Pular para o conteúdo principal

Hospital São Camilo Cura d'Ars

Hoje, o Hospital São Camilo Cura d’Ars entrega aos cearenses novo prédio, moderno e pronto para serviços de Urgência e Emergência em Cardiologia, Traumatologia, Clínica Médica e Obstetrícia. O atendimento ao público iniciará em fevereiro e, a partir de março de 2016, o hospital também terá Urgência e Emergência Pediátrica. 
O evento de inauguração acontecerá na sede do novo prédio a partir das 19 horas com coquetel e visita guiada às novas instalações. Às 20h30 será realizada a solenidade de inauguração com a presença da diretoria do hospital, autoridades do estado e do município, profissionais de saúde, gestores de planos de saúde e principais jornalistas da imprensa cearense. No dia 25 de janeiro, das 9 às 21 horas, as novas instalações do hospital estarão abertas para visitação da população.
A nova unidade do Hospital São Camilo Cura d’Ars terá 15.500 metros quadrados de área construída, somados aos 8.500m² do prédio atual, que são interligados, serão 24.000m². O novo prédio contará com oito salas de cirurgia com tecnologia Fluxo Laminar, que cria uma cortina de vento em volta da mesa cirúrgica, “isolando” a equipe médica do paciente, diminuindo, consideravelmente, o risco de infecções. A Unidade de Terapia Intensiva terá 20 novos leitos que serão separados por boxes com pias individuais, garantindo privacidade e segurança ao paciente, além de diminuir em 95% as infecções hospitalares no ambiente, já que a maior parte dessas se dá pelo hábito inadequado de não lavar as mãos. Ao todo serão 140 novos leitos entre apartamentos, quartos semi privativos e leitos de UTI. Com a soma dos leitos da unidade atual, o hospital passará a contar com 296 leitos, equiparando-se aos maiores hospitais de Fortaleza em capacidade de atendimento.
A nova unidade do Hospital São Camilo Cura d’Ars abre gerando 270 novos empregos diretos e até o final do ano a expectativa é que esse número suba para 500. O novo prédio começa a operar com o selo nível I de qualificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essa certificação é concedida a instituições que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. Em Fortaleza, só mais dois hospitais têm essa acreditação. A expansão terá ainda estacionamento com 110 novas vagas e com apoio de manobristas.
Para o diretor administrativo do Hospital São Camilo Cura d’Ars, Aldenis Machado, esse novo prédio é um grande marco para Fortaleza que há tempos não inaugura hospitais. “A nova unidade tem o objetivo de prestar um serviço mais voltado, principalmente, as classes A e B. É uma unidade moderna, que buscou inspirações nos melhores serviços e instalações nacionais e internacionais. Buscamos priorizar dois pilares que julgamos ser essenciais: segurança e cordialidade. Prova da nossa preocupação é o selo da ONA, que nos foi concedido. Quanto à cordialidade nossos funcionários passam por constantes treinamentos para humanizar e qualificar a forma de atendimento ao paciente e seus familiares”.
Fachada Sustentável
A fachada do novo prédio foi pensada de forma sustentável. Com tecnologia importada da Alemanha, a fachada ventilada garante menor consumo de energia. Nesse tipo de construção cria-se um colchão de ar, de 16cm, entre a parede do prédio e a fachada, garantido circulação de ar o que impacta em 2°C a menos na temperatura interna.
Os painéis cerâmicos, que compõem o sistema KeraGail, utilizado na fachada, usam de 15 a 20% de material reciclado. Com tecnologia Hydrotect, o revestimento é autolimpante e sustentável, pois cada 1.000m² de revestimento equivalem a contribuição de 70 árvores de médio porte para a redução da poluição do ar.
Há mais de 40 anos prestando serviços aos Cearenses
O Hospital Cura d’Ars está há 43 anos atuando no Ceará, destacando-se na área de Obstetrícia, sendo o hospital particular que mais faz parto em Fortaleza. Entre as décadas de 1970 e 1980 foi a principal maternidade do estado do Ceará. Nos anos 2000, depois de uma forte crise, sua gestão passou a ser conduzido pela Sociedade Beneficente São Camilo, uma instituição italiana, presente no Brasil desde 1923.
Desde então, o hospital deu início a um processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender outras especialidades médicas. A primeira unidade conta hoje com 156 leitos e o apoio de quase mil profissionais, entre funcionários e médicos. Seu sistema híbrido, garante atendimento pelos principais planos de saúde e pelo SUS. Através do Sistema Único de Saúde são atendidos cerca de 1.600 pacientes por mês nas especialidade de obstetrícia, neonatologia e oncologia. Em números totais, realiza cerca de seis mil partos, quinze mil cirurgias e atende cerca de quarenta mil pacientes por ano em seu Serviço de Emergência.
Saiba Mais
Origem do nome
O nome do hospital é em homenagem ao Santo Cura d’Ars, título concedido ao padre João Maria Batista Vianney, que foi pároco da cidade de Ars, na França. Canonizado no ano de 1925 pelo então Papa Pio XI, João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d’Ars, foi proclamado padroeiro dos párocos por seu exemplo de simplicidade e dedicação aos doentes, idosos, pobres, operários e crianças daquela cidade. A palavra “Cura” tem a sua origem no latim e significa “aquele que cuida”, remetendo à figura de um cuidador, pastor, protetor, guardião.
Fundação
O Hospital Cura d’Ars teve sua construção iniciada no ano de 1956, tendo como principais idealizadores do empreendimento os Monsenhores Mourão Pinheiro e André Viana Camurça. Dezesseis anos após o início de sua construção, no dia 27 de fevereiro do ano de 1972, na presença do então governador César Cals, e de diversas outras autoridades da época, o hospital foi inaugurado em Fortaleza.
SERVIÇO
Inauguração expansão Hospital São Camilo Cura d’Ars
Data: 22 de Janeiro de 2016
Horário: A partir das 19h
Endereço: Rua Costa Barros, 833 – Centro
Visita guiada à população: 25 de janeiro das 9h às 21 horas.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…