Pular para o conteúdo principal



Notícias de Saúde


O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu estudantes do curso de técnico de Enfermagem de escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino para o estágio final da formação. A oportunidade visa oportunizá-los a vivenciar, na prática, o dia a dia de um centro cirúrgico e o cuidado integral com o paciente.

A enfermeira e professora da Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Albano, Jamily Soares, explica que, inicialmente, os alunos acompanham e observam qual é o papel do técnico de Enfermagem dentro do ato cirúrgico, atuando na função de circulantes ou de instrumentadores. 

- Com o passar das semanas, eles vão entrando para instrumentar a Cirurgia juntamente com os mais experientes. Ao concluírem o estágio, eles saem preparados para instrumentar qualquer Cirurgia”, afirma.

Segundo a professora, o Helv vem sendo observado desde que se firmou como um hospital referência nos atendimentos a pacientes com Covid-19 nos primeiros anos da pandemia. “Quando retomaram a identidade cirúrgica do Helv, a escola demonstrou interesse em fazer parceria, já que os campos de prática nos centros cirúrgicos de outros hospitais públicos oferecem poucas oportunidades para as escolas técnicas”, comenta Soares.

Experiência-O desafio de ajudar em um procedimento cirúrgico fascina os estudantes do terceiro ano do curso. Mário Lucas diz não ter palavras para descrever a sensação que é instrumentar uma Cirurgia. “Está sendo uma vivência muito além das minhas expectativas. É uma das melhores experiências da minha vida”, garante.

Já a aluna Márcia Pâmela avalia como “incrível” e “desafiadora” a oportunidade e diz estar se identificando bastante com a área. “É um campo [de prática] muito organizado. Estou gostando bastante e espero, no final, identificar-me mais do que já estou”, pontua.

Para Nicoly Lourenço, o que mais chama atenção são as condições estruturais do Helv. “É uma coisa de outro nível. Eu já tinha passado por outros hospitais e também como visitante, e nunca tinha visto um tão organizado”, avalia.

Parceria-A parceria entre as escolas profissionalizantes, por meio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Helv, a partir do ISGH, foi iniciada em maio de 2022. De lá pra cá, a unidade já recebeu mais de 180 alunos, oriundos de quatro escolas da rede estadual. Os estudantes são distribuídos em quatro campos de prática: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Cirúrgica, Central de Materiais e Esterilização (CME) e Centro Cirúrgico.

A coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Cláudia Regina Fernandes, ressalta que o hospital vem colocando em prática a missão da instituição de prover ensino e pesquisa para a rede de saúde do Estado. Para Fernandes, só é possível receber os aprendizes porque a instituição conta com fluxos e protocolos bem definidos, em especial o Protocolo de Cirurgia segura.

- Quando os técnicos de Enfermagem, enfermeiros, anestesistas e cirurgiões compreendem o passo a passo e sabem o que fazer dentro do ato cirúrgico, fica mais fácil inserir apenas os alunos no processo. A acolhida da equipe também foi fundamental para encaixar os alunos nessa rotina”, diz.

O Helv recebe também estagiários de diversas áreas da saúde, residentes e internos médicos. 

- Nós temos o planejamento de expandir o campo de prática para outras especialidades como Farmácia, Nutrição e Psicologia, por exemplo. Estamos abertos para poder, junto com os coordenadores e com a Direção do hospital, expandir para outros setores”, acrescenta Fernandes.



CAUCAIA
- O Hospital Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a primeira Cirurgia Ortopédica usando a técnica de Ilizarov que permite tratar lesões de pacientes com traumas em ossos do corpo. O procedimento foi realizado com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. A unidade é referência na região para traumatologia e realiza cerca de 130 Cirurgias Ortopédicas por mês.

A técnica foi utilizada em um paciente que sofreu fratura exposta na perna, após um acidente de moto. O paciente, Rafael Moreira, de 23 anos, já tinha sido submetido a uma Cirurgia, mas teve infecção local e desenvolveu uma pseudoartrose (complicação na consolidação da fratura). 

De acordo com o ortopedista, Roly Pardo, cerca de 35 % das Cirurgias têm o risco de infeccionar. Para tratar o paciente foi retirada a parte óssea infectada e a partir da nova técnica, utilizando o aparelho fixador circular de Ilizarov, será possível recompor o osso afetado e evitar a amputação do membro. 

- Foram retirados cerca de 5cm do osso da tíbia, mas a expectativa é que em alguns meses a parte óssea cresça regenerada e haja a consolidação da fratura. O aparelho de ilizarov, funciona como um dispositivo que estica lentamente o osso e dessa forma estimula o crescimento”, explica.

O procedimento permitiu que Rafael realizasse a Cirurgia sem precisar sair do município onde mora. 

- Muitas pessoas me disseram que eu só ia conseguir fazer essa Cirurgia em outros hospitais e graças a Deus eu pude fazer aqui no hospital de Caucaia, eu moro aqui próximo não precisei me deslocar, então facilita tudo e eu fico muito agradecido por ter sido bem tratado, os médicos conversaram comigo, me explicaram como seria a Cirurgia e agora é torcer pela recuperação para eu possa voltar a trabalhar”, conta Rafael Moreira. O paciente irá manter o acompanhamento no hospital com consultas clínicas e realização de exames.

Sobre a nova técnica - A técnica de Ilizarov é utilizada em hospitais de grande porte e de alta complexidade. A implantação do procedimento no hospital de Caucaia faz parte do projeto de reestruturação da unidade, implantado na gestão do INTS. A coordenadora da unidade de traumatologia do hospital, Laila Ponte, explica que o hospital preparou uma equipe capacitada para oferecer o novo serviço. 

- Fomos em busca de ortopedistas especialistas neste tipo de Cirurgia, foram feitas novas contratações, preparamos materiais e equipamentos para ter uma estrutura completa e beneficiar outros pacientes”, disse.

A Cirurgia durou cerca de três horas e contou com uma equipe de ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de Radiologia. 

- Graças ao esforço da gestão atual, principalmente, na área ortopédica que está sendo reestruturada com novos equipamentos, reforma da unidade e a formação de uma equipe de profissionais capacitados, nós estamos oferecendo serviços de qualidade que em muitos municípios ainda não é possível realizar”, finaliza Roly Pardo, ortopedista do hospital.

Sobre o Hospital-O Hospital atende em média 9 mil pacientes por mês. A unidade oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico, e Cirurgias de Emergência. 

O Hospital realiza Exames Laboratoriais, Radiografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Ultrassonografia. A unidade passa por requalificação e ampliação da equipe.

Atualmente são 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em Anestesia, Traumatologia, Cirurgião Geral e Clínico Geral.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...