com parceria com médicos de Portugal para tratamentos de pacientes da Europa em Fortaleza.

"Veja por exemplo temas como venda de óvulos, sêmen e de características do doador. São temas que envolvem questões éticas e que hoje são tratadas de diferentes formas em cada país, levando pacientes a viajar para realizar procedimentos em outro país porque onde ela reside não são permitidos", ressalta o especialista.

Nos Estados Unidos, por exemplo, apesar de ser considerado ilegal a venda de óvulos e sêmen, os doadores recebem uma compensação financeira. "Muitos bancos de doação informam que a compensação é para cobrir gastos do doador. No caso de mulheres, a depender do estado ou do banco de doação, os valores podem variar de cinco a 12 mil dólares", conta Daniel Diógenes.

No Brasil, a doação de óvulos com compensação financeira para a doadora não é permitido pelo Conselho Federal de Medicina. "O que é permitido é doação do óvulo para redução dos custos no tratamento de fertilização próprio ou de uma parente ou amiga, onde seus óvulos serão doados para outras mulheres", diz o especialista.

No Brasil, a escolha das características do doador também não é permitida, ao contrário, por exemplo, dos Estados Unidos e de certos países da Europa. "Alguns bancos permitem que você tenha características como cor dos olhos, do cabelo, altura, origem, chegando até mostrar foto atual ou de quando criança do doador ou doadora. Em alguns países da Europa inclusive o doador pode estar aberto a conhecer o bebê", revela o médico. Já no Brasil pode-se sim escolher as características, não pode ver foto ou ter contato, conhecer o doador ou doadora, portanto não pode escolher o doador ou doadora.

Já o tratamento de fertilização in vitro para casais homoafetivos é permitido no Brasil desde 2011, enquanto em alguns países esse tratamento ainda não é uma realidade. "É triste, mas ainda temos lugares no mundo que não autorizam o tratamento para os casais do mesmo sexo como a Rússia, a Polônia, Ucrânia, Chipre". comenta Daniel Diógenes.

Confira os temas que ainda geram polêmicas e como eles são tratados no Brasil, Estados Unidos e Europa:

Situação
Países
Brasil
Estados Unidos 
Europa
Doação de óvulos
- A venda é ilegal
- É permitido redução do custo de tratamento da paciente por meio de doação a outras mulheres
- Permitido doação de óvulos de amigas/família a outras mulheres para ajudar na redução dos custos de tratamento.  
- Venda é ilegal
- Permitido compensação financeira à mulher por ter passado pelo processo
- Venda é ilegal
- Na maioria dos países é permitido compensação financeira à mulher por ter passado pelo processo. 
Doação de Sêmen
- Venda é ilegal
- Doação permitida, mas sem compensação financeira.
- Venda é ilegal
- Doação é permitida e se feita através de bancos de doações, o doador pode receber compensação financeira para cobrir custos, 
- Venda é ilegal
- Doação é permitida e a depender dos países, há variação no valor de compensação paga ao doador pelos custos.
Escolha do doador
- Não é permitido
Permitido, mas pode variar conforme cada estado. É possível escolher característica do doador e inclusive ver fotos, que podem ser de quando criança ou atual. Em alguns bancos é possível ter contato com o doador.  
Permitido, mas varia conforme cada país. É possível escolher características do doador ou ter acesso a testes de personalidades (a depender do banco de doadores). Em alguns países o doador pode inclusive estar aberto a conhecer a criança.
Reprodução assistida casais homoafetivos
- Permitido desde 2011 pelo CFM respeitando as normativas.
- Permitido
- Permitido na maioria dos países. Polônia, Ucrânia, Chipre não permitem, por exemplo.
Fertilização com material genético de pessoas post-mortem
- Permitido
- Permitido
- Permitido

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo