Pular para o conteúdo principal

Diageo leva o 'Fala Sério' para Pernambuco

Em formato Online devido à Pandemia do Novo Coronavírus, o Programa Fala Sério!, do Instituto Diageo, mais que dobrou a área de atuação no Ceará, levando a adolescentes estudantes de Escolas Públicas atividades educativas sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.

A sensibilização expandiu-se no mapa cearense, alcançando 102 cidades neste ano, diante das 45 cidades onde foi desenvolvida no ano passado, o primeiro do programa. 2020 também marcou a entrada da iniciativa em Pernambuco. 

Neste segundo ano do Fala Sério!, 16.200 estudantes e professores de 240 escolas foram impactados com informações sobre a importância do não consumo precoce de bebidas alcoólicas. O engajamento com a temática demonstra o êxito da adaptação para o meio online. Uma das participantes foi Laís Almeida, 14, aluna da escola Instituto Maria Imaculada, em Pacoti (CE). 

- Tudo o que nos oferecem a gente quer experimentar por ser algo novo pra gente. Então, é importante saber sobre, o que é, quais efeitos causam em nós. Foi muito interessante, é um assunto pouco discutido, não é em toda família que se fala sobre isso”, comenta. 

As mensagens transformaram a visão de Natanael Menezes, de 15 anos, estudantes da Escola Cônego Luís Braga Rocha, em Ibaretama (CE). “Eu sei de coisas hoje em dia que eu não sabia antes e que eu faria antes. Mas, agora, não faço mais porque estou mais consciente sobre os efeitos da bebida alcoólica na adolescência”, ressalta.

Realizado pelo Instituto Diageo em parceria com a Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc) e o Instituto Aliança, o programa chega a ser requisitado pelas escolas devido ao impacto positivo que gera. 

- Transformamos o desafio trazido pela pandemia em oportunidade para ecoar via Internet as mensagens do Fala Sério! e com zelo especial à inclusão, com intérprete de libras no vídeo da nossa peça teatral educativa, tornando-a ainda mais acessível. Temos o intuito de alcançar mais pessoas e localidades em 2021. Nada paralisa nosso trabalho de inspirar nos adolescentes compromisso com seus projetos de vida e com escolhas saudáveis, como não ingerir álcool”, destaca o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

A incorporação do Fala Sério! à sistemática de ensino remoto é bem avaliada pela Seduc.

- Contribuiu consideravelmente com o objetivo de manutenção dos vínculos dos estudantes com a escola e no fortalecimento da integração das famílias, tanto pela temática quanto pela metodologia. Entendemos que, em 2021, o programa deve não apenas continuar, mas ampliar o atendimento para um maior número de escolas da rede”, afirma a coordenadora de gestão pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc), Iane Nobre.

Como acontece o Programa Fala Sério! - O uso das artes cênicas e da linguagem dos jovens conquista o envolvimento dos adolescentes nas duas atividades do programa. A principal consiste, em versão online, em 10 aulas, cada uma com uma hora, sendo 30 minutos para assistir a um vídeo e os 30 minutos seguintes para debater. Os vídeos são trechos de uma peça com histórias fictícias de adolescentes vivendo situações de consumo de bebida alcoólica e desdobramentos como assédio, acidente de trânsito e conflitos familiares. Intitulada “O que você faria?”, a peça instiga os espectadores a debater o que viram e a propor um final. 

A outra atividade é a disciplina eletiva “Adolescência e consumo de álcool na sociedade contemporânea”, de 40 horas. Há capacitação dos alunos em técnicas de teatro e estímulo para que produzam peças autorais sobre o tema. “No processo de adaptação do modelo presencial para o online tivemos cuidado de preservar a essência do programa e seus objetivos centrais, mantendo e fortalecendo o debate e a construção reflexiva de um pensamento voltado a escolhas saudáveis, afirma Elaine Vasconcelos, coordenadora do Instituto Aliança, que operacionaliza o Fala Sério!.

Sobre o Instituto Diageo - O  Instituto  Diageo  é  uma  entidade  sem  fins  lucrativos  que  promove  ações  nas  áreas  de educação,  capacitação  profissional  e  responsabilidade  da  sociedade  na  sua  relação  com  as bebidas  alcoólicas.  Entre  as  iniciativas  do  instituto,  lançado  em  abril  de  2019,  destacam-se três  programas:  Learning  for  Life,  que  capacita  jovens  de  baixa  renda  para  atuação  como bartenders;  Fala  Sério!  que sensibiliza  sobre  o  não  consumo  de  bebidas  alcoólicas  por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que realiza capacitação em artesanato com palha de carnaúba  para  comunidades  e  para  internas  do  sistema  penitenciário  feminino  do  Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Sobre a Diageo - A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.