Pular para o conteúdo principal



7 de Setembro em Brasília


Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto Ricardo Stuckert) .

Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou.

A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e do nosso direito de acesso à saúde pública, de acesso ao serviço público”. Pioneiro em campanhas de vacinação e exemplo para o mundo, o Brasil amargou em anos anteriores índices de vacinação abaixo do esperado.


Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael - Foto: Vinícius Neves / Secom PR

Contudo, o cenário está sendo revertido de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – que retirou o país da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas. Em 2021, o Brasil ocupava o 7º lugar nesse ranking e, em 2023, deixou de fazer parte da lista.

PRIORIDADE — “Acho que a gente tem uma coisa linda no nosso país, chamada SUS. Além de uma instituição, ele é formado por pessoas, por profissionais, por técnicos, pessoas que dedicam o seu trabalho para ter essa instituição fortalecida, em um país como o Brasil: enorme, com uma população gigante”, descreveu Tatyanna Falcão, bióloga brasiliense de 48 anos, que acompanhou o desfile este ano.

Para ela, o SUS é uma instituição que precisa ser potencializada e valorizada, porque só ela tem “condições de entender a realidade do país, entender as propostas que precisa fazer para ter um atendimento que é validado no mundo inteiro”. Este ano, o Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, desfilou na Esplanada em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para evidenciar a importância da temática para o governo brasileiro.


Tatyanna Falcão, bióloga brasiliense de 48 anos, acompanhou o desfile este ano na Esplanada dos Ministérios - Foto: Vinícius Neves / Secom PR

Em pronunciamento transmitido nesta sexta-feira (6 de setembro), em cadeia nacional de Rádio e Televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinalou que a vitória da democracia “permitiu que a saúde e a educação voltassem a ser prioridade”.

O Governo Federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de trazer aos profissionais a oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

O número de profissionais do Mais Médicos em atividade aumentou 93,83% nos últimos 18 meses. Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem em todo o Brasil. São 12.051 a mais que o efetivo em atividade no final de dezembro de 2022.


Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, desfilou no caminhão do CBMDF - Foto: Ricardo Stuckert / PR

AUTORIDADES PRESENTES
— Além do presidente Lula, acompanham a celebração do Dia da Independência o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, além dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin.

O presidente Lula chegou às 9h14 e desfilou em carro aberto até o palanque de autoridades. Passam pelo desfile alunos de escolas públicas do Distrito Federal, atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e batalhões das Forças Armadas. O público presente ainda acompanhou a apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército e a performance da Esquadrilha da Fumaça.


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o desfile de 7 de Setembro - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Também estiveram presentes as ministras Nísia Trindade (Saúde), Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Cida Gonçalves (Mulheres).

Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Camilo Santana (Educação), Ricardo Lewandovsky (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (Previdência Social), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), Juscelino Filho (Comunicações), André Fufuca (Esporte), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jáder Filho (Cidades), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Laércio Portela (Secom PR), Paulo Pimenta (Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul), Jorge Messias (AGU), Vinicius Carvalho (CGU) e Marcos Amaro (GSI) também estiveram presentes.

Os comandantes do Exército, general Tomás Miguel Paiva, da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, e da Marinha, Claudio Mello de Almeida, acompanharam o desfile cívico-militar. No palanque ainda estiveram os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio destrói Sucata Chico Alves

Incêndio de grandes proporções destruiu hoje (25.12.2025) a Sucata Chico Alves, no início da Avenida Sargento Hermínio-Jacarecanga, em Fortaleza. Quatro bombeiros sairam feridos. O incêndio foi debelado após o trabalho de 50 bombeiros,que utilizaram 450 mil de água para apagar as chamas. A suspeita é que o incêndio foi provocado por dois adolescentes que lançaram um bomba caseira em um carro da Sucata, que pegou fogo... Toda estrutura do prédio ficou compretida e deve ser interditada pela Defesa Civil de Fortaleza. A Sucata existia há 55 anos. A área está sem Energia Elétrica. Seu Chico Alves, de 84 anos, chegou em Fortaleza no começo da década de 1970, vindo de Mossoró-RN. Logo em seguida montou a Sucata, que já tinha sofrido um incêndio menor. Jornalista Nerilson Moreira: Nossa Fortaleza amanheceu diferente hoje, dia 25 de dezembro de 2025. Havia algo no ar — além do cheiro persistente de fumaça — que denunciava a ausência de algo. Era como se a cidade tivesse perdido um parente ant...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio destrói Sucata Chico Alves

Incêndio de grandes proporções destruiu hoje (25.12.2025) a Sucata Chico Alves, no início da Avenida Sargento Hermínio-Jacarecanga, em Fortaleza. Quatro bombeiros sairam feridos. O incêndio foi debelado após o trabalho de 50 bombeiros,que utilizaram 450 mil de água para apagar as chamas. A suspeita é que o incêndio foi provocado por dois adolescentes que lançaram um bomba caseira em um carro da Sucata, que pegou fogo... Toda estrutura do prédio ficou compretida e deve ser interditada pela Defesa Civil de Fortaleza. A Sucata existia há 55 anos. A área está sem Energia Elétrica. Seu Chico Alves, de 84 anos, chegou em Fortaleza no começo da década de 1970, vindo de Mossoró-RN. Logo em seguida montou a Sucata, que já tinha sofrido um incêndio menor. Jornalista Nerilson Moreira: Nossa Fortaleza amanheceu diferente hoje, dia 25 de dezembro de 2025. Havia algo no ar — além do cheiro persistente de fumaça — que denunciava a ausência de algo. Era como se a cidade tivesse perdido um parente ant...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...