Pular para o conteúdo principal

Notícias de Saúde


O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu estudantes do curso de técnico de Enfermagem de escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino para o estágio final da formação. A oportunidade visa oportunizá-los a vivenciar, na prática, o dia a dia de um centro cirúrgico e o cuidado integral com o paciente.

A enfermeira e professora da Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Albano, Jamily Soares, explica que, inicialmente, os alunos acompanham e observam qual é o papel do técnico de Enfermagem dentro do ato cirúrgico, atuando na função de circulantes ou de instrumentadores. 

- Com o passar das semanas, eles vão entrando para instrumentar a Cirurgia juntamente com os mais experientes. Ao concluírem o estágio, eles saem preparados para instrumentar qualquer Cirurgia”, afirma.

Segundo a professora, o Helv vem sendo observado desde que se firmou como um hospital referência nos atendimentos a pacientes com Covid-19 nos primeiros anos da pandemia. “Quando retomaram a identidade cirúrgica do Helv, a escola demonstrou interesse em fazer parceria, já que os campos de prática nos centros cirúrgicos de outros hospitais públicos oferecem poucas oportunidades para as escolas técnicas”, comenta Soares.

Experiência-O desafio de ajudar em um procedimento cirúrgico fascina os estudantes do terceiro ano do curso. Mário Lucas diz não ter palavras para descrever a sensação que é instrumentar uma Cirurgia. “Está sendo uma vivência muito além das minhas expectativas. É uma das melhores experiências da minha vida”, garante.

Já a aluna Márcia Pâmela avalia como “incrível” e “desafiadora” a oportunidade e diz estar se identificando bastante com a área. “É um campo [de prática] muito organizado. Estou gostando bastante e espero, no final, identificar-me mais do que já estou”, pontua.

Para Nicoly Lourenço, o que mais chama atenção são as condições estruturais do Helv. “É uma coisa de outro nível. Eu já tinha passado por outros hospitais e também como visitante, e nunca tinha visto um tão organizado”, avalia.

Parceria-A parceria entre as escolas profissionalizantes, por meio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Helv, a partir do ISGH, foi iniciada em maio de 2022. De lá pra cá, a unidade já recebeu mais de 180 alunos, oriundos de quatro escolas da rede estadual. Os estudantes são distribuídos em quatro campos de prática: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Cirúrgica, Central de Materiais e Esterilização (CME) e Centro Cirúrgico.

A coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Cláudia Regina Fernandes, ressalta que o hospital vem colocando em prática a missão da instituição de prover ensino e pesquisa para a rede de saúde do Estado. Para Fernandes, só é possível receber os aprendizes porque a instituição conta com fluxos e protocolos bem definidos, em especial o Protocolo de Cirurgia segura.

- Quando os técnicos de Enfermagem, enfermeiros, anestesistas e cirurgiões compreendem o passo a passo e sabem o que fazer dentro do ato cirúrgico, fica mais fácil inserir apenas os alunos no processo. A acolhida da equipe também foi fundamental para encaixar os alunos nessa rotina”, diz.

O Helv recebe também estagiários de diversas áreas da saúde, residentes e internos médicos. 

- Nós temos o planejamento de expandir o campo de prática para outras especialidades como Farmácia, Nutrição e Psicologia, por exemplo. Estamos abertos para poder, junto com os coordenadores e com a Direção do hospital, expandir para outros setores”, acrescenta Fernandes.



CAUCAIA
- O Hospital Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a primeira Cirurgia Ortopédica usando a técnica de Ilizarov que permite tratar lesões de pacientes com traumas em ossos do corpo. O procedimento foi realizado com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. A unidade é referência na região para traumatologia e realiza cerca de 130 Cirurgias Ortopédicas por mês.

A técnica foi utilizada em um paciente que sofreu fratura exposta na perna, após um acidente de moto. O paciente, Rafael Moreira, de 23 anos, já tinha sido submetido a uma Cirurgia, mas teve infecção local e desenvolveu uma pseudoartrose (complicação na consolidação da fratura). 

De acordo com o ortopedista, Roly Pardo, cerca de 35 % das Cirurgias têm o risco de infeccionar. Para tratar o paciente foi retirada a parte óssea infectada e a partir da nova técnica, utilizando o aparelho fixador circular de Ilizarov, será possível recompor o osso afetado e evitar a amputação do membro. 

- Foram retirados cerca de 5cm do osso da tíbia, mas a expectativa é que em alguns meses a parte óssea cresça regenerada e haja a consolidação da fratura. O aparelho de ilizarov, funciona como um dispositivo que estica lentamente o osso e dessa forma estimula o crescimento”, explica.

O procedimento permitiu que Rafael realizasse a Cirurgia sem precisar sair do município onde mora. 

- Muitas pessoas me disseram que eu só ia conseguir fazer essa Cirurgia em outros hospitais e graças a Deus eu pude fazer aqui no hospital de Caucaia, eu moro aqui próximo não precisei me deslocar, então facilita tudo e eu fico muito agradecido por ter sido bem tratado, os médicos conversaram comigo, me explicaram como seria a Cirurgia e agora é torcer pela recuperação para eu possa voltar a trabalhar”, conta Rafael Moreira. O paciente irá manter o acompanhamento no hospital com consultas clínicas e realização de exames.

Sobre a nova técnica - A técnica de Ilizarov é utilizada em hospitais de grande porte e de alta complexidade. A implantação do procedimento no hospital de Caucaia faz parte do projeto de reestruturação da unidade, implantado na gestão do INTS. A coordenadora da unidade de traumatologia do hospital, Laila Ponte, explica que o hospital preparou uma equipe capacitada para oferecer o novo serviço. 

- Fomos em busca de ortopedistas especialistas neste tipo de Cirurgia, foram feitas novas contratações, preparamos materiais e equipamentos para ter uma estrutura completa e beneficiar outros pacientes”, disse.

A Cirurgia durou cerca de três horas e contou com uma equipe de ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de Radiologia. 

- Graças ao esforço da gestão atual, principalmente, na área ortopédica que está sendo reestruturada com novos equipamentos, reforma da unidade e a formação de uma equipe de profissionais capacitados, nós estamos oferecendo serviços de qualidade que em muitos municípios ainda não é possível realizar”, finaliza Roly Pardo, ortopedista do hospital.

Sobre o Hospital-O Hospital atende em média 9 mil pacientes por mês. A unidade oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico, e Cirurgias de Emergência. 

O Hospital realiza Exames Laboratoriais, Radiografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Ultrassonografia. A unidade passa por requalificação e ampliação da equipe.

Atualmente são 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em Anestesia, Traumatologia, Cirurgião Geral e Clínico Geral.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²