Pular para o conteúdo principal

Festival Concreto leva Midiateca ao Cidade Jardim II


O encerramento da 8ª edição do Festival Internacional de Arte Urbana – Festival Concreto acontece em Fortaleza entre 18 e 26 de novembro, celebrando a arte urbana e promovendo diversas intervenções no Complexo Cidade Jardim II, no bairro José Walter, no entorno do Rio Cocó. A edição, que começou em novembro de 2021, em sua primeira fase trouxe destaques como a MasterClass “Muito longe da zona de conforto” com Onesto; sessão de autógrafos com Eduardo Afriacano; Visita Guiada a Bece.

Além disso, o Festival também realizou intervenções artísticas em parceria com artistas internacionalmente renomados. Prédios, ruas, alamedas e muros, ganharam mais cor e vida através das obras dos artistas alemães Doppeldenk (@doppeldenk) e Manuel Gerullis, dos espanhóis Asem Navarro (@asemnavarro) e Rode, da colombiana Gleo da Colômbia (@gleo_co) e da mexicana Mônica Loya (@monicaloya), além de outros artistas.

Agora em novembro, a partir dessa sexta-feira (18), o Evento continua suas atividades de encerramento levando mais Oficinas de Arte, Feirinhas, Apresentações Musicais e muita Arte Urbana para os cerca de 22 mil moradores do Complexo. Através de uma ampla e diversificada programação, o Festival espera fomentar a apreciação artística e aproximá-la do público geral, partindo do conceito de que manifestações artísticas devem ocupar os espaços urbanos e estarem cada vez mais próximas da população, e de que não é preciso sair de seu espaço de convivência ou do estado para consumir Arte.

Foi pensando em impactar públicos de diferentes idades que o Festival Concreto consolidou sua programação de encerramento no Cidade Jardim II. Pinturas de Murais, Tours pelo Complexo, Masterclasses, Apresentações Musicais, Ações Infantis, Projeções Cinematográficas e espaços como a Midiateca Concreto, um ônibus adaptado com Brinquedoteca, Biblioteca, DVDteca e acesso à Internet, fazem parte das ações promovidas. Além disso, há ainda aula de Yoga, conversa com profissionais da Saúde, Oficina de Gastronomia e Feirinhas Criativas com vendedores da comunidade, tudo pensado para que o Festival possa contemplar a todos e fortalecer o Cidade Jardim II.

Narcélio Grud, artista e idealizador do evento, explica a importância de inserir a Arte nos mais diversos espaços e contextos urbanos, inclusive em espaços públicos e residenciais de convivência.

- A ideia do Concreto parte muito da noção de que todas as pessoas devem ter direito ao acesso à arte e que aquilo que entendemos como arte é um universo muito complexo, que vai além de espaços tradicionais como museus, galerias e exposições”, pontua Narcélio Grud.

Cidade Jardim II-Finalizado em 2019, o Complexo Residencial do Cidade Jardim II é composto por 5.968 apartamentos, divididos em quatro etapas, para abrigar cerca de 22 mil pessoas. Os moradores do local são, principalmente, famílias de área de risco do entorno do mangue do Rio Cocó e da Comunidade do Dendê.

- Em uma cidade tão desigual quanto Fortaleza, em que o acesso à arte costuma ser restrito a regiões específicas da cidade, é fundamental transpor essa barreira física e social que garante acesso a atividades artísticas apenas a um grupo privilegiado. Temos que inserir a arte no contexto social de nossas crianças, jovens, adultos e idosos, principalmente em lugares em que essas ações não chegam normalmente, como é o caso do Cidade Jardim II”, explica Narcélio Grud.

Artistas locais-O Festival é um importante impulsionador de artistas locais em início de carreira, fornecendo apoio financeiro, estrutura e materiais para que a classe possa ascender. Todos os artistas que fazem parte do Concreto recebem cachê por sua atuação e passam por treinamento antes do Festival. Além disso, artistas que normalmente não exibem sua arte no contexto urbano são convidados a participar do evento e experimentar trazer seu trabalho para perto do público, nas ruas e nos espaços da cidade.

O Festival, apoiado pela Enel, tem patrocínio da Iquine, Secretaria Estadual de Cultura (Secult Ceará), Instituto Dragão do Mar, Escola Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Sistema Jangadeiro de Comunicação, Instituto Goethe, Casa de Cultura Alemã e Consulado Geral da República Federal da Alemanha.

Confira a Programação completa de encerramento do VIII Festival Concreto

Sexta-feira (18)
Boas-vindas dos artistas
Rolê tour pelo residencial artista e comunidade
Sábado (19)
Início das pinturas dos murais - 9 horas
Domingo (20)
Pintura dos murais - 9 horas
Segunda-feira (21)
Pintura dos murais - 9 horas
Abertura da Midiateca Concreto - 17 horas
Terça-feira (22)
Pintura de murais - 9 horas
Masterclasses com artistas convidados - 19 horas
Quarta-feira (23)
Pintura de murais - 9 horas
Masterclass com artistas convidados - 19 horas
Concreto Vital - 17 horas
Quinta-feira (24)
Pintura de murais - 9 horas
Masterclass com artistas convidados - 19 horas
Concreto Vital - 17 horas
Sexta-feira (25)
Concreto Vital -17 horas
Feirinha criativa - 17 horas
Sábado (26)
Atividades Infantis - 15 horas
Tour com os artistas nos murais - 16 horas
Feirinha criativa - 17 horas
Inauguração Mobiliário Urbano - 18 horas
Apresentação musical de Hip Hop - 18 horas
Video Mapping - 19 horas

Com informações da Capuchino Press/Redação (85) 3267.1425

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".