Pular para o conteúdo principal



Notícias de Saúde


O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu estudantes do curso de técnico de Enfermagem de escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino para o estágio final da formação. A oportunidade visa oportunizá-los a vivenciar, na prática, o dia a dia de um centro cirúrgico e o cuidado integral com o paciente.

A enfermeira e professora da Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Albano, Jamily Soares, explica que, inicialmente, os alunos acompanham e observam qual é o papel do técnico de Enfermagem dentro do ato cirúrgico, atuando na função de circulantes ou de instrumentadores. 

- Com o passar das semanas, eles vão entrando para instrumentar a Cirurgia juntamente com os mais experientes. Ao concluírem o estágio, eles saem preparados para instrumentar qualquer Cirurgia”, afirma.

Segundo a professora, o Helv vem sendo observado desde que se firmou como um hospital referência nos atendimentos a pacientes com Covid-19 nos primeiros anos da pandemia. “Quando retomaram a identidade cirúrgica do Helv, a escola demonstrou interesse em fazer parceria, já que os campos de prática nos centros cirúrgicos de outros hospitais públicos oferecem poucas oportunidades para as escolas técnicas”, comenta Soares.

Experiência-O desafio de ajudar em um procedimento cirúrgico fascina os estudantes do terceiro ano do curso. Mário Lucas diz não ter palavras para descrever a sensação que é instrumentar uma Cirurgia. “Está sendo uma vivência muito além das minhas expectativas. É uma das melhores experiências da minha vida”, garante.

Já a aluna Márcia Pâmela avalia como “incrível” e “desafiadora” a oportunidade e diz estar se identificando bastante com a área. “É um campo [de prática] muito organizado. Estou gostando bastante e espero, no final, identificar-me mais do que já estou”, pontua.

Para Nicoly Lourenço, o que mais chama atenção são as condições estruturais do Helv. “É uma coisa de outro nível. Eu já tinha passado por outros hospitais e também como visitante, e nunca tinha visto um tão organizado”, avalia.

Parceria-A parceria entre as escolas profissionalizantes, por meio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Helv, a partir do ISGH, foi iniciada em maio de 2022. De lá pra cá, a unidade já recebeu mais de 180 alunos, oriundos de quatro escolas da rede estadual. Os estudantes são distribuídos em quatro campos de prática: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Cirúrgica, Central de Materiais e Esterilização (CME) e Centro Cirúrgico.

A coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Cláudia Regina Fernandes, ressalta que o hospital vem colocando em prática a missão da instituição de prover ensino e pesquisa para a rede de saúde do Estado. Para Fernandes, só é possível receber os aprendizes porque a instituição conta com fluxos e protocolos bem definidos, em especial o Protocolo de Cirurgia segura.

- Quando os técnicos de Enfermagem, enfermeiros, anestesistas e cirurgiões compreendem o passo a passo e sabem o que fazer dentro do ato cirúrgico, fica mais fácil inserir apenas os alunos no processo. A acolhida da equipe também foi fundamental para encaixar os alunos nessa rotina”, diz.

O Helv recebe também estagiários de diversas áreas da saúde, residentes e internos médicos. 

- Nós temos o planejamento de expandir o campo de prática para outras especialidades como Farmácia, Nutrição e Psicologia, por exemplo. Estamos abertos para poder, junto com os coordenadores e com a Direção do hospital, expandir para outros setores”, acrescenta Fernandes.



CAUCAIA
- O Hospital Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a primeira Cirurgia Ortopédica usando a técnica de Ilizarov que permite tratar lesões de pacientes com traumas em ossos do corpo. O procedimento foi realizado com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. A unidade é referência na região para traumatologia e realiza cerca de 130 Cirurgias Ortopédicas por mês.

A técnica foi utilizada em um paciente que sofreu fratura exposta na perna, após um acidente de moto. O paciente, Rafael Moreira, de 23 anos, já tinha sido submetido a uma Cirurgia, mas teve infecção local e desenvolveu uma pseudoartrose (complicação na consolidação da fratura). 

De acordo com o ortopedista, Roly Pardo, cerca de 35 % das Cirurgias têm o risco de infeccionar. Para tratar o paciente foi retirada a parte óssea infectada e a partir da nova técnica, utilizando o aparelho fixador circular de Ilizarov, será possível recompor o osso afetado e evitar a amputação do membro. 

- Foram retirados cerca de 5cm do osso da tíbia, mas a expectativa é que em alguns meses a parte óssea cresça regenerada e haja a consolidação da fratura. O aparelho de ilizarov, funciona como um dispositivo que estica lentamente o osso e dessa forma estimula o crescimento”, explica.

O procedimento permitiu que Rafael realizasse a Cirurgia sem precisar sair do município onde mora. 

- Muitas pessoas me disseram que eu só ia conseguir fazer essa Cirurgia em outros hospitais e graças a Deus eu pude fazer aqui no hospital de Caucaia, eu moro aqui próximo não precisei me deslocar, então facilita tudo e eu fico muito agradecido por ter sido bem tratado, os médicos conversaram comigo, me explicaram como seria a Cirurgia e agora é torcer pela recuperação para eu possa voltar a trabalhar”, conta Rafael Moreira. O paciente irá manter o acompanhamento no hospital com consultas clínicas e realização de exames.

Sobre a nova técnica - A técnica de Ilizarov é utilizada em hospitais de grande porte e de alta complexidade. A implantação do procedimento no hospital de Caucaia faz parte do projeto de reestruturação da unidade, implantado na gestão do INTS. A coordenadora da unidade de traumatologia do hospital, Laila Ponte, explica que o hospital preparou uma equipe capacitada para oferecer o novo serviço. 

- Fomos em busca de ortopedistas especialistas neste tipo de Cirurgia, foram feitas novas contratações, preparamos materiais e equipamentos para ter uma estrutura completa e beneficiar outros pacientes”, disse.

A Cirurgia durou cerca de três horas e contou com uma equipe de ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de Radiologia. 

- Graças ao esforço da gestão atual, principalmente, na área ortopédica que está sendo reestruturada com novos equipamentos, reforma da unidade e a formação de uma equipe de profissionais capacitados, nós estamos oferecendo serviços de qualidade que em muitos municípios ainda não é possível realizar”, finaliza Roly Pardo, ortopedista do hospital.

Sobre o Hospital-O Hospital atende em média 9 mil pacientes por mês. A unidade oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico, e Cirurgias de Emergência. 

O Hospital realiza Exames Laboratoriais, Radiografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Ultrassonografia. A unidade passa por requalificação e ampliação da equipe.

Atualmente são 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em Anestesia, Traumatologia, Cirurgião Geral e Clínico Geral.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.