Pular para o conteúdo principal

Tempo Temporão traz ao palco os saberes ancestrais femininos

Em Fortaleza acontece a estreia do espetáculo Tempo Temporão – O Terreiro da Catirina, tão esperado pelo público que aprecia a Cultura Popular Tradicional. O elenco composto por duas atrizes, Edneia Tutti e Amália Morais, retrata o cotidiano juntando tudo no agora, no presente e no futuro, com o intuito de resgatar e fortalecer as raízes da nossa cultura. No argumento do roteiro, a interpretação e a vivência passada de cada geração. 


O espaço inicial para receber o espetáculo acontece nos dias quatro, 11 e 18 de fevereiro, às 20 horas, no palco do Teatro do Dragão do Mar, mas depois segue em temporada por outros equipamentos culturais de Fortaleza.

Na Linha do Tempo - Tempo Temporão – O Terreiro da Catirina vem com direção do ator e diretor Pedro Domingues e texto do ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, nomes de referência das artes cênicas no Brasil. O espetáculo reverência a Cultura Popular Tradicional e é focado na figura da personagem Catirina, vivida por avó e neta, como totem da resistência feminina da cultura popular e suas adversidades.

Celebra e enfrenta, acolhe e incita, entroniza e desafia, transmite e preserva este legado. Assim, de uma geração à outra, esta personagem mítica segue viva, induzida por seu desejo. A sonorização musical foi criada pelo músico Zéis, que envolve toda a marcação das cenas no palco do teatro.

“Prenhe de alegria, ela é também, grávida de todos os encantos que fecundam bois, reisados, maracatus, cocos, forrós, quadrilhas, penitentes e todo um universo de resiliência e abundância de significados. Enfim, um desejo de exuberância que motiva o fio de uma existência e que ultrapassa o tempo de uma vida, supera a barreira da morte e revive na descendência que perpetua tradições e esperanças”, sinaliza o roteiro.

Elenco - Edneia Tutti, atriz licenciada em teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), e pelo Curso de Arte Dramática (CAD) da Universidade Federal do Ceará – (1993). Integrou como atriz pesquisadora na Associação Radicais Livres (199 – 2005) e na Cia. Pã de Teatro (2007 – 2012). É doutora (2012) e Mestre em Educação (2007) pela UFC, com pesquisas na área teatral - processos de criação e formação do ator. É especialista em gestão e políticas culturais (Universitat de Girona e Observatório Itaú Cultural – 2017). Metodologia do Ensino das Artes (Uece – 2003) e Psicopedagogia (2001 – Uece). Integra o Grupo de Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH /Uece do Grupo de Pesquisa em Drama (IFCE).

Amália Morais, atriz e produtora teatral. Especializada em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (Espanha) e Itaú Cultural (2018). Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (2015). É formada em teatro pelo curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar (2009). No teatro, atuou nos espetáculos Prometeu (20140) do Habitat de atores; Tentativas contra a vida dela (2013), Dom Poder (2010) do grupo Expressões Humanas; A Menina dos cabelos de capim (2010) as Cia. Pã, das Antigas (2010) da Cia.; Vida Cênica, Circolar (2009) no TJA. Participou da residência artística Laboratório da Cena (2016) do Grupo Potiguar Clowns de Shakespeare. No audiovisual atuou nos filmes de curta metragem: Algo mais sobre a fala e o silêncio (2015) do diretor Felipe Camilo, Belizária (2016) com direção de Crasso Santiago.

Assinatura do projeto - O projeto cultural foi contemplado no VII Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor. Tem apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza. O apoio institucional conta com o Centro Cultural Dragão do Mar, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Teatro José de Alencar.

Agradecimentos
- Casa Absurda, Cia. Cordapés, Grupo Pavilhão da Magnólia, Cia. Prisma das Artes, Tecesol, Casa de Zoé, Bobox Produções e Grupo Estação de Teatro.

Ficha Técnica

  • Texto: Ricardo Guilherme / @ricardoguilherme_rg
  • Direção: Pedro Domingues
  • Elenco: Amália Morais e Edneia Tutti @edneiatutti
  • Direção musical: Zéis @zeis_musica
  • Direção de arte: @jomamarcelino
  • Iluminação: @wfacanha
  • Cenotecnia: @klebsonalberto @pedrodominguesce @jomamarcelino @rogerioferrazoficial
  • Produção executiva: @paulasilveira.ce @atelierdoimaginario
  • Assistente de produção: Edgleisson Sousa
  • Identidade visual e Fotografia: @tim_oliv
  • Assessoria de Imprensa: @degagecomunicacao
Serviço
  • Espetáculo Tempo Temporão.
  • Datas: quatro, 11 e 18 de fevereiro, às 20 horas, Teatro do Dragão do Mar.
  • Classificação etária: 14 anos.
  • Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), na bilheteria do teatro.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…