Pular para o conteúdo principal



ESA-CE realiza XLIX Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia

Às seis da noite desta terça-feira (17) começa o XLIX Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia com painéis, que abordam os mais diversos aspectos da atuação de advogados e advogadas com a participação de grandes nomes do Mercado Local e Nacional. 


O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceraá) e é transmitido na plataforma de cursos da instituição para os mais de 1.100 inscritos.

As atividades seguem até 27 de novembro. Entre os painelistas confirmados estão:
  • Diretor-geral da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), Ronnie Duarte.
  • Diretor do Instituto Pandectas, Gladston Mamede.
  • Consultora e professora da Radar Gestão para Advogados, Samantha Albini.
  • Professora, palestrante e advogada trabalhista, Adriana Calvo.
- Esse Curso é uma tradição na nossa Escola e esse ano estamos trazendo-o nesse formato diferente, online, mas mantendo a qualidade acadêmica da programação. Estamos empenhados em finalizar o ano de gestão com a promoção de momentos de aprendizado valiosos para os advogados e advogadas, e já planejando as ações para 2021”, afirma o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho.

As temáticas abordadas no curso são:
  • Iniciação e Práticas no Direito Empresarial.
  • Prerrogativas da Advocacia.
  • Prática Tributária.
  • Gestão e Marketing Jurídico.
  • Prática Penal.
  • Imobiliário e Gestão de Conflitos.
  • Direito de Família.
  • Prática Previdenciária.
  • Direito do Consumidor.
  • Prática Trabalhista.
  • Advocacia 4.0: Desafios, Oportunidades e as Novas Habilidades.
  • Jovem Advocacia: Superando Desafios.
O Curso possibilita descontos na anuidade 2021 da OAB-CE para aqueles que participarem efetivamente da programação, cumprindo com pelo menos 75% de presença, e estiverem de acordo com o que determinam os normativos da OAB-CE.

Confira a programação do XLIX Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia: 
  • Terça (17) - Abertura, às 18 horas, com Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE; Vládia Feitosa, vice-presidente da OAB-CE; e Eduardo Pragmácio, presidente da ESA-CE. 19h30 - Tema Iniciação e Práticas no Direito Empresarial com Gladston Mamede/bacharel e doutor em Direito pela UFMG. Diretor do Instituto Pandectas. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
  • Quarta (18) - 18 horas - Tema Prerrogativas da Advocacia com Marcio Vitor Meyer de Albuquerque/formado pela Universidade de Fortaleza–Unifor, em 1998. Especialização em Direito Penal, mestrado em Direito Constitucional, doutorando em Ciências Jurídico-criminais, na universidade de Coimbra. Advogado criminalista e civilista, com atuação desde 1998. Professor universitário de Direito Penal, na Unifor e Centro Universitário Estácio do Ceará. Na OAB, entrou em 2010, como conselheiro estadual, fundando a Comissão de Direito Penitenciário. Em 2015, fez parte da Coordenação Nacional do Sistema Carcerário da OAB Federal. Atualmente, é diretor de prerrogativas e presidente da comissão de direito penitenciário da OAB-CE.///19h30 - Tema Prática Tributária com Raquel Machado Advogada. Doutora (USP) e Mestra em Direito (UFC). Professora de Direito Eleitoral e Direito Administrativo (UFC). Chefe do Departamento de Direito Público da FD-UFC. Professora-Orientadora do Grupo Ágora (UFC).
  • Quinta (19) às 18 horas - Tema Gestão e Marketing Jurídico com Samantha Albini, consultora e Professora da Radar – Gestão para Advogados; Camila Tabatinga, Controller Jurídica. Presidente da Comissão de Gestão Jurídica Estratégica da OAB/CE. Cursando MBA em Gestão na Advocacia.///19h30 - Tema Prática Penal com Ana Paula Rocha, advogada, pós graduada em Direito Penal e Processo penal pela Unifor. Conselheira Suplente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional OAB-CE. Professora de Processo Penal para o Exame de Ordem e prática jurídica. Exerceu a função de Assessora Jurídica na Secretaria de Desenvolvimento Agrário–SDA (2016/2017). Membro da Comissão Especial de Ética e combate à corrupção Eleitoral na Seccional OAB-CE–2016/2018. Atualmente, é presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Ceará–ACRIECE (2018/2022).
  • Segunda (24) às 18 horas - Tema Imobiliário e Gestão de Conflitos com Wyllerson Matias, advogado, professor de Direito da UnoFametro, doutorando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa (Portugal), mestre em Direito e Gestão de Conflitos; e Bruno Felisberto, doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Especialista em Direito Notarial e Registo Predial pelo Centro de Estudos Notariais e Registais (CENoR) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Empresarial pela Unifor. Ex-oficial de Registros Públicos no Rio Grande do Sul. Pesquisador da Academia Brasileira de Direito BRUNO FELISBERTO–Registral Imobiliário e da Escola Nacional de Notários e Registradores. Advogado, assessor jurídico da ANOREG-CE. Professor nas Pós-Graduações da Unifor e Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Membro da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da OAB.
  • Terça (25), às 18 horas - Tema Direito de Família com Mariana Pedrosa, conselheira Estadual OAB-CE, especialista em Direito e Processo Eleitoral pela Faculdade Maurício de Nassau (UniNassau Fortaleza) e Pós-Graduanda em Licitações e Contratações Públicas pela UNI7.///19h30 - Tema Prática Previdenciária com Raphael Castelo Branco, diretor adjunto para Subseccionais da ESA-CE, mestre em Direito Constitucional pela Unifor.
  • Quarta (26) às 18 horas - Tema Direito do Consumidor com Leonardo Leal, presidente da Comissão e Estudo e Concorrência da OAB-CE, diretor acadêmico ESA-CE, doutor em Direito pela UFC, mestre em Direito pela Unifor. 19h30 - Tema Prática Trabalhista com Adriana Calvo, doutora e mestre em Direito do Trabalho, professora, palestrante e advogada trabalhista; e Érica Martins, advogada, graduada e especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Membro das Comissões da OAB-CE da Mulher Advogada (CMA), de Direito do Trabalho (CDT) e de Gestão Jurídica e Estratégia (CGJE).
  • Quinta (27) às 18 horas - Tema Advocacia 4.0: Desafios, Oportunidades e as Novas Habilidades com Ronnie Duarte, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA-Nacional), conselheiro federal da OAB, ex-presidente da OAB-Pernambuco. 19h30 - Tema Jovem Advocacia Superando Desafios com Átila Gomes, diretor adjunto para a Jovem Advocacia ESA-CE; e Rayanna Oliveira, advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, membro da Comissão da Mulher Advogada e conselheira jovem da OAB-CE; e Timóteo Fernando, presidente da Comissão do Advogado em Início de Carreira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Postagens mais visitadas deste blog

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...