Pular para o conteúdo principal



ESA-CE realiza XLIX Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia

Às seis da noite desta terça-feira (17) começa o XLIX Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia com painéis, que abordam os mais diversos aspectos da atuação de advogados e advogadas com a participação de grandes nomes do Mercado Local e Nacional. 


O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceraá) e é transmitido na plataforma de cursos da instituição para os mais de 1.100 inscritos.

As atividades seguem até 27 de novembro. Entre os painelistas confirmados estão:
  • Diretor-geral da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), Ronnie Duarte.
  • Diretor do Instituto Pandectas, Gladston Mamede.
  • Consultora e professora da Radar Gestão para Advogados, Samantha Albini.
  • Professora, palestrante e advogada trabalhista, Adriana Calvo.
- Esse Curso é uma tradição na nossa Escola e esse ano estamos trazendo-o nesse formato diferente, online, mas mantendo a qualidade acadêmica da programação. Estamos empenhados em finalizar o ano de gestão com a promoção de momentos de aprendizado valiosos para os advogados e advogadas, e já planejando as ações para 2021”, afirma o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho.

As temáticas abordadas no curso são:
  • Iniciação e Práticas no Direito Empresarial.
  • Prerrogativas da Advocacia.
  • Prática Tributária.
  • Gestão e Marketing Jurídico.
  • Prática Penal.
  • Imobiliário e Gestão de Conflitos.
  • Direito de Família.
  • Prática Previdenciária.
  • Direito do Consumidor.
  • Prática Trabalhista.
  • Advocacia 4.0: Desafios, Oportunidades e as Novas Habilidades.
  • Jovem Advocacia: Superando Desafios.
O Curso possibilita descontos na anuidade 2021 da OAB-CE para aqueles que participarem efetivamente da programação, cumprindo com pelo menos 75% de presença, e estiverem de acordo com o que determinam os normativos da OAB-CE.

Confira a programação do XLIX Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia: 
  • Terça (17)Abertura, às 18 horas, com Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE; Vládia Feitosa, vice-presidente da OAB-CE; e Eduardo Pragmácio, presidente da ESA-CE. 19h30 - Tema Iniciação e Práticas no Direito Empresarial com Gladston Mamede/bacharel e doutor em Direito pela UFMG. Diretor do Instituto Pandectas. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
  • Quarta (18) - 18 horas - Tema Prerrogativas da Advocacia com Marcio Vitor Meyer de Albuquerque/formado pela Universidade de Fortaleza–Unifor, em 1998. Especialização em Direito Penal, mestrado em Direito Constitucional, doutorando em Ciências Jurídico-criminais, na universidade de Coimbra. Advogado criminalista e civilista, com atuação desde 1998. Professor universitário de Direito Penal, na Unifor e Centro Universitário Estácio do Ceará. Na OAB, entrou em 2010, como conselheiro estadual, fundando a Comissão de Direito Penitenciário. Em 2015, fez parte da Coordenação Nacional do Sistema Carcerário da OAB Federal. Atualmente, é diretor de prerrogativas e presidente da comissão de direito penitenciário da OAB-CE.///19h30 - Tema Prática Tributária com Raquel Machado Advogada. Doutora (USP) e Mestra em Direito (UFC). Professora de Direito Eleitoral e Direito Administrativo (UFC). Chefe do Departamento de Direito Público da FD-UFC. Professora-Orientadora do Grupo Ágora (UFC).
  • Quinta (19) às 18 horas - Tema Gestão e Marketing Jurídico com Samantha Albini, consultora e Professora da Radar – Gestão para Advogados; Camila Tabatinga, Controller Jurídica. Presidente da Comissão de Gestão Jurídica Estratégica da OAB/CE. Cursando MBA em Gestão na Advocacia.///19h30 - Tema Prática Penal com Ana Paula Rocha, advogada, pós graduada em Direito Penal e Processo penal pela Unifor. Conselheira Suplente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional OAB-CE. Professora de Processo Penal para o Exame de Ordem e prática jurídica. Exerceu a função de Assessora Jurídica na Secretaria de Desenvolvimento Agrário–SDA (2016/2017). Membro da Comissão Especial de Ética e combate à corrupção Eleitoral na Seccional OAB-CE–2016/2018. Atualmente, é presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Ceará–ACRIECE (2018/2022).
  • Segunda (24) às 18 horas - Tema Imobiliário e Gestão de Conflitos com Wyllerson Matias, advogado, professor de Direito da UnoFametro, doutorando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa (Portugal), mestre em Direito e Gestão de Conflitos; e Bruno Felisberto, doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Especialista em Direito Notarial e Registo Predial pelo Centro de Estudos Notariais e Registais (CENoR) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Empresarial pela Unifor. Ex-oficial de Registros Públicos no Rio Grande do Sul. Pesquisador da Academia Brasileira de Direito BRUNO FELISBERTO–Registral Imobiliário e da Escola Nacional de Notários e Registradores. Advogado, assessor jurídico da ANOREG-CE. Professor nas Pós-Graduações da Unifor e Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Membro da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da OAB.
  • Terça (25), às 18 horas - Tema Direito de Família com Mariana Pedrosa, conselheira Estadual OAB-CE, especialista em Direito e Processo Eleitoral pela Faculdade Maurício de Nassau (UniNassau Fortaleza) e Pós-Graduanda em Licitações e Contratações Públicas pela UNI7.///19h30 - Tema Prática Previdenciária com Raphael Castelo Branco, diretor adjunto para Subseccionais da ESA-CE, mestre em Direito Constitucional pela Unifor.
  • Quarta (26) às 18 horas - Tema Direito do Consumidor com Leonardo Leal, presidente da Comissão e Estudo e Concorrência da OAB-CE, diretor acadêmico ESA-CE, doutor em Direito pela UFC, mestre em Direito pela Unifor. 19h30 - Tema Prática Trabalhista com Adriana Calvo, doutora e mestre em Direito do Trabalho, professora, palestrante e advogada trabalhista; e Érica Martins, advogada, graduada e especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Membro das Comissões da OAB-CE da Mulher Advogada (CMA), de Direito do Trabalho (CDT) e de Gestão Jurídica e Estratégia (CGJE).
  • Quinta (27) às 18 horas - Tema Advocacia 4.0: Desafios, Oportunidades e as Novas Habilidades com Ronnie Duarte, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA-Nacional), conselheiro federal da OAB, ex-presidente da OAB-Pernambuco. 19h30 - Tema Jovem Advocacia Superando Desafios com Átila Gomes, diretor adjunto para a Jovem Advocacia ESA-CE; e Rayanna Oliveira, advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, membro da Comissão da Mulher Advogada e conselheira jovem da OAB-CE; e Timóteo Fernando, presidente da Comissão do Advogado em Início de Carreira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.