Pular para o conteúdo principal

Governadora Izolda dá boas-vindas a 2.400 alunos do Curso de Formação de Soldados PMCE


O Governo do Ceará iniciou o Curso de Formação de 2.415 aprovados no Concurso de Soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE).  A aula inaugural, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, contou com as presenças:
  • Governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT).
  • Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, delegado federal Sandro Caron.
  • Comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronal Márcio Oliveira.
  • Diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Clairton Abreu.


A governadora destacou que a solenidade de hoje tem um sentido de responsabilidade, pelo número de policiais que ingressam na corporação. 

- O sentimento hoje é de dever cumprido com os novos policiais militares, pois denota um grande investimento, no caso voltado para o incremento, aumento e fortalecimento da corporação. Nosso Governo vem fazendo isso ao longo desses anos, e fazemos porque entendemos a importância de fortalecer cada vez mais as condições de trabalho, de estruturas e de organização das corporações", apontou Izolda Cela.



Este foi o primeiro concurso da Polícia Militar que contou com cotas para negros (20%) e que ampliou a cota de mulheres para 15%, o que aumentará a representatividade da Corporação desses dois grupos.

- Vocês foram os escolhidos para essa missão por mérito, e vocês foram os melhores, entre os melhores em todas as fases até chegar hoje aqui. Vocês que integram hoje o Sistema de Segurança receberão os melhores treinamentos e os melhores equipamentos para defender o povo cearense. A Polícia ideal é aquela que é admirada e respeitada pelos cidadãos, mas que ao mesmo tempo é temida pelos criminosos. Vocês serão um grande reforço ao time da Segurança Pública do Estado com máxima dedicação e empenho”, ressaltou Sandro Caron.



A chegada dos novos PMs representa um o incremento de 13% dos quadros da Polícia Militar, o que possibilitará a expansão de programas como a interiorização do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) para cidades com mais de 25 mil habitantes e de bases do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger). Além disso, o Governo do Ceará já anunciou um novo Concurso para mil vagas.

- Quero deixar uma mensagem aos neo-integrantes da corporação. Que sejam valorosos integrantes, que possam ser devotados, que respeitem a nossa corporação, respeitem os seus valores notadamente da hierarquia, da disciplina, do amor à causa policial militar. Que a gente possa logo em breve com a formação concluída e mesmo durante a formação nos períodos de estágio levar ao cidadão cearense mais segurança mais confiança no aparelho policial e que a gente possa contribuir para o fortalecimento do sistema de segurança", pontuou o coronel Márcio Oliveira.



Mudança de vida - Devido a uma alteração na Lei Estadual 13.729, de 2006, que trata do Estatuto dos Militares, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2021, o curso de formação, que antes constituía uma fase do Concurso Público, começa logo após a conclusão do certame, com o candidato já integrado à Carreira Militar e sujeito à disciplina e hierarquia militar. Com o novo modelo, os alunos do Curso de Formação de Soldados já serão desde o período de formação, militares estaduais, na condição de Alunos-Soldados.



A nova aluna da Academia de 23 anos, Andressa Turques, credita hoje o dia como inesquecível. 

- Só eu sei o quanto batalhei para estar aqui, e hoje a minha vida muda com o início de uma carreira militar. Mas até aqui foram muitas emoções, passamos por fases que testam a nossa capacidade tanto física, como mental, psicológica e de força. Só tenho a agradecer por esse momento, e com ansiedade para começar logo o meu novo trabalho, que já começa na nossa preparação a partir de hoje”, falou.



Para Ronaldo Santos, a mudança de vida é total, a iniciar pela cidade, pois é natural de Aracaju (SE). 

- Hoje é o dia mais importante da minha vida, e a cada fase, um aprendizado. Sempre sonhei em ser policial militar, e mesmo morando em Sergipe, prestei o concurso e hoje realizo meu sonho. Estamos iniciando uma missão de vida, onde vamos receber a posse e seguir a nossa carreira na área militar. E assim que eu estiver formado, vou trazer a minha esposa para morar comigo, vamos criar nossa família aqui no Ceará. Eu me preparo desde 2017 e o grande dia chegou”, disse.



A jovem Andressa Santos aponta que nunca mais vai deixar de ser militar na vida. 

- Eu só pensava nesse momento, me preparei, lutei por esse sonho. Eu vou mudar, a partir de hoje, não só a minha vida, mas a da minha família. Quero cumprir todos os treinamentos e defender o quanto antes a população cearense, com toda garra e vibração que a PM merece”, agradeceu.



O Curso - O Curso de Formação dos novos soldados é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e tem uma carga-horária de 1.400 horas/aula.

- Hoje é um momento de alegria para todos nós e é um momento também de desafio. Contamos com o apoio e colaboração de todos os servidores que participarão dessa caminhada que se inicia hoje na Academia”, disse o coronel Clairton Abreu.



A Matriz Curricular do Curso – regulamentada pela Portaria 1812/2021-GS (Diário Oficial do Estado do Ceará, de 5 de janeiro de 2022) – conta com disciplinas de Conhecimentos Integrados, Jurídicos e Específicos, abordando assuntos como: 
  • Atendimento Pré-hospitalar.
  • Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente aos Grupos Vulneráveis.
  • Ética.
  • Direitos Humanos.
  • Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
  • Mediação e Resolução de Conflitos.
  • Psicologia das Emergências.
  • Fundamentos de Direito Administrativo, Civil, Constitucional e Penal Militar.
  • Policiamento Comunitário.
  • Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar.
  • Tecnologia da Informação e Comunicação Operacional.
  • Policiamento Comunitário.
  • Policiamento Ostensivo Geral em Viatura.
  • Procedimentos Operacionais da PMCE.
  • Tiro Policial Defensivo.
O Curso de Formação será realizado na sede da Aesp e em Unidades da PMCE, distribuídos nos municípios:
  • Fortaleza.
  • Caucaia.
  • Maracanaú.
  • Paracuru.
  • São Gonçalo do Amarante (Pecém).
  • Maranguape.
  • Sobral.
  • Tianguá.
  • Canindé.
  • Crateús.
  • Itapipoca.
  • Russas.
  • Jaguaribe.
  • Juazeiro do Norte.
  • Brejo Santo.
  • Quixadá.
  • Iguatu.
  • Tauá.
  • Crato.
Com informações de Daniel Herculano e fotos de Carlos Gibaja, Tatiana Fortes e Thiago Gaspar, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.