Pular para o conteúdo principal

Em cartaz no Vila das Artes Mostra Formação, Memória e Pesquisa em Circo

 A Escola Pública de Circo da Vila das Artes abre inscrições para a mostra "Formação, Memória e Pesquisa em Circo". São, ao todo, oito curso online disponibilizados por meio de videoaulas gravadas. As inscrições seguem até esta quinta-feira (9 de setembro). 

O acesso às aulas ficará liberado de segunda-feira (13) a sexta-feira (24 de setembro), na Plataforma Virtual Google ClassRoom.

Lista de Cursos - Confira detalhes dos cursos.

  • "Movimentos acrobáticos e suas variações. Apreciação e difusão da arte circense" com Beatriz Barros - Beatriz Barros explica a proposta: "Com movimentos acrobáticos de solo abordaremos estrelinhas, reversões, rolamentos, entre outros, e suas variações, partindo da base e prosseguindo com suas evoluções".
  • "A lira movimentando o ar e o público" com Carolynne Vital - Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; movimentos e truques em Lira; movimentos clássicos do circo, posturas estáticas e figuras corporais; coordenação motora no espaço aéreo; e equilíbrio e autoconfiança.
  • "Uma abordagem prática da direção de espetáculos circenses" com Cláudio Ivo - O facilitador Cláudio Ivo explica a proposta: "O espetáculo surge a partir de uma ideia, de um texto, uma música, um roteiro, ou até de uma imagem, de qualquer estímulo; afinal de contas, a arte imita a vida. O elementos que são necessários para a concepção de um número, uma cena, um espetáculo, são diversificados: iluminação, figurino, adereços, aparelhos, o gestual, a música, o artista e seu talento. Para orquestrar todos esses componentes, aparece a batuta do diretor circense, que com maestria coordena a encenação, utilizando-se de recursos técnicos-artísticos, procurando assegurar a realização da obra pretendida".
  • "O Palhaço antes do Nariz" com Francisco Glauber - Voltado para o público infanto-juvenil, o curso pretende ensinar o aluno a criar a personalidade, o estilo e a aparência de seu palhaço.
  • "Memorial da cena circense do Ceará: Palhaça Nada e Palhaço Pimenta", com Jaderson Gonçalves-Apresentação dos resultados de pesquisa em que se realizaram entrevistas com o Mestre Pimenta e com a Palhaça Nada. Janderson comenta a importância do trabalho: "A memória é tão importante para a identidade de um povo, de uma sociedade, de um coletivo que foi chamada pelos filósofos e poetas gregos de Deusa. Rememorar não significa um retorno ao passado, mas sim um encontrar-se com o passado no presente. Portanto ter um olhar cuidadoso com o passado é cuidar da identidade de um povo, de uma cultura".
  • "Palhaçaria Tradicional" com Palhaço Baratinha - O curso será ofertado numa dinâmica que diferencia espetáculo, memória e direção dentro do processo criativo da palhaçaria tradicional. As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas como material de aprendizagem e pesquisa.
  • "O malabares no circo itinerante de lona" com Palhaço Baratinha - Iniciação de malabares para crianças e adultos, com o objetivo de mostrar que todos têm a capacidade de aprender a arte da palhaçaria.
  • "O movimento do corpo no ar, equilíbrio e forças na faixa aéreas" com Rayra Samira - Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; noções básicas sobre segurança, cuidados com o equipamento e preparação corporal para a prática dos aéreos; movimentos e truques com faixas aéreas; e coordenação motora e autoconfiança no espaço aéreo.

Sobre os facilitadores - Confira os perfis dos facilitadores:

  • Beatriz Barros é acrobata contorcionista/aerialista. Iniciou na ginástica rítmica. É graduanda em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, residente do Grande Bom Jardim e trabalhou em circos de lona de pequeno e médio porte, como o Circo Teatro O Pimenta.
  • Carolynne Vital de Sousa foi criada no Circo Tropical, onde aprendeu a praticar Lira aos 8 anos de idade. Sua experiência conta com a realização de oficinas pelo Projeto “Hoje tem Espetáculo” e “Férias no Picadeiro”, da Vila das Artes. Além de apresentações no Circo do Tirulipa e no Circo do Motoca. Atualmente trabalha no Circo América.
  • Cláudio Ivo é ator, diretor de teatro e de circo, palhaço e circense. É instrutor de teatro, circo/palhaçaria e máscara balinesas. É consultor e coordenador artístico dos seguintes festivais: Festival internacional de circo do Estado do Ceará, Festival dos Inhamuns de Circo, Bonecos e Artes de Rua, e Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • Francisco Glauber é artista de rua, palhaço, ator e dramaturgo. Interpreta o palhaço Tio Picolé, possui um canal na Plataforma Youtube chamado "Tio Picolé e Palhaça Sorvetinho", onde produz vídeos de entretenimento para crianças. Atualmente atua na Escola EcoCirco como instrutor de oficinas de palhaçaria, malabares e equilíbrio.
  • Janderson Gonçalves tem graduação e mestrado em Filosofia, na área de ética e estética pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É criador e organizador de convenções cearense e brasileiras de circo. É fundador, coordenador geral e professor de circo da Associação Circolar há 7 anos e foi integrante do grupo CIM por 10 anos. Ministrou cursos de malabarismo, equilibrismo e acrobacia no Centro Cultural Bom Jardim, e oficinas de perna de pau em duas edições do Festival Internacional de Circo do Ceará. Atualmente, trabalha com cenografia, cenotecnia e construção de material para circo, teatro de bonecos e teatro em geral.
  • Palhaço Baratinha é acrobata, trapezista, ensaiador circense e ator. Desde os cinco anos de idade, é palhaço de circo tradicional e malabarista e acrobata de solo e aéreo. Participou de diversos festivais no Ceará e no Nordeste.
  • Ryara Samira é instrutora de faixa aérea e lira na Escola Ecocirco. Iniciou nas artes circenses há oito anos, em apresentações nas duas modalidades. Apresentou-se em circos nacionais (Circo Broadway, Circo do Tirulipa, Word Circo, Circo do Palhaço Soró), e e internacionais (Abuhadba Circo, da Bolívia; e Los Maluenda, do Chile). Atualmente trabalha no América Circo.

Vila das Artes - A Vila das Artes é um Complexo Cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Serviço

  • Mostra Formação, Memória e Pesquisa em Circo
  • Inscrições até quinta-feira (9 de setembro), em www.linktr.ee/viladasartes
  • Acesso às videoaulas: de segunda-feira (13) a sexta-feira (24 de setembro)
  • Plataforma virtual Google Classroom
  • Gratuito
  • Clique aqui para se inscrever.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".