Pular para o conteúdo principal



Labomar promove depesca de camarões

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, professor Glauco Lobo Filho (foto Viktor Braga), visitaram o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).


Os dirigentes acompanharam de perto o processo de depesca ou depescagem de camarões cultivados em tanques-viveiro nas pesquisas da unidade avançada. Com 8% do litoral do País, o Ceará é um estado com grande potencial de crescimento na área conhecida como economia do mar, termo que agrega as atividades produtivas diretamente ligadas aos Oceanos, como Pesca, Turismo e Planejamento Urbano Costeiro. O Labomar possui finalidade estratégica para a Universidade nesse contexto, por concentrar ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Articulação com a Indústria.


Os gestores estiveram acompanhados pelo assessor do Gabinete do Reitor, professor Ademar Gondim, sendo recepcionados pela:
  • Diretora do Labomar, professora Ozilea Bezerra Menezes.
  • Vice-diretora, professora Lidriana de Souza Pinheiro.
  • Professor Alberto Nunes.
  • Servidores técnico-administrativos Ariana Barroso e Ricardo Camurça. 
Foi a primeira visita da administração superior àquela unidade do Labomar no município de Eusébio.

Lanoa - No tour pelo equipamento, a comitiva conheceu os viveiros fechados e abertos e as salas de monitoramento, de produção de ração e de estudos, esta última usada com muita frequência pelos mestrandos e doutorandos em Ciências Marinhas Tropicais, programa de pós-graduação do Instituto. Os visitantes conheceram o trabalho desenvolvido nos quatro laboratórios que funcionam na unidade avançada: Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos (Lanoa), Laboratório de Reprodução de Peixes, Laboratório Multifuncional e Laboratório de Produção de Ração.

Primeiramente, houve uma parada para conhecer um experimento que monitora o desenvolvimento de camarões alimentados com diferentes rações, até atingirem o peso comercial – estudo contratado por uma multinacional norueguesa. A espécie com a qual o Instituto trabalha é o Litopenaeus vannamei, conhecido como camarão-de-patas-brancas ou camarão comercial. 

"Já temos 115 trabalhos em desenvolvimento com 54 empresas, geridos por meio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC)", citou o professor Alberto Nunes, coordenador do Lanoa.

Ainda no Lanoa, foi mostrado aos visitantes um mecanismo de alimentação automatizado, acoplado aos viveiros, cujo protótipo foi desenvolvido por um aluno do LABOMAR em seu trabalho de conclusão de curso (TCC). "Produzimos aqui a ração usada nas pesquisas. A cada cinco tanques, mudamos as propriedades da ração, para chegar à melhor condição (com crustáceos de peso, tamanho e saúde ideais) pelo preço mais competitivo. A maioria dos alunos que saem dos nossos cursos vai para a indústria em funções altamente capacitadas", acrescentou Alberto.


Com o crescimento da demanda dos parceiros, o CEAC viu-se na necessidade de "reter" um desses profissionais saídos dos bancos do LABOMAR. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC, Jordana Sampaio é pesquisadora contratada do LANOA, com bolsa da FCPC. Ela explicou no que consiste a depesca, atividade à qual o reitor e o vice-reitor vieram assistir. 

- É o esvaziamento dos tanques de camarões que estão dentro do experimento, para conferência de quantos sobreviveram e verificação se atingiram o peso comercial de 12 gramas e de quais ingredientes adicionados à ração ocasionaram o melhor resultado", afirmou a pesquisadora.

Exemplo de sustentabilidade, o CEAC conta com um processo natural de filtragem da água dos viveiros, rica em matéria orgânica. Todo o líquido passa por um canteiro de plantas conhecidas como sal verde (nome científico Salicornia gaudichaudiana), suculentas de ambiente salino, que filtram os contaminantes antes de devolver a água à natureza, no estuário do Rio Pacoti.

Além de camarões, outras espécies aquáticas como os peixes ariacó, beijupirá, cioba e robalo são objeto de experimentos científicos no CEAC/LABOMAR, tendo como parceiros os mercados interno e externo, com resultados chegando a países como França, Noruega, Canadá e Equador. Da graduação ao doutorado, estudantes do Instituto são envolvidos nas pesquisas, obedecendo a preceitos éticos e de propriedade intelectual que garantem ganhos às duas partes, a academia e o setor produtivo.

O reitor salientou em entrevista que, a partir da aproximação decorrente da visita, a ideia é projetar ainda mais o LABOMAR como centro de referência em Economia do Mar.

Já a diretora do Labomar, professora Ozilea Menezes, reforçou que, além de trabalhar com a criação, o Instituto se debruça sobre investigações que visam minimizar enfermidades comuns entre crustáceos e que são um grande desafio para fazendas de produção de camarão.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas

McFish voltou e não veio sozinho: McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas e parceria com Duolingo. Marcas se unem para apresentar todo o sabor do McFish & Chips, releitura do típico prato britânico, que combina o McFish com as novas batatas rústicas. Ele está de volta! Para a alegria dos fãs, o McFish retorna ao cardápio do Méqui e traz companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips. Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla. Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um...

Como evitar Inchaço e Cansaço na Folia

Carnaval e a Saúde das Pernas: Como evitar Inchaço e Cansaço durante a Folia. O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano, mas também pode ser um desafio para a Saúde Vascular. O calor, o tempo prolongado em pé e a hidratação inadequada são fatores, que contribuem para o Inchaço e o desconforto, comprometendo o bem-estar dos foliões.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), queixas relacionadas a Inchaço e dor nas pernas aumentam em até 30% no Verão, tornando o tema ainda mais relevante no Carnaval. A cirurgiã vascular e angiologista doutora Ilana Barros explica, que esses sintomas podem ser evitados com cuidados simples, garantindo uma experiência mais saudável e sem intercorrências.  - O calor dilata os vasos sanguíneos, e a permanência prolongada em uma mesma posição pode agravar a retenção de líquidos. Pequenas mudanças de hábito ajudam a minimizar esses efeitos”, ressalta a especialista. Sinais de alerta : Embora o Inch...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas

McFish voltou e não veio sozinho: McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas e parceria com Duolingo. Marcas se unem para apresentar todo o sabor do McFish & Chips, releitura do típico prato britânico, que combina o McFish com as novas batatas rústicas. Ele está de volta! Para a alegria dos fãs, o McFish retorna ao cardápio do Méqui e traz companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips. Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla. Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um...

Como evitar Inchaço e Cansaço na Folia

Carnaval e a Saúde das Pernas: Como evitar Inchaço e Cansaço durante a Folia. O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano, mas também pode ser um desafio para a Saúde Vascular. O calor, o tempo prolongado em pé e a hidratação inadequada são fatores, que contribuem para o Inchaço e o desconforto, comprometendo o bem-estar dos foliões.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), queixas relacionadas a Inchaço e dor nas pernas aumentam em até 30% no Verão, tornando o tema ainda mais relevante no Carnaval. A cirurgiã vascular e angiologista doutora Ilana Barros explica, que esses sintomas podem ser evitados com cuidados simples, garantindo uma experiência mais saudável e sem intercorrências.  - O calor dilata os vasos sanguíneos, e a permanência prolongada em uma mesma posição pode agravar a retenção de líquidos. Pequenas mudanças de hábito ajudam a minimizar esses efeitos”, ressalta a especialista. Sinais de alerta : Embora o Inch...