O desembargador Abelardo Benevides Moraes concorre em chapa única ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). As eleições estão marcadas para 27 de outubro, com votação secreta e eletrônica. Têm direito a voto todos os 53 desembargadores que compõem o Pleno da Corte.
Abelardo Benevides é natural de Mombaça e já foi juiz da Comarca de Tauá.
Além de Benevides, os desembargadores Heráclito Vieira de Souza Neto e Maria Edna Martins também concorrem na chapa aos cargos de vice-presidente e corregedora-geral, respectivamente. Caso eleitos, eles terão mandatos de 2023-2024.
O regimento interno do órgão não permite reeleição para os cargos de direção. Os próximos eleitos vão substituir os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira (atual presidente do TJCE), Abelardo Benevides Moraes (vice-presidente e candidato a presidente) e Paulo Airton Albuquerque Filho (corregedor-geral), escolhidos nas últimas eleições para o biênio 2021-2023.
O TJCE informou que a data da posse da nova diretoria será definida após as eleições. A votação será realizada em sessão única em 27 de outubro, às 13h30, por meio de videoconferência. O público poderá assistir à transmissão em tempo real pelo canal do TJCE no Youtube.
Quem é o candidato a presidente do TJCE-O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes tem 66 anos e é natural de Mombaça, no Centro-Sul do Ceará. Graduou-se em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1978. Ingressou no judiciário em 1984 como juiz de direito da comarca de Ubajara, na Ibiapaba. Atuou também nas comarcas de Jucás, Tauá e Fortaleza entre 1991 e 2006, quando foi nomeado desembargador do TJCE.
No biênio 2013-2014, foi vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), sendo eleito para ocupar a presidência do órgão entre 2015 e 2017. É vice-presidente do TJCE desde fevereiro de 2021 e membro efetivo do órgão especial da Corte.
As inscrições foram abertas por meio do Edital nº 189, publicado no Diário da Justiça no dia 27 de setembro deste ano. Os eleitos terão mandato de dois anos e substituirão, em janeiro de 2023, os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira (atual presidente do TJCE), Abelardo Benevides Moraes (vice-presidente) e Paulo Airton Albuquerque Filho (corregedor-geral), gestores do biênio 2021/2022.
A eleição dos novos dirigentes ocorrerá no próximo dia 27, às 13h30, no Pleno do TJCE, convocado pela Presidência do Tribunal. A sessão ocorrerá por meio de videoconferência, sendo a votação secreta por meio eletrônico, como já vem ocorrendo nas eleições anteriores. O público poderá assistir pelo Canal do TJCE no YouTube.
Tribunal Pleno ou Pleno do TJCE: é formado por todos os 53 desembargadores. Entre as competências está eleger presidente, vice-presidente e corregedor-geral. As sessões ocorrem mediante convocação da Presidência do TJCE.
Mandato no Judiciário: a permanência nos cargos de direção tem duração de dois anos, não permitida reeleição/recondução.
Comentários
Postar um comentário