Pular para o conteúdo principal



Notícias de Saúde


O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu estudantes do curso de técnico de Enfermagem de escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino para o estágio final da formação. A oportunidade visa oportunizá-los a vivenciar, na prática, o dia a dia de um centro cirúrgico e o cuidado integral com o paciente.

A enfermeira e professora da Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Albano, Jamily Soares, explica que, inicialmente, os alunos acompanham e observam qual é o papel do técnico de Enfermagem dentro do ato cirúrgico, atuando na função de circulantes ou de instrumentadores. 

- Com o passar das semanas, eles vão entrando para instrumentar a Cirurgia juntamente com os mais experientes. Ao concluírem o estágio, eles saem preparados para instrumentar qualquer Cirurgia”, afirma.

Segundo a professora, o Helv vem sendo observado desde que se firmou como um hospital referência nos atendimentos a pacientes com Covid-19 nos primeiros anos da pandemia. “Quando retomaram a identidade cirúrgica do Helv, a escola demonstrou interesse em fazer parceria, já que os campos de prática nos centros cirúrgicos de outros hospitais públicos oferecem poucas oportunidades para as escolas técnicas”, comenta Soares.

Experiência-O desafio de ajudar em um procedimento cirúrgico fascina os estudantes do terceiro ano do curso. Mário Lucas diz não ter palavras para descrever a sensação que é instrumentar uma Cirurgia. “Está sendo uma vivência muito além das minhas expectativas. É uma das melhores experiências da minha vida”, garante.

Já a aluna Márcia Pâmela avalia como “incrível” e “desafiadora” a oportunidade e diz estar se identificando bastante com a área. “É um campo [de prática] muito organizado. Estou gostando bastante e espero, no final, identificar-me mais do que já estou”, pontua.

Para Nicoly Lourenço, o que mais chama atenção são as condições estruturais do Helv. “É uma coisa de outro nível. Eu já tinha passado por outros hospitais e também como visitante, e nunca tinha visto um tão organizado”, avalia.

Parceria-A parceria entre as escolas profissionalizantes, por meio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Helv, a partir do ISGH, foi iniciada em maio de 2022. De lá pra cá, a unidade já recebeu mais de 180 alunos, oriundos de quatro escolas da rede estadual. Os estudantes são distribuídos em quatro campos de prática: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Cirúrgica, Central de Materiais e Esterilização (CME) e Centro Cirúrgico.

A coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Cláudia Regina Fernandes, ressalta que o hospital vem colocando em prática a missão da instituição de prover ensino e pesquisa para a rede de saúde do Estado. Para Fernandes, só é possível receber os aprendizes porque a instituição conta com fluxos e protocolos bem definidos, em especial o Protocolo de Cirurgia segura.

- Quando os técnicos de Enfermagem, enfermeiros, anestesistas e cirurgiões compreendem o passo a passo e sabem o que fazer dentro do ato cirúrgico, fica mais fácil inserir apenas os alunos no processo. A acolhida da equipe também foi fundamental para encaixar os alunos nessa rotina”, diz.

O Helv recebe também estagiários de diversas áreas da saúde, residentes e internos médicos. 

- Nós temos o planejamento de expandir o campo de prática para outras especialidades como Farmácia, Nutrição e Psicologia, por exemplo. Estamos abertos para poder, junto com os coordenadores e com a Direção do hospital, expandir para outros setores”, acrescenta Fernandes.



CAUCAIA
- O Hospital Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a primeira Cirurgia Ortopédica usando a técnica de Ilizarov que permite tratar lesões de pacientes com traumas em ossos do corpo. O procedimento foi realizado com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. A unidade é referência na região para traumatologia e realiza cerca de 130 Cirurgias Ortopédicas por mês.

A técnica foi utilizada em um paciente que sofreu fratura exposta na perna, após um acidente de moto. O paciente, Rafael Moreira, de 23 anos, já tinha sido submetido a uma Cirurgia, mas teve infecção local e desenvolveu uma pseudoartrose (complicação na consolidação da fratura). 

De acordo com o ortopedista, Roly Pardo, cerca de 35 % das Cirurgias têm o risco de infeccionar. Para tratar o paciente foi retirada a parte óssea infectada e a partir da nova técnica, utilizando o aparelho fixador circular de Ilizarov, será possível recompor o osso afetado e evitar a amputação do membro. 

- Foram retirados cerca de 5cm do osso da tíbia, mas a expectativa é que em alguns meses a parte óssea cresça regenerada e haja a consolidação da fratura. O aparelho de ilizarov, funciona como um dispositivo que estica lentamente o osso e dessa forma estimula o crescimento”, explica.

O procedimento permitiu que Rafael realizasse a Cirurgia sem precisar sair do município onde mora. 

- Muitas pessoas me disseram que eu só ia conseguir fazer essa Cirurgia em outros hospitais e graças a Deus eu pude fazer aqui no hospital de Caucaia, eu moro aqui próximo não precisei me deslocar, então facilita tudo e eu fico muito agradecido por ter sido bem tratado, os médicos conversaram comigo, me explicaram como seria a Cirurgia e agora é torcer pela recuperação para eu possa voltar a trabalhar”, conta Rafael Moreira. O paciente irá manter o acompanhamento no hospital com consultas clínicas e realização de exames.

Sobre a nova técnica - A técnica de Ilizarov é utilizada em hospitais de grande porte e de alta complexidade. A implantação do procedimento no hospital de Caucaia faz parte do projeto de reestruturação da unidade, implantado na gestão do INTS. A coordenadora da unidade de traumatologia do hospital, Laila Ponte, explica que o hospital preparou uma equipe capacitada para oferecer o novo serviço. 

- Fomos em busca de ortopedistas especialistas neste tipo de Cirurgia, foram feitas novas contratações, preparamos materiais e equipamentos para ter uma estrutura completa e beneficiar outros pacientes”, disse.

A Cirurgia durou cerca de três horas e contou com uma equipe de ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de Radiologia. 

- Graças ao esforço da gestão atual, principalmente, na área ortopédica que está sendo reestruturada com novos equipamentos, reforma da unidade e a formação de uma equipe de profissionais capacitados, nós estamos oferecendo serviços de qualidade que em muitos municípios ainda não é possível realizar”, finaliza Roly Pardo, ortopedista do hospital.

Sobre o Hospital-O Hospital atende em média 9 mil pacientes por mês. A unidade oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico, e Cirurgias de Emergência. 

O Hospital realiza Exames Laboratoriais, Radiografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Ultrassonografia. A unidade passa por requalificação e ampliação da equipe.

Atualmente são 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em Anestesia, Traumatologia, Cirurgião Geral e Clínico Geral.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...