Pular para o conteúdo principal

Confira o 8 de Março na História de Fortaleza

Confira o 8 de março na História de Fortaleza:


  • 1878 - Assume como 41º Presidente da Província o conselheiro José Júlio de Albuquerque Barros, (Barão de Sobral). Era cearense de Sobral.
  • 1891 - Funda-se a primeira litografia do Ceará, a Tipo-Litografia a Vapor, de José Marçal, Manuel Rocha, Francisco Teófilo, Alberto Ferreira e J. Costa Sousa, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco, 68 - antigo).
  • 1896 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal crítico A Palestra, sob a responsabilidade de Fernando da Costa Weyne (Fernando Weyne) e impresso pelo proprietário João Leal que era impresso na Tipografia Universal, de Cunha, Ferro & Companhia.
  • 1898 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho O Belecho, “órgão da rapaziada”.
  • 1919 - Surge, em Fortaleza, o número um do jornalzinho O Raio, embora no texto diga que já existia ha cinco anos. Seu redator-chefe assinava-se Mercúrio.
  • 1926 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o médico baiano Floro Bartolomeu da Costa, deputado federal pelo Ceará. É hoje nome de Rua no São João do Tauape.
  • 1935 - Falecimento de Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça), chefe do Partido Democrata, ex-deputado federal, ex-comandante da Polícia Militar do Ceará. Era médico, nascido em Soure (Caucaia).
  • 1942 - Chega a Fortaleza, acompanhado do jornalista cearense José Edmar Morel o cinegrafista Orson Welles, com a finalidade de filmar os jangadeiros cearenses que participaram do raide Fortaleza-Rio.
  • 1946 - A Associação Cultural Franco-Brasileira muda-se para prédio na Rua Major Facundo, 1172, falando na ocasião Mozart Pinto Damasceno, José Fernandes, e o cônsul da França no Recife, Eugène Colson. Hoje denomina-se Aliança Francesa.
  • 1952 - O professor Pedro Hemetério inaugura oficialmente a sua Academia de Jiu-Jitsu, que já vinha funcionando. Ao ato inaugural compareceu aficionados do já popular esporte nipônico. O professor Hemetério, maior conhecedor do Jiu-Jitsu, no Brasil, depois dos irmãos Hélio e Carlos Gracie, fez uma demonstração de defesa pessoal, tendo por comparsa o garoto Helio Guedes, de apenas 10 anos de idade e que vem cursando a Academia.
  • 1953 - Fundado, nesta capital, o Aero Clube de Fortaleza, entidade destinada a incentivar a criação da mentalidade aviatória da mocidade cearense. O novo núcleo de aviação civil já tem os seus estatutos publicados no Diário Oficial, estando nas cogitações dos dirigentes a instalação de uma Escola de Planadores. A primeira diretoria do Aero Clube está assim constituida: Presidente - Stênio Gomes da Silva; Vice-presidente - Carlos Brito; 1º Secretário - Jeremias Vonavi Feitosa; 2º Secretário - João Francisco do Monte; 1º Tesoureiro - José Ribamar Simas de Oliveira; 2º Tesoureiro - 1º tenente Vila-Nova; Diretor Técnico - 1º tenente aviador Saul Carvalho Lopes; Diretor de Cursos - 1º tenente aviador Ivan Carvalho; Diretor Social - João Ribeiro do Rêgo Barros; Diretor Comercial: - Diogo Vital de Siqueira; Diretor Jurídico: - José Bonifácio Câmara; Diretor de Publicidade e Propaganda: jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos).
  • 1954 - Instalada, no salão nobre da Faculdade de Direito do Ceará, a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas do Ceará.
  • 1959 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o professor José Vítor Ferreira Nobre, advogado nesta Capital. Era nascido a 12 de abril de 1875.
  • 1963 - Em assembleia realizada na Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), é criado o Sindicato dos Radialistas do Ceará, tendo na presidência Ivan da Conceição.
  • 1963 - Entram em prontidão as forças da Marinha no Ceará e também em todo o País, em virtude da insistência dos barcos da França em invadirem o nosso mar para pesca de lagosta. A crise teve fim no dia 12, quando o presidente Charles De Gaulle chamou à França seu embaixador no Brasil. O episódio ficou conhecido como Guerra da Lagosta.
  • 1967 - Concedida a Medalha da Abolição, no salão nobre do Palácio do Governo, ao médico Carlos Studart Filho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1974 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão de fragata Marcelo Mota Teixeira, cearense, substituindo Valdemar Barros Filho, também cearense, do mesmo posto.
  • 1974 - Eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, o jornalista Tancredo de Sousa Carvalho Filho, substituindo Antônio de Pádua Campos.
  • 1978 - Assume a presidência do Centro Industrial Cearense - CIC, Benedito Clayton Veras Alcântara.
  • 1979 - Inaugura-se a 3ª Etapa do Conjunto Ceará, no Mondubim.
  • 1981 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o padre Manoel Lemos de Amorim (Manoel Amorim), substituindo o monsenhor Oscar Peixoto Filho.
  • 1981 - No Dia Internacional da Mulher é encerrado o II Encontro das Mulheres Cearenses, que teve a participação de 500 pessoas.
  • 1982 - Presos e trazidos para Fortaleza os pistoleiros José Lauro Matos Celestino e Domingos Danísio Feitosa de Castro “Leandro”, que mataram os advogados Flósculo Barreto, Gislene Marques Bezerra e Raimundo Ivo Pereira, a mando do comerciante Vilmar Ulisses Campelo “Mazim”.
  • 1985 - Inaugurado o Museu das Secas, em prédio na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira 683/741, tentativa tardia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), de reunir seu antigo acervo. Só restavam o prédio (Palacete Carvalho Mota), um teodolito e fotografias ampliadas do Arquivo Nirez.
  • 2006 - A prefeita Luizianne de Oliveira Lins (PT) inaugura, à tarde, no bairro do Benfica, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual Francisca Clotilde na Rua Gervásio de Castro, 53. O equipamento, resultado de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Nacional de Mulheres, vinculada ao Governo Federal, está voltado a prestar apoio nas áreas psicossocial, jurídica, de saúde, proteção e segurança, funcionará de segunda a sexta-feira das 10 às 21 horas, e aos finais de semana das 8 às 20 horas, contando com uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, educadoras, sociólogas e pessoal de apoio para atender os casos violentos que cheguem. O espaço sediará também o Observatório da Violência, um serviço que fará o monitoramento da evolução do problema nas suas diversas modalidades.
  • 2013 - Tomam posse, às 19 horas no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico),na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, três novos sócios efetivos eleitos em 20 de fevereiro de 2013, o médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara, o escritor Juarez Fernandes Leitão e o engenheiro Affonso Tabosa Pereira, sendo saudados pelo consócio Ednilo Gomes de Soárez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".