Pular para o conteúdo principal

Labomar promove depesca de camarões

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, professor Glauco Lobo Filho (foto Viktor Braga), visitaram o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).


Os dirigentes acompanharam de perto o processo de depesca ou depescagem de camarões cultivados em tanques-viveiro nas pesquisas da unidade avançada. Com 8% do litoral do País, o Ceará é um estado com grande potencial de crescimento na área conhecida como economia do mar, termo que agrega as atividades produtivas diretamente ligadas aos Oceanos, como Pesca, Turismo e Planejamento Urbano Costeiro. O Labomar possui finalidade estratégica para a Universidade nesse contexto, por concentrar ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Articulação com a Indústria.


Os gestores estiveram acompanhados pelo assessor do Gabinete do Reitor, professor Ademar Gondim, sendo recepcionados pela:
  • Diretora do Labomar, professora Ozilea Bezerra Menezes.
  • Vice-diretora, professora Lidriana de Souza Pinheiro.
  • Professor Alberto Nunes.
  • Servidores técnico-administrativos Ariana Barroso e Ricardo Camurça. 
Foi a primeira visita da administração superior àquela unidade do Labomar no município de Eusébio.

Lanoa - No tour pelo equipamento, a comitiva conheceu os viveiros fechados e abertos e as salas de monitoramento, de produção de ração e de estudos, esta última usada com muita frequência pelos mestrandos e doutorandos em Ciências Marinhas Tropicais, programa de pós-graduação do Instituto. Os visitantes conheceram o trabalho desenvolvido nos quatro laboratórios que funcionam na unidade avançada: Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos (Lanoa), Laboratório de Reprodução de Peixes, Laboratório Multifuncional e Laboratório de Produção de Ração.

Primeiramente, houve uma parada para conhecer um experimento que monitora o desenvolvimento de camarões alimentados com diferentes rações, até atingirem o peso comercial – estudo contratado por uma multinacional norueguesa. A espécie com a qual o Instituto trabalha é o Litopenaeus vannamei, conhecido como camarão-de-patas-brancas ou camarão comercial. 

"Já temos 115 trabalhos em desenvolvimento com 54 empresas, geridos por meio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC)", citou o professor Alberto Nunes, coordenador do Lanoa.

Ainda no Lanoa, foi mostrado aos visitantes um mecanismo de alimentação automatizado, acoplado aos viveiros, cujo protótipo foi desenvolvido por um aluno do LABOMAR em seu trabalho de conclusão de curso (TCC). "Produzimos aqui a ração usada nas pesquisas. A cada cinco tanques, mudamos as propriedades da ração, para chegar à melhor condição (com crustáceos de peso, tamanho e saúde ideais) pelo preço mais competitivo. A maioria dos alunos que saem dos nossos cursos vai para a indústria em funções altamente capacitadas", acrescentou Alberto.


Com o crescimento da demanda dos parceiros, o CEAC viu-se na necessidade de "reter" um desses profissionais saídos dos bancos do LABOMAR. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC, Jordana Sampaio é pesquisadora contratada do LANOA, com bolsa da FCPC. Ela explicou no que consiste a depesca, atividade à qual o reitor e o vice-reitor vieram assistir. 

- É o esvaziamento dos tanques de camarões que estão dentro do experimento, para conferência de quantos sobreviveram e verificação se atingiram o peso comercial de 12 gramas e de quais ingredientes adicionados à ração ocasionaram o melhor resultado", afirmou a pesquisadora.

Exemplo de sustentabilidade, o CEAC conta com um processo natural de filtragem da água dos viveiros, rica em matéria orgânica. Todo o líquido passa por um canteiro de plantas conhecidas como sal verde (nome científico Salicornia gaudichaudiana), suculentas de ambiente salino, que filtram os contaminantes antes de devolver a água à natureza, no estuário do Rio Pacoti.

Além de camarões, outras espécies aquáticas como os peixes ariacó, beijupirá, cioba e robalo são objeto de experimentos científicos no CEAC/LABOMAR, tendo como parceiros os mercados interno e externo, com resultados chegando a países como França, Noruega, Canadá e Equador. Da graduação ao doutorado, estudantes do Instituto são envolvidos nas pesquisas, obedecendo a preceitos éticos e de propriedade intelectual que garantem ganhos às duas partes, a academia e o setor produtivo.

O reitor salientou em entrevista que, a partir da aproximação decorrente da visita, a ideia é projetar ainda mais o LABOMAR como centro de referência em Economia do Mar.

Já a diretora do Labomar, professora Ozilea Menezes, reforçou que, além de trabalhar com a criação, o Instituto se debruça sobre investigações que visam minimizar enfermidades comuns entre crustáceos e que são um grande desafio para fazendas de produção de camarão.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".