Pular para o conteúdo principal



Em cartaz no Vila das Artes Mostra Formação, Memória e Pesquisa em Circo

 A Escola Pública de Circo da Vila das Artes abre inscrições para a mostra "Formação, Memória e Pesquisa em Circo". São, ao todo, oito curso online disponibilizados por meio de videoaulas gravadas. As inscrições seguem até esta quinta-feira (9 de setembro). 

O acesso às aulas ficará liberado de segunda-feira (13) a sexta-feira (24 de setembro), na Plataforma Virtual Google ClassRoom.

Lista de Cursos - Confira detalhes dos cursos.

  • "Movimentos acrobáticos e suas variações. Apreciação e difusão da arte circense" com Beatriz Barros - Beatriz Barros explica a proposta: "Com movimentos acrobáticos de solo abordaremos estrelinhas, reversões, rolamentos, entre outros, e suas variações, partindo da base e prosseguindo com suas evoluções".
  • "A lira movimentando o ar e o público" com Carolynne Vital - Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; movimentos e truques em Lira; movimentos clássicos do circo, posturas estáticas e figuras corporais; coordenação motora no espaço aéreo; e equilíbrio e autoconfiança.
  • "Uma abordagem prática da direção de espetáculos circenses" com Cláudio Ivo - O facilitador Cláudio Ivo explica a proposta: "O espetáculo surge a partir de uma ideia, de um texto, uma música, um roteiro, ou até de uma imagem, de qualquer estímulo; afinal de contas, a arte imita a vida. O elementos que são necessários para a concepção de um número, uma cena, um espetáculo, são diversificados: iluminação, figurino, adereços, aparelhos, o gestual, a música, o artista e seu talento. Para orquestrar todos esses componentes, aparece a batuta do diretor circense, que com maestria coordena a encenação, utilizando-se de recursos técnicos-artísticos, procurando assegurar a realização da obra pretendida".
  • "O Palhaço antes do Nariz" com Francisco Glauber - Voltado para o público infanto-juvenil, o curso pretende ensinar o aluno a criar a personalidade, o estilo e a aparência de seu palhaço.
  • "Memorial da cena circense do Ceará: Palhaça Nada e Palhaço Pimenta", com Jaderson Gonçalves-Apresentação dos resultados de pesquisa em que se realizaram entrevistas com o Mestre Pimenta e com a Palhaça Nada. Janderson comenta a importância do trabalho: "A memória é tão importante para a identidade de um povo, de uma sociedade, de um coletivo que foi chamada pelos filósofos e poetas gregos de Deusa. Rememorar não significa um retorno ao passado, mas sim um encontrar-se com o passado no presente. Portanto ter um olhar cuidadoso com o passado é cuidar da identidade de um povo, de uma cultura".
  • "Palhaçaria Tradicional" com Palhaço Baratinha - O curso será ofertado numa dinâmica que diferencia espetáculo, memória e direção dentro do processo criativo da palhaçaria tradicional. As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas como material de aprendizagem e pesquisa.
  • "O malabares no circo itinerante de lona" com Palhaço Baratinha - Iniciação de malabares para crianças e adultos, com o objetivo de mostrar que todos têm a capacidade de aprender a arte da palhaçaria.
  • "O movimento do corpo no ar, equilíbrio e forças na faixa aéreas" com Rayra Samira - Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; noções básicas sobre segurança, cuidados com o equipamento e preparação corporal para a prática dos aéreos; movimentos e truques com faixas aéreas; e coordenação motora e autoconfiança no espaço aéreo.

Sobre os facilitadores - Confira os perfis dos facilitadores:

  • Beatriz Barros é acrobata contorcionista/aerialista. Iniciou na ginástica rítmica. É graduanda em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, residente do Grande Bom Jardim e trabalhou em circos de lona de pequeno e médio porte, como o Circo Teatro O Pimenta.
  • Carolynne Vital de Sousa foi criada no Circo Tropical, onde aprendeu a praticar Lira aos 8 anos de idade. Sua experiência conta com a realização de oficinas pelo Projeto “Hoje tem Espetáculo” e “Férias no Picadeiro”, da Vila das Artes. Além de apresentações no Circo do Tirulipa e no Circo do Motoca. Atualmente trabalha no Circo América.
  • Cláudio Ivo é ator, diretor de teatro e de circo, palhaço e circense. É instrutor de teatro, circo/palhaçaria e máscara balinesas. É consultor e coordenador artístico dos seguintes festivais: Festival internacional de circo do Estado do Ceará, Festival dos Inhamuns de Circo, Bonecos e Artes de Rua, e Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • Francisco Glauber é artista de rua, palhaço, ator e dramaturgo. Interpreta o palhaço Tio Picolé, possui um canal na Plataforma Youtube chamado "Tio Picolé e Palhaça Sorvetinho", onde produz vídeos de entretenimento para crianças. Atualmente atua na Escola EcoCirco como instrutor de oficinas de palhaçaria, malabares e equilíbrio.
  • Janderson Gonçalves tem graduação e mestrado em Filosofia, na área de ética e estética pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É criador e organizador de convenções cearense e brasileiras de circo. É fundador, coordenador geral e professor de circo da Associação Circolar há 7 anos e foi integrante do grupo CIM por 10 anos. Ministrou cursos de malabarismo, equilibrismo e acrobacia no Centro Cultural Bom Jardim, e oficinas de perna de pau em duas edições do Festival Internacional de Circo do Ceará. Atualmente, trabalha com cenografia, cenotecnia e construção de material para circo, teatro de bonecos e teatro em geral.
  • Palhaço Baratinha é acrobata, trapezista, ensaiador circense e ator. Desde os cinco anos de idade, é palhaço de circo tradicional e malabarista e acrobata de solo e aéreo. Participou de diversos festivais no Ceará e no Nordeste.
  • Ryara Samira é instrutora de faixa aérea e lira na Escola Ecocirco. Iniciou nas artes circenses há oito anos, em apresentações nas duas modalidades. Apresentou-se em circos nacionais (Circo Broadway, Circo do Tirulipa, Word Circo, Circo do Palhaço Soró), e e internacionais (Abuhadba Circo, da Bolívia; e Los Maluenda, do Chile). Atualmente trabalha no América Circo.

Vila das Artes - A Vila das Artes é um Complexo Cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Serviço

  • Mostra Formação, Memória e Pesquisa em Circo
  • Inscrições até quinta-feira (9 de setembro), em www.linktr.ee/viladasartes
  • Acesso às videoaulas: de segunda-feira (13) a sexta-feira (24 de setembro)
  • Plataforma virtual Google Classroom
  • Gratuito
  • Clique aqui para se inscrever.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...