Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas: Fondue

Conta-se que a origem do Fondue é Suíça. A denominação é de origem francesa, provavelmente porque faz fronteira com a França. O fato é que a iguaria, que significa derreter ou fundir, tem um apelo muito francês com direito àquele biquinho todo sexy, além da tendência nata em despertar os melhores instintos sensoriais.

Talvez seja por isso que no Dia dos Namorados muitos casais elegem a iguaria sexy e romântica para se deliciarem numa noite outonal e um pouco mais fria que os nossos trópicos baianos oferecem. É bem possível que nada combine de forma mais perfeita do que um jantar íntimo e delicioso nesse cenário invernal à moda baiana. Mas não apenas por isso. ‘O tempo de qualidade’, como ressalta Natália Hegouet (@hegouet) da confeitaria Oxe, Como é Doce (@oxecomoedoce), “está em alta” ou, como diríamos: O amor está no ar.

A expressão é cunhada do livro "As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chapman, que explora a ideia de que as pessoas expressam e recebem amor de diferentes maneiras. Chapman identifica cinco linguagens principais através das quais as pessoas comunicam seu amor. O livro parece ter caido no gosto popular, transformou-se em trends e viralizou nas redes sociais.

“Existem cinco linguagens de amor: toque físico, atos de serviço, tempo de qualidade, palavras de afirmação e presentes. A campanha da Oxe para o Dia dos Namorados está um pouco voltada à linguagem de amor e focada no tempo de qualidade. Desenvolvemos o fondue pensando nessa linguagem de amor, porque o fondue foi feito para quem está lá com a pessoa, cozinhando, passando por um momento legal”, explica Natália.

A linguagem de amor de Champman explicada por Hegouet cai como uma luva no projeto da confeitaria para o Dia dos Namorados, oferecendo um fondue cheio de ‘sentimentos’. Ela explica a necessidade atual de se dedicar às gentilezas e à pessoa amada com uma comidinha, um docinho delicioso, mas sobretudo com a linguagem do amor.

Aprendendo com Natália o passo a passo do fundue: A chef, que foi finalista do Que Seja Doce na GNT, conta que o Tempo de Qualidade, quando o amor é expresso através da qualidade do tempo compartilhado e quando estamos envolvidos intensamente nas interações, reforça nossos votos de amor.

Tempo de Qualidade, campanha da Oxe: “Tempo de qualidade é conversar olho no olho, assistir um filme juntos. Juntos, passear, ir ao cinema, cozinhar, algo que eles possam compartilhar, um momento que eles aproveitam de fato”. Há palavras de afirmações muito necessárias, como ressalta Natália. “Tem gente que precisa escutar: ‘você é linda, eu te admiro muito, eu te amo, eu acredito em você’”, enfatiza.

E nada como um delicioso fondue, que envolve o presentear, uma das linguagens de amor, aproveitando a data como uma desculpa para reforçar as gentilezas e gratidão, tendo, de lambuja, as bênçãos de Santo Antônio.

Natália dá dicas de como o fondue pode trabalhar o sensorial dos namorados descrevendo a iguaria de forma deliciosa.

“O fondue de queijos inicia a noite com sofisticação, aquecendo o coração dos casais com seu creme de queijo bem quente, feito com blend de gorgonzola, provolone, parmesão e mussarela. Ele vai dentro de um pão de fermentação natural e com vários acompanhamentos super bem pensados e gostosos. E o fondue de chocolate fecha a noite com seu creme de chocolate belga dentro de um bowl comestível de biscoitol”, descreve Natália sem dó nem piedade dos leitores.

Fácil de fazer e totalmente apaixonante, o clássico fondue de chocolate é uma das iguarias queridinhas que selam a data magistralmente, principalmente acompanhado de vinho interessante. Por isso, a Oxe, Como é Doce vai nos presentearcom a receita do fondue de chocolate para fazer com seu amor, em meio às linguagens de amor e das bênçãos de Toinho.

Receita:

  • Farinha de Trigo: 300g
  • Manteiga: 200g
  • Açúcar: 125g
  • Chocolate Belga: 200g
  • Granulado Belga: 50g

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes, molde em uma assadeira de sua preferência e coloque para assar a 200° por 30 minutos. Depois de assado espere esfriar e espalhe chocolate derretido pela superfície interna do bowl. Se desejar, decore as bordas com granulado.

CREME DE CHOCOLATE-Receita:

  • Creme de Leite Fresco: 300g
  • Chocolate Belga: 400g

Modo de Preparo: Em uma panela coloque o creme de leite para esquentar, assim que estiver quente, desligue o fogo e adicione o chocolate picado. Mexa sem parar, até virar uma mistura homogênea.

ACOMPANHAMENTOS

  • Morango: 120g
  • Uva: 120g
  • Tangerina: 120g
  • Brownie: 150g
  • Biscoito amanteigado: 80g

Modo de Preparo: Distribua os acompanhamentos em potes de sua preferência ou em uma tábua, use sua criatividade.

Com informações de Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...