Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio participa do lançamento da plataforma TrendsCE



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) participou, na noite desta quarta-feira (8), do lançamento oficial da plataforma TrendsCE.


A ferramenta pretende impulsionar o cenário econômico local por meio da elaboração de conteúdos estratégicos e da conexão entre negócios e investimentos.


Debatendo o tema 'Retomada do Crescimento Econômico e Políticas de Desenvolvimento Regional', a videoconferência reuniu relevantes nomes da economia brasileira, incluindo representantes do setor produtivo e da administração pública.

Mediada pela jornalista Mara Luquet, a discussão contou com a participação do secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiece), Ricardo Cavalcante; e do presidente do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola.

Em sua fala, Roberto Cláudio comentou as atuais circunstâncias macroeconômicas de Fortaleza, prospectou cenários pós-pandêmicos, destacou as principais ações em execução no âmbito Municipal e enfatizou o papel da administração pública para a captação de investimentos.

“Fortaleza tem uma economia fortemente vinculada às atividades comerciais e à prestação de serviços. A indústria se destaca nesse cenário. Gerar ambientes que atribuam confiança, segurança e estabilidade às relações entre os empreendedores e o governo é fundamental. Isso se dá por meio de marcos regulatórios, de políticas fiscais e governamentais, além da observação de variáveis econômicas”, introduziu.

O gestor destacou, na oportunidade, a relevância da plataforma Fortaleza Competitiva, que visa à desburocratização de processos e ao impulsionamento de negócios locais. “A iniciativa, construída a muitas mãos é um compromisso de governo. A ferramenta Fortaleza Online tem informatizado e desburocratizado processos, como a emissão de alvarás. Com isso, tem se tornado referência nacional ao mudar a relação do empreendedor com a Cidade em perspectiva regulatória”, detalhou.


As ações simultâneas em implantação ao longo da atual gestão incluem leis urbanísticas, incentivos fiscais, tributos municipais, flexibilização do uso da ocupação do solo e adensamento de corredores estratégicos em diversos territórios da Cidade. De acordo com o Prefeito, os arranjos público-privados fortalecem o cenário local. “O Governo tem que ser eficiente, presente e forte. Operações urbanas consorciadas, parcerias público-privadas e concessões são oportunidades para entender onde há convergências de interesses”, defendeu.

O estímulo ao empreendedorismo local incorpora, ainda, múltiplas iniciativas. “Podemos mencionar, além do Fundo de Aval e do Fundo do Município para Microempreendedores Individuais (MEIs), o Programa Meu Bairro Empreendedor, que trabalha a dimensão da economia local por meio da capacitação profissional, do acesso ao microcrédito e da implantação da Rua do Comércio. Há duas áreas alcançadas, Grande Bom Jardim e Grande Mucuripe, e oito territórios em implantação”, informou.

Paralelamente, alternativas ao acesso à renda entraram em pauta. “A implantação de Ecopontos e de Ecopolos na Cidade têm potencializado a gestão de resíduos recicláveis e a movimentação do comércio local. Por meio do programa E-Carroceiro, a Prefeitura cadastra os comércios locais e facilita o acesso à renda em troca de resíduos sólidos. Há carroceiros ganhando até R$ 1.800,00 por mês atuando nessa atividade”, acrescentou Roberto Cláudio.

Retomada de Obras em Fortaleza - Em virtude da estabilização do quadro pandêmico na Capital, diversas obras prioritárias seguem em processo de retomada. “Os investimentos públicos municipais, quando bem planejados, são um extraordinário incentivo aos negócios. O retorno das intervenções representa dezenas de milhares de novos empregos”, pontuou.

Nessa perspectiva, o prefeito destacou o papel transformador estimado. “A nova Avenida Beira Mar, o Vila do Mar, os eixos de mobilidade e a remodelação de áreas verdes, entre tantas outras obras, irão viabilizar diversas transformações por meio do cumprimento de uma agenda econômica”, afirmou.

Ações assistenciais - A Pandemia do Novo Coronavírus vem estimulando, há meses, políticas assistenciais destinadas à população vulnerável da Capital. Questionado acerca da temática, o Gestor citou as iniciativas de segurança alimentar desprendidas a favor de diversas categorias, incluindo beneficiários do Bolsa Família, profissionais autônomos e alunos da Rede Municipal de Ensino.

No tocante à capacidade administrativa, o Roberto Cláudio destacou a união de esforços entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. "Por meio da criação de um comitê local, temos construído consensos entre as entidades do setor produtivo, o Ministério Público, a Justiça e o Poder Legislativo. Dessa forma, temos pactuado decisões. Os decretos mostram o caminho da liderança, da transparência, da mobilização e da conquista da aderência", disse.

Antecipação do 13º Salário - Durante a videoconferência, o prefeito reiterou a antecipação de 40% do 13º Salário de servidores municipais para agosto de 2020. “Será um aporte importante de dinheiro injetado na economia local. Cerca de 120 milhões de reais entrarão no mercado”, garantiu.

TrendsCE - Os participantes debateram sobre o potencial agregador da multiplataforma TrendsCE. Para Roberto Cláudio, trata-se de uma criativa e inovadora iniciativa para promover oportunidades de interação e de informação para empreendedores, contemplando interesses em investimentos, fortalecendo a divulgação de ativos e ampliando oportunidades.

O controlador acionista e CEO da plataforma, Marcos André Borges, esclareceu o intuito da proposta. 

“Concebida como um produto de inovação e de tecnologia, esta é uma grande ferramenta de negócios. Estamos possibilitando uma conexão entre quem quer investir e quem tem interesse em receber investimentos. Esse planejamento estratégico participativo inclui mineração de dados, equipe multidisciplinar, gestores públicos e profissionais especialistas em diversas áreas de atuação”, explicou.

Maurício Filizola ressaltou o papel da cooperação diante das circunstâncias vigentes. “O Estado do Ceará valoriza o que tem sido construído ao longo dos governos e dos legados. Temos atitudes construtivas, olhares de crescimento. Ao longo da retomada da economia, estamos somando forças para a valorização do que é nosso, do que é produzido, das nossas belezas naturais, do nosso povo. O legado da pandemia será o espírito de cooperação para construir iniciativas como esta”, finalizou.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).