Pular para o conteúdo principal

ALCE aprova Programa de Capacitação às vítimas de violência

 A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) aprovou mais uma proposta da deputada estadual Érika Amorim (PSD) no que diz respeito à defesa da mulher vítima de violência no Ceará.

Trata-se do Projeto de Indicação 215/2021, que visa instituir o 'Programa Tem Saída', prestando apoio para que elas retomem suas vidas, também, na esfera profissional. 

Procuradora adjunta da Mulher no Legislativo, a deputada pontua que o Projeto “oferece condições de autonomia financeira por meio de programa de qualificação profissional, de geração de emprego e renda e intermediação de mão de obra, mobilizando empresas para disponibilizarem vagas de contratação e oportunidades de trabalho para essas mulheres".

De acordo com a justificativa do Projeto, o Ceará se destaca negativamente no ranking dos Estados com mais registros de denúncias de violência contra o público feminino, figurando no 7° lugar (dados levantados a partir do consolidado de 2020 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos). 

Érika Amorim (foto) ressalta, que o Projeto de Indicação sugere que todas as empresas terceirizadas, que tenham parceria com o Governo do Ceará, deverão prever percentual mínimo de 5% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

- A reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho é, também, ressignificar suas vidas, trazendo por meio da autonomia profissional a condição de liberdade tão esperada", destaca Erika Amorim.

Agora, o Projeto segue para as mãos do governador Camilo Santana, que poderá encaminhá-lo novamente à Assembleia, por meio de uma mensagem para apreciação e, posteriormente, promulgação.

LINFOMAS - No Dia Mundial de Conscientização Sobre Linfomas (15 de setemnbro), começou a tramitar na ALCE, o Projeto de Lei 459/2021, de Érika Amorim, que dispõe sobre a instituição da Campanha Estadual de Sensibilização e Combate aos Linfomas: Agosto Verde Claro. 

MEDIADOR DE CONFLITO - A ALCE, atendendo a requerimento de Érika Amorim homenageou os mediadores de conflito do Estado, em alusão ao Dia do Mediador Comunitário, celebrado em 14 de setembro. A Sessão Solene foi realizada de forma virtual. 

De acordo com Érika Amorim:

- Trata-se de um singelo e justo reconhecimento à atuação dos mediadores cearenses, considerando que eles são multiplicadores de bons exemplos e comprometidos com o bem-estar coletivo”.

- A Cultura de Paz se dá por meio de uma visão de mundo que busca mediar e resolver conflitos. Nesse sentido, o olhar do acolhimento, do entendimento de que o amor ao próximo deve ser constante nas nossas vidas é o que faz da mediação comunitária um meio de efetivação da pacificação social”, salienta Érika Amorim, terceira secretária da Mesa Diretora da ALCE.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, destaca que o Ceará foi pioneiro no País na criação de uma Mediação Comunitária.

- A partir da criação, em 1977, essa política tomou corpo, com a criação de uma lei nacional. Mas no Ceará nós fomos além, porque entendemos efetivamente que a mediação tinha que partir da própria comunidade, com as pessoas da própria comunidade”, aponta Socorro França.

A promotora de Justiça e coordenadora do Programa de Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec, Ana Claudia Uchoa de Albuquerque, avaliou a data como de grande importância, por reconhecer um trabalho que é modelo a ser seguido por diversos estados do Brasil. 

Na avaliação do procurador-geral de Justiça Plácido Barroso Rios, são os mediadores comunitários “as figuras que saem todos os dias de suas casas para levar a paz em um mundo cercado de conflitos”. Ele manifestou apreço e admiração pelo trabalho desses profissionais.

Em agradecimento à homenagem, a supervisora do Núcleo de Mediação do município de Caucaia, Renata Ximenes Lopes, expressa gratidão com o reconhecimento do Poder Legislativo, enfatizando a importância do papel do mediador.

Na ocasião, foram homenageados os:

  • Núcleos de Mediação do Pirambu, José Walter, Parangaba, Bom Jardim e Antônio Bezerra, em Fortaleza.
  • Núcleos de Mediação da Jurema e Fatene, em Caucaia.
  • Núcleos de Mediação de Pacatuba, Maracanaú, Sobral e Forquilha.
  • Núcleo de Mediação Itinerante.

SETEMBRO AMARELO - O Dia Mundial de Combate ao Suicídio )19 de setembro) foi marcado por uma programação especial na Assembleia Legislativa. De autoria de Érika Amorim, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, foi realizada audiência pública para debater o Programa Vidas Preservadas, criado pelo Ministério Público do Estado em 2018.

Na oportunidade, foram cobrados mais financiamentos para as redes de apoio em Saúde Mental, assim como uma maior integração entre os diferentes setores que compõem essa Rede.

- Índices de depressão e suicídio continuam a crescer, principalmente após a pandemia de Covid-19, quando a Saúde Mental passou a se destacar nas discussões. Precisamos tornar mais céleres os mecanismos de apoio a essas pessoas, mostrando que há um suporte do poder público a quem elas podem recorrer”, diz Erika Amorim.

O promotor Hugo Frota Magalhães, do Ministério Público Estadual, informou que o Vidas Preservadas atua em três eixos:

Sensibilização e visibilidade sobre o tema, que vem sendo desenvolvido desde antes da instituição do Programa, e está em constante ampliação.

Capacitação, que estimula a articulação de uma Rede de Apoio entre Municípios, de forma que estes possam elaborar suas próprias Redes de Assistência, e de que estas dialoguem com a rede estadual.

Mapeamento Urbano, identificando lugares que favoreçam as ações individuais impulsionadas por transtornos psíquicos.

De acordo com Hugo Frota Magalhães, a Saúde Mental, e principalmente o Suicídio e a Depressão, precisam ser monitorados e, a e esses dados, precisa ser atribuído um orçamento que se converta em políticas públicas.

A Assembleia Legislativa, segundo o promotor, pode colaborar muito no sentido de organizar e estruturar um ambiente institucional para estimular a elaboração e implantação de políticas com esse fim. 

Hugo Frota informa que 116 municípios cearenses já aderiram ao Vidas Preservadas e estão com seus planos de ação já consolidados ou em fase de elaboração.

Participaram do debate:

  • Presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde, deputado Guilherme Landim (PDT).
  • Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputado Renato Roseno (Psol).
  • Professora de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Alessandra Xavier.
  • Coordenador de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, Davi Queiroz.
  • Secretária municipal de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.
  • Psiquiatra, professor e coordenador do Programa de Apoio à Vida-Provida, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fábio Gomes de Matos.

VIDAS PRESERVADAS - Programa Vidas Preservadas é uma iniciativa do Ministério Público Estadual que tem como objetivo promover, com o apoio de parceiros, uma abordagem intersetorial da saúde mental, de modo a desenvolver o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense. Mais de 4 mil pessoas já foram afetadas pelas ações do Programa.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da deputada estadual Érika Amorim.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg