Pular para o conteúdo principal

Diageo leva o 'Fala Sério' para Pernambuco

Em formato Online devido à Pandemia do Novo Coronavírus, o Programa Fala Sério!, do Instituto Diageo, mais que dobrou a área de atuação no Ceará, levando a adolescentes estudantes de Escolas Públicas atividades educativas sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.

A sensibilização expandiu-se no mapa cearense, alcançando 102 cidades neste ano, diante das 45 cidades onde foi desenvolvida no ano passado, o primeiro do programa. 2020 também marcou a entrada da iniciativa em Pernambuco. 

Neste segundo ano do Fala Sério!, 16.200 estudantes e professores de 240 escolas foram impactados com informações sobre a importância do não consumo precoce de bebidas alcoólicas. O engajamento com a temática demonstra o êxito da adaptação para o meio online. Uma das participantes foi Laís Almeida, 14, aluna da escola Instituto Maria Imaculada, em Pacoti (CE). 

- Tudo o que nos oferecem a gente quer experimentar por ser algo novo pra gente. Então, é importante saber sobre, o que é, quais efeitos causam em nós. Foi muito interessante, é um assunto pouco discutido, não é em toda família que se fala sobre isso”, comenta. 

As mensagens transformaram a visão de Natanael Menezes, de 15 anos, estudantes da Escola Cônego Luís Braga Rocha, em Ibaretama (CE). “Eu sei de coisas hoje em dia que eu não sabia antes e que eu faria antes. Mas, agora, não faço mais porque estou mais consciente sobre os efeitos da bebida alcoólica na adolescência”, ressalta.

Realizado pelo Instituto Diageo em parceria com a Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc) e o Instituto Aliança, o programa chega a ser requisitado pelas escolas devido ao impacto positivo que gera. 

- Transformamos o desafio trazido pela pandemia em oportunidade para ecoar via Internet as mensagens do Fala Sério! e com zelo especial à inclusão, com intérprete de libras no vídeo da nossa peça teatral educativa, tornando-a ainda mais acessível. Temos o intuito de alcançar mais pessoas e localidades em 2021. Nada paralisa nosso trabalho de inspirar nos adolescentes compromisso com seus projetos de vida e com escolhas saudáveis, como não ingerir álcool”, destaca o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

A incorporação do Fala Sério! à sistemática de ensino remoto é bem avaliada pela Seduc.

- Contribuiu consideravelmente com o objetivo de manutenção dos vínculos dos estudantes com a escola e no fortalecimento da integração das famílias, tanto pela temática quanto pela metodologia. Entendemos que, em 2021, o programa deve não apenas continuar, mas ampliar o atendimento para um maior número de escolas da rede”, afirma a coordenadora de gestão pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc), Iane Nobre.

Como acontece o Programa Fala Sério! - O uso das artes cênicas e da linguagem dos jovens conquista o envolvimento dos adolescentes nas duas atividades do programa. A principal consiste, em versão online, em 10 aulas, cada uma com uma hora, sendo 30 minutos para assistir a um vídeo e os 30 minutos seguintes para debater. Os vídeos são trechos de uma peça com histórias fictícias de adolescentes vivendo situações de consumo de bebida alcoólica e desdobramentos como assédio, acidente de trânsito e conflitos familiares. Intitulada “O que você faria?”, a peça instiga os espectadores a debater o que viram e a propor um final. 

A outra atividade é a disciplina eletiva “Adolescência e consumo de álcool na sociedade contemporânea”, de 40 horas. Há capacitação dos alunos em técnicas de teatro e estímulo para que produzam peças autorais sobre o tema. “No processo de adaptação do modelo presencial para o online tivemos cuidado de preservar a essência do programa e seus objetivos centrais, mantendo e fortalecendo o debate e a construção reflexiva de um pensamento voltado a escolhas saudáveis, afirma Elaine Vasconcelos, coordenadora do Instituto Aliança, que operacionaliza o Fala Sério!.

Sobre o Instituto Diageo - O  Instituto  Diageo  é  uma  entidade  sem  fins  lucrativos  que  promove  ações  nas  áreas  de educação,  capacitação  profissional  e  responsabilidade  da  sociedade  na  sua  relação  com  as bebidas  alcoólicas.  Entre  as  iniciativas  do  instituto,  lançado  em  abril  de  2019,  destacam-se três  programas:  Learning  for  Life,  que  capacita  jovens  de  baixa  renda  para  atuação  como bartenders;  Fala  Sério!  que sensibiliza  sobre  o  não  consumo  de  bebidas  alcoólicas  por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que realiza capacitação em artesanato com palha de carnaúba  para  comunidades  e  para  internas  do  sistema  penitenciário  feminino  do  Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Sobre a Diageo - A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n