Pular para o conteúdo principal



Atlântico projeta ações para 2027


O Instituto Atlântico, Instituição de Ciência e Tecnologia Cearense, com sede em Fortaleza, apresentou projeções para os próximos cinco anos nesta quinta-feira (20), decorrente das ações do seu planejamento estratégico plurianual (2023-2027) em curso.

Celebrando 21 anos em 11 de novembro, a instituição prevê superar as incertezas globais do próximo ano e duplicar de tamanho até 2027. O Instituto Atlântico é uma instituição sem fins lucrativos, voltada para a promoção da inovação, pesquisa e desenvolvimento por meio das tecnologias da informação e Comunicação (TIC), consistindo em um dos principais ICTs do Nordeste.

- Trabalhamos sempre antecipando o futuro. Esse é o nosso norte. Desenvolvendo soluções personalizadas para cada cliente no ambiente da tecnologia da informação. Como o mundo todo vem passando pela transformação digital, tornando-se mais digital, é um mercado em crescimento contínuo e está à frente quem entende e antecipa o mercado”, comentou o superintendente do Atlântico, Francisco Moreto.

Os dados de Mercado são relevantes. O Atlântico apresentou crescimento de receita na ordem de 30% em 2020, 116% em 2021 e 39% em 2022. Já na geração de emprego, em 2019 tinha em seu quadro de colaboradores 227 atlantes (termo usado carinhosamente para se referir aos profissionais). Em 2020, esse número subiu para 399. Em 2021, chegou a 600 e em 2022 já conta quase 750 pessoas.

Entre as conquistas ao longo dos 21 anos inovando, registrou 34 patentes, realizou mais de 1.300 projetos, 18 startups, sendo 12 aceleradas, e seis incubadas (desde 2020), conquistou dois prêmios de inovação, e por cinco anos indicada ao GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar, sendo, em 2022, eleita como uma das melhores do Brasil, ocupando a 27ª colocação nacional na categoria de empresa de 100 a 999 colaboradores.

Já em soluções inovadoras desenvolvidas e aplicadas, o Atlântico tem atuação na Indústria eletroeletrônica, elevando a eficiência operacional nos diversos setores da indústria, através de plataformas tecnológicas; na ambiência financeira são realizados projetos, desenvolvimentos e realizações de testes automatizados de sistemas voltados para este setor; na área de energia, o Atlântico tem desenvolvido soluções especializadas para concessionárias no país atendendo requisitos e normas da Aneel que ajudam a ampliar a eficiência e a qualidade do setor.

- Estamos em um mercado que cada vez mais demanda crescimento. A todo momento novas tecnologias são desenvolvidas e o Atlântico tem como filosofia antecipar o futuro, o movimento de mercado. Entender para onde as tecnologias estão se encaminhando faz parte do nosso dia a dia e é o que nos permite pensar e projetar não só soluções, mas para onde devemos crescer”, afirma o gerente de Inovação e Novos Negócios, Luiz Alves.

Projeção para os próximos 5 anos-O resultado desse crescimento está na projeção do Atlântico: para os próximos cinco anos, a organização deve alcançar a marca de R$ 300 milhões em receita e alcançar a geração de cerca de 1.500 empregos altamente qualificados. Atualmente, o corpo de colaboradores é de 606 pessoas contratadas no Ceará e 132 em diversos estados do Brasil.

- Temos apostado em novas soluções e novos segmentos de mercado, desenvolvido novas estratégias não só para os nossos clientes, mas também para os nossos prospects, que são potenciais novos clientes. Acreditamos que podemos escalar receitas em função da nossa excepcional qualidade de entrega e na proatividade em antecipar o domínio tecnológico requerido pelo mercado. Nos últimos 3 anos, temos crescido mais do que o mercado de TI e acredito que vamos seguir nessa toada nos próximos cinco", afirma Francisco Siqueira, gerente executivo Comercial.

Atuação - O Atlântico atua como um grande centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado do Ceará. Atende sua missão de prover soluções científicas e tecnológicas que contribuam para o progresso e bem estar da sociedade ao captar demandas de grandes corporações nacionais e internacionais e transformá-las em desafios para talentos locais. Além disso, o Atlântico atua constantemente na formação de profissionais, com iniciativas como o Atlântico Academy, capacitação gratuita que contribui para a disponibilização de profissionais qualificados para o mercado, já tendo formado 211 profissionais nos primeiros dois ciclos.

O Atlântico investe também no desenvolvimento de novos negócios e no fortalecimento do ambiente local do empreendedorismo. Como agente indutor da geração de novos negócios, lançou sua primeira iniciativa de venture building apresentando ao mercado o Waving Test, uma plataforma de geração de testes automatizados que utiliza soluções low-code e inteligência artificial.

A instituição atua em forte colaboração com o ecossistema de inovação buscando sempre o desenvolvimento de parcerias complementares. Por meio do PRAIA - Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração, lançado em 2020, em parceria com grandes instituições cearenses de P,D&I como o Nutec, ICC Biolabs e Secitece, o Praia conta em seu portfólio com 15 startups, sendo 12 delas do Ceará.

Nova Diretoria-Neste ano, o Atlântico também trouxe mudanças na diretoria. Desde o dia 1º de outubro, Fred Nava, até então diretor executivo, assumiu a presidência e Rafael Batistella passou a ser o diretor executivo da instituição. Ambos atuam no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o CPQD, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina. Francisco Moreto permanece como superintendente do Atlântico.

O Instituto Atlântico-O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, criado para fornecer soluções científicas e tecnológias. Com mais de 20 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. 

Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo.

Em 2021, o GPTW já havia eleito o Atlântico como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil na área de Tecnologia da Informação e uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará. Já em 2022, foi eleito como uma das Melhores Empresas do Brasil de 100 a 999 colaboradores. Atualmente, possui cerca de 750 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 90%, trust index 96 e índice de satisfação do cliente 83%.

As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (21) aos jornalistas:
  • Lauriberto Braga.
  • Lúcia Ribeiro.
  • Rogério Gomes.
  • Iratuan Freitas.
  • Patrícia Porto.
  • Ian Gomes.
  • Samuel Pimentel.
  • Marcellus Rocha.
  • Paulla Pinheiro.
  • Franciane Amaral.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais