Pular para o conteúdo principal

Izolda Cela inaugura Centro de Educação Infantil de Uruoca



Um novo espaço com atividades de aprendizagem e desenvolvimento já está disponível às crianças de 0 a 5 anos, com a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Manoel Cardozo dos Santos, em Uruoca. Estiveram presentes na entrega do equipamento a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT) e o prefeito de Uruoca, Kennedy Aquino.



- Estamos aqui com alegria, mas também para prestar contas. Porque nós fazemos de ações como essa uma das prioridades do nosso governo, pois nós precisamos cada vez mais cuidar bem dos mais novinhos. É nossa obrigação. Para que possamos ter a chance de uma sociedade melhor, e de ter um dia uma condição bem melhor do que a que nós temos hoje. E é por isso que nós trabalhamos. Parabenizo ao prefeito de Uruoca por sua dedicação para com a educação do seu município, e ressalto a importância de ter parceiros políticos como ele”, ressaltou a governadora Izolda Cela.

Para construir e equipar o CEI, foram investidos pouco mais de R$ 1,5 milhão, oriundos do Tesouro Estadual e de contrapartida municipal. Esta é a segunda unidade no município viabilizada pelo Programa Mais Infância Ceará. A primeira entregue atende famílias do distrito de Paracuá. A estrutura do novo espaço tem:
  • Quatro Salas de Aula.
  • Laboratório de Informática.
  • Refeitório.
  • Cozinha.
  • Berçário.
  • Fraldário.
  • Dormitório.
  • Copa.
  • Recepção.
  • Playground.



Primeira Infância A governadora Izolda Cela pontuou ainda a importância de cuidar bem das crianças desde cedo, dando a atenção e a educação necessárias dos 0 a 5 anos. 

- Estudos e pesquisas mostram, cada vez mais, que aquilo de bom que acontece nesses primeiros anos das crianças tem uma influência muito positiva naquilo que a pessoa vai ser, na medida em que ela cresce, que ela se desenvolve. Ela pode ser uma pessoa que aprende melhor, pode ser mais saudável, pode ser uma pessoa que estabelece melhor relação com os outros e também uma pessoa que se coloca no mundo do trabalho com mais facilidade”, explicou.



Mãe duplamente feliz - Para Vanielce Lopes, mãe da Maria Daila e também do Gael (ainda no ventre), o momento é de agradecer.

- “Só tenho a agradecer esse momento tão especial que vivemos em nossa cidade. Eu estou emprega, sou auxiliar de professor do Infantil II, e sou mãe. Sabemos da importância de ter um equipamento como esse aqui, que nós podemos deixar nossos filhos com tranquilidade. Muitas mães passam o dia fora, trabalhando. É esse CEI é de tempo integral. Se duvidar minha filha dorme melhor aqui, no ar condicionado, do que em casa. Temos alimentação, hora de aprender e de brincar, tem parque, tem livros, ótima estrutura, tudo do bom e do melhor“, diz a uruoquense.

Com o CEI de Uruoca, já são 89 Centros entregues à população por meio do Programa Mais Infância Ceará, no que se refere ao pilar Tempo de Aprender. As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.

O deputado estadual Sérgio Aguiar falou sobre a importância de se dedicar à Educação, e o exemplo que a governadora dá ao Brasil, através das ações no Ceará. “Você, governadora Izolda, sabe como fortalecer vínculos e laços de afetividade, e do que a educação é capaz de proporcionar às nossas crianças”, disse.



Prefeito agradece - Recebemos aqui um importante equipamento, que faz a diferença e muda a vida de muitas famílias de Uruoca. E com Educação em tempo integral. Governadora, fica o nosso muito obrigado, e afirmo que temos tirado todo e o melhor proveito possível dos incentivos que o Estado nos dá, e na Educação não é diferente”, agradeceu o prefeito de Uruoca,  Kennedy Aquino.



Conscientização Ambiental  No CEI da cidade de Uruoca, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população, pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A Política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância.

Areninha - A governadora do Ceará, Izolda Cela, assinou também em Uruoca a ordem de serviço para construção de uma Areninha no distrito de Campanário. O equipamento terá 1.200 metros quadrados e terá investimento de pouco mais de R$ 292 mil.

Presentes - Estiveram na inauguração:
  • Secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito, representando a secretária de Educação Básica do Ceará, professora Eliana Estrela.
  • Superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
  • Deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT).
Com informações de Daniel Herculano e fotos de Tiago Stille, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores