Pular para o conteúdo principal

'Anatomia do Filme' analisa nova produção da Netflix, Série 'Boca a Boca'

Escrita e dirigida pelo cineasta Esmir Filho, a Série 'Boca a Boca', nova produção da Netflix, ganh' destaque pelos temas e pela Estética utilizada em sua construção.

A obra é analisada em edição especial do 'Anatomia do Filme', que acontece nesta sexta-feira (21), às cinco da tarde. O 'Anatomia do Filme' traz Esmir Filho para dissecar seu novo trabalho. 


Dividida em seis episódios de 45 minutos, 'Boca a Boca' estreou, em 25 de junho passado, através do serviço de streaming Netflix. A narrativa se passa no Interior do Brasil e explora a dinâmica das Relações de uma Juventude Hiperconectada quando uma doença contagiosa desconhecida, espalhada pelo beijo, começa a alterar o cotidiano da pacata comunidade.

Responsável por produções como 'Alguma Coisa Assim', 'Sete Anos Depois', 'Os Famosos e Os Duendes da Morte' e 'Saliva', Esmir Filho é apontado por críticos e profissionais da área como um talentoso cineasta da Nova Geração. 

O roteiro de seu novo projeto criativo foi desenvolvido ao lado de Jaqueline Souza, Thais Guisasola, Marcelo Marchi e Juliana Rojas, com a qual compartilha a direção. Além de comentar sua trajetória profissional e produções anteriores, o cineasta Esmir Filho apresenta detalhes da construção e estrutura da obra. Mediam a Live:
  • Coordenador do Curso Básico de Audiovisual do Porto Iracema, Arthur Leite.
  • Cineasta, roteirista e tutora do Laboratório de Cinema, Nina Kopko.
Promovido pelo Centro de Narrativas Audiovisuais do Escola (CENA 15), o 'Anatomia do Filme' é um projeto que convida diretores para uma ‘dissecação’ de filmes significativos em suas carreiras. Já passaram pela ação, presencial e virtualmente, nomes como:
  • Paulo Caldas.
  • Kleber Mendonça Filho.
  • Sérgio Machado.
  • Karim Aïnouz.
  • Armando Praça.
Sinopse da SérieEm uma cidade pecuarista do interior, adolescentes entram em pânico quando são ameaçados por um surto epidêmico causado por uma infecção contagiosa transmitida pelo beijo. Em uma trama contemporânea e misteriosa, a série retrata os desejos de uma juventude conectada em uma realidade física repleta de medo e desconfiança.

Sobre Esmir Filho - Apontado por críticos e profissionais da área como um talentoso cineasta da Nova Geração, Esmir Filho viajou com seus filmes para diversos festivais nacionais e internacionais, colecionando prêmios. Seu primeiro longa- metragem 'Os Famosos e os Duendes da Morte', distribuído pela Warner Bros no Brasil, foi o grande vencedor do Festival do Rio 2009, além de ter sido selecionado para o Festival de Berlim e Locarno e conquistado prêmios de melhor filme, direção e crítica nos festivais de Havana, Valdívia, Granada, Guadalajara. O longa estreou em circuito comercial nos Cinemas da França, Japão e Portugal. É co-autor do hit da Internet 'Tapa na Pantera', com mais de 15 milhões de acessos no YouTube.

Seu curta 'Alguma Coisa Assim' ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2006, enquanto 'Saliva' foi escolhido para ser o curta-metragem representante do Brasil na corrida para o Oscar 2008. 

Em 2012, foi condecorado com o Prêmio de Cinema da Academia Brasileira de Letras (abl). Dirigiu e produziu a peça instalação Live Cinema 'Kollwitzstrasse 52', que ficou em cartaz no Museu de Imagem e Som (MIS), do Rio de Janeiro

Em julho de 2017, lançou seu novo longa-metragem 'Alguma Coisa Assim', uma co-produção Brasil-Alemanha, continuação do curta homônimo premiado em Cannes. Em 2020 lançou 'Boca a Boca', Série Original da Netflix, como showrunner e diretor, e está se preparando para lançar 'Verlust', uma coprodução Brasil-Uruguai com a Globo Filmes.

Sobre os mediadores - Confira os mediadores:

  • Arthur Leite - Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Desde 2017, coordena a formação básica em Cinema do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará. Selecionado pelo projeto Revelando os Brasis, realizou seu primeiro curta-metragem 'Mato Alto – Pedra por Pedra', em 2011, aos 19 anos. Dirigiu 'Abissal' (2016), premiado como Melhor Filme do 21º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e pré-qualificado ao Oscar 2017. Como produtor-executivo, realizou os filmes 'Marie' (2019), 'Nova Iorque' (2018) e 'Baunilha' (2017), dirigidos pelo pernambucano Leo Tabosa. Suas produções, como diretor e produtor, já circularam por todos os continentes e receberam mais de 100 prêmios – incluindo diversos Kikitos e outras premiações nacionais e internacionais. Como curador, Arthur atua desde 2015 no Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema (PE) e na Mostra Curta Vazantes (CE). Como roteirista, desenvolveu a Minissérie Ficcional 'Caminho de Volta', para a TV à Cabo – com consultoria de Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes, tendo co-dirigido com Petrus Cariry. O projeto irá ao ar no segundo semestre de 2020.
  • Nina Kopko - É formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nas áreas de Direção, Preparação de Elenco, Roteiro e Montagem. Entre suas principais realizações, destacam-se: a direção assistente do longa premiado na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2019, 'A Vida Invisível' (direção Karim Aïnouz, 2019) e de 'O Silêncio do Céu' (direção Marco Dutra, 2016); a preparação de elenco do filme ''Dentes (Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2019); a montagem do documentário 'Operações de Garantia da Lei e da Ordem' (Julia Murat e Miguel Ramos, 2017) e de 'Nós' (Pedro Arantes, 2018); a assistência de direção e colaboração do roteiro de 'Guigo Offline' (René Guerra, 2017) e a assistência de direção e pesquisa da Série HQ – Edição Especial (Angelo Defanti, HBO, 2016). Foi supervisora de desenvolvimento de projetos da produtora RT Features entre 2014 e 2015. No momento, trabalha no desenvolvimento de seus projetos pessoais de Roteiro e Direção.
Sobre Porto Iracema das Artes - O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.


Serviço

Edição Especial do 'Anatomia do Filme' analisa Série 'Boca a Boca', nova produção da Netflix.
Sexta (21), às cinco da tarde.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…