Projeto une Teatro para Bebês e Workshop com foco na Primeira Infância em oito Cidades Cearenses:
- Fortaleza.
- Baturité.
- Quixadá.
- Iguatu.
- Crato.
- Juazeiro do Norte.
- Aquiraz.
- Itapiúna.
Idealizada pelo K’Os Coletivo, a Ação objetiva promover o Teatro para Bebês, bem como estimular o Trabalho de Pesquisa sobre as Artes Cênicas voltadas para crianças a partir de seis meses. As inscrições para a ação formativa são gratuitas e já estão abertas
Investir na Primeira Infância, amplificando a capacidade transformadora e criativa, incitando a formação de plateia desde a tenra idade. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Na Cadeirinha - Uma viagem ao Teatro para Bebês”, que passará por oito cidades do Ceará, levando muita alegria e conhecimento aos espectadores. Todas as atividades serão gratuitas e presenciais.
Idealizado pelo K’Os Coletivo, o projeto tem apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do II Edital Cultura e Infância, e acontece em duas etapas. Na primeira delas, em abril, vai passar pelas cidades de Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Logo depois, entre maio e junho, em Aquiraz, Baturité, Fortaleza e Itapiúna.
Um dos destaques da Programação é o Workshop 'Como trabalhar com Teatro para a Primeira Infância', destinado a artistas, grupos artísticos, estudantes, educadores e demais interessados no tema. A Atividade, voltada para o público com idade a partir de 14 anos, tem o objetivo de semear a pesquisa do Grupo K’Os Coletivo. A ideia é estimular Produções e Estudos voltados a esse Gênero peculiar, que é o Teatro na Primeira Infância, nas cidades onde o Projeto irá passar.
Programação
- Quixadá-Terça-feira (11 de abril), das 8 às 11 horas, no Complexo Educacional de Quixadá-Antiga Cisne-Avenida Doutor Antonio Moreira Magalhães, 457-Jardim Monolitos.
- Iguatu-Terça-feira (11 de abril), das 16 às 19 horas, no Campus Multi-Intitucional Humberto Teixeira/Universidade Pública-Avenida Dário Rabêlo, 977-Sete de Setembro.
- Crato-Quinta-feira (13 de abril), das 18 às 21 horas, no Serviço Social do Compercio Crato- Rua André Cartaxo, 443 - Palmeiral.
- Juazeiro do Norte-Sexta-feira (14 de abril), das 16h30 às 19h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil(CNBB Cariri)-Rua São Pedro, 337- Centro.
- Fortaleza-Quarta-feira (26 de abril), das 18 às 21 horas, no Theatro José de Alencar (TJA)-Rua Liberato Barroso, 525-Centro.
- Baturité-Quarta-feira (31 de maio), de 17 às 20 horas, na Escola Olinto Arruda-CE-356, Quilômetro 5-Sanharão.
- Aquiraz e Itapiúna a confirmar.
Teatro para a Primeira Infância - Também estão previstas, pelo projeto, 16 sessões do espetáculo 'Dona Menina', sendo uma acessível a surdos e cegos. Com duração de 30 minutos, a peça é reconhecida como uma das primeiras montagens de Teatro para Bebês do Ceará. Voltada para crianças a partir de seis meses, ela vai ser encenada em creches/instituições educacionais das oito cidades contempladas pelo projeto. Em Fortaleza, o espetáculo será apresentado no Theatro José de Alencar (TJA), no sábado (27 de maio), às 17 horas, aberta ao público, na segunda-feira (29 de maio), às 9 horas, em Sessão Exclusiva com Crianças e Profissionais do Instituto Hélio Góes e Instituto Filippo Smaldone.
Dona Menina é uma singela senhorinha, que toca Acordeon e cuida de plantas, enquanto estima seu bichinho de estimação, que é sua companhia. Sem falas, a peça brinca com a poesia imagética e com a Musicalidade, criando um ambiente sonoro construído com trilha produzida ao vivo. A obra, que propaga processos sensíveis e instiga perspectivas futuras (e presentes) de formação de plateia, apresenta essa senhorinha que gosta de coisas simples presentes no seu microuniverso, que cria Empatia e Catarse, ao revelar o medo da perda.
- A Obra traz ao público emoções singelas, mas comuns à Humanidade, adentrando o campo das sensações que instiga ao Estado Poético. O espetáculo e o workshop propostos neste projeto são atividades artísticas focadas não apenas na mera reprodução Teatral, mas na propagação de processos sensíveis, tanto para crianças, público-alvo direto do projeto, como para artistas, educadores e estudantes que irão participar do Workshop de formação”, destaca a atriz, palhaça, produtora Cultural e integrante do K’Os Coletivo, Aline Campêlo.
Sobre o K’Os Coletivo - Criado em 2006, o Grupo trabalha com Multilinguagens, incluindo Circo, Teatro, Literatura e Música, apresentando Espetáculos Cênicos, contações de histórias e intervenções artísticas. Desenvolve também ações formativas (Workshops, Oficinas e Intercâmbios) e realiza circulações, além de criar Roteiros Audiovisuais, Textos Literários e Dramatúrgicos. As atividades do Grupo são destinadas a Público Multigeracional.
- Projeto ‘Na Cadeirinha-Uma Viagem ao Teatro para Bebês’ .
- Inscrições para o Workshop Como trabalhar com Teatro para a Primeira Infância: https://bit.ly/3YJyXdy
- Grátis.
- Classificação: 14 anos.
Com informações e fotos da Dégagé Comunicação.



Comentários
Postar um comentário