Pular para o conteúdo principal

Confira o 8 de Março na História de Fortaleza

Confira o 8 de março na História de Fortaleza:


  • 1878 - Assume como 41º Presidente da Província o conselheiro José Júlio de Albuquerque Barros, (Barão de Sobral). Era cearense de Sobral.
  • 1891 - Funda-se a primeira litografia do Ceará, a Tipo-Litografia a Vapor, de José Marçal, Manuel Rocha, Francisco Teófilo, Alberto Ferreira e J. Costa Sousa, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco, 68 - antigo).
  • 1896 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal crítico A Palestra, sob a responsabilidade de Fernando da Costa Weyne (Fernando Weyne) e impresso pelo proprietário João Leal que era impresso na Tipografia Universal, de Cunha, Ferro & Companhia.
  • 1898 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho O Belecho, “órgão da rapaziada”.
  • 1919 - Surge, em Fortaleza, o número um do jornalzinho O Raio, embora no texto diga que já existia ha cinco anos. Seu redator-chefe assinava-se Mercúrio.
  • 1926 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o médico baiano Floro Bartolomeu da Costa, deputado federal pelo Ceará. É hoje nome de Rua no São João do Tauape.
  • 1935 - Falecimento de Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça), chefe do Partido Democrata, ex-deputado federal, ex-comandante da Polícia Militar do Ceará. Era médico, nascido em Soure (Caucaia).
  • 1942 - Chega a Fortaleza, acompanhado do jornalista cearense José Edmar Morel o cinegrafista Orson Welles, com a finalidade de filmar os jangadeiros cearenses que participaram do raide Fortaleza-Rio.
  • 1946 - A Associação Cultural Franco-Brasileira muda-se para prédio na Rua Major Facundo, 1172, falando na ocasião Mozart Pinto Damasceno, José Fernandes, e o cônsul da França no Recife, Eugène Colson. Hoje denomina-se Aliança Francesa.
  • 1952 - O professor Pedro Hemetério inaugura oficialmente a sua Academia de Jiu-Jitsu, que já vinha funcionando. Ao ato inaugural compareceu aficionados do já popular esporte nipônico. O professor Hemetério, maior conhecedor do Jiu-Jitsu, no Brasil, depois dos irmãos Hélio e Carlos Gracie, fez uma demonstração de defesa pessoal, tendo por comparsa o garoto Helio Guedes, de apenas 10 anos de idade e que vem cursando a Academia.
  • 1953 - Fundado, nesta capital, o Aero Clube de Fortaleza, entidade destinada a incentivar a criação da mentalidade aviatória da mocidade cearense. O novo núcleo de aviação civil já tem os seus estatutos publicados no Diário Oficial, estando nas cogitações dos dirigentes a instalação de uma Escola de Planadores. A primeira diretoria do Aero Clube está assim constituida: Presidente - Stênio Gomes da Silva; Vice-presidente - Carlos Brito; 1º Secretário - Jeremias Vonavi Feitosa; 2º Secretário - João Francisco do Monte; 1º Tesoureiro - José Ribamar Simas de Oliveira; 2º Tesoureiro - 1º tenente Vila-Nova; Diretor Técnico - 1º tenente aviador Saul Carvalho Lopes; Diretor de Cursos - 1º tenente aviador Ivan Carvalho; Diretor Social - João Ribeiro do Rêgo Barros; Diretor Comercial: - Diogo Vital de Siqueira; Diretor Jurídico: - José Bonifácio Câmara; Diretor de Publicidade e Propaganda: jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos).
  • 1954 - Instalada, no salão nobre da Faculdade de Direito do Ceará, a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas do Ceará.
  • 1959 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o professor José Vítor Ferreira Nobre, advogado nesta Capital. Era nascido a 12 de abril de 1875.
  • 1963 - Em assembleia realizada na Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), é criado o Sindicato dos Radialistas do Ceará, tendo na presidência Ivan da Conceição.
  • 1963 - Entram em prontidão as forças da Marinha no Ceará e também em todo o País, em virtude da insistência dos barcos da França em invadirem o nosso mar para pesca de lagosta. A crise teve fim no dia 12, quando o presidente Charles De Gaulle chamou à França seu embaixador no Brasil. O episódio ficou conhecido como Guerra da Lagosta.
  • 1967 - Concedida a Medalha da Abolição, no salão nobre do Palácio do Governo, ao médico Carlos Studart Filho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1974 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão de fragata Marcelo Mota Teixeira, cearense, substituindo Valdemar Barros Filho, também cearense, do mesmo posto.
  • 1974 - Eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, o jornalista Tancredo de Sousa Carvalho Filho, substituindo Antônio de Pádua Campos.
  • 1978 - Assume a presidência do Centro Industrial Cearense - CIC, Benedito Clayton Veras Alcântara.
  • 1979 - Inaugura-se a 3ª Etapa do Conjunto Ceará, no Mondubim.
  • 1981 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o padre Manoel Lemos de Amorim (Manoel Amorim), substituindo o monsenhor Oscar Peixoto Filho.
  • 1981 - No Dia Internacional da Mulher é encerrado o II Encontro das Mulheres Cearenses, que teve a participação de 500 pessoas.
  • 1982 - Presos e trazidos para Fortaleza os pistoleiros José Lauro Matos Celestino e Domingos Danísio Feitosa de Castro “Leandro”, que mataram os advogados Flósculo Barreto, Gislene Marques Bezerra e Raimundo Ivo Pereira, a mando do comerciante Vilmar Ulisses Campelo “Mazim”.
  • 1985 - Inaugurado o Museu das Secas, em prédio na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira 683/741, tentativa tardia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), de reunir seu antigo acervo. Só restavam o prédio (Palacete Carvalho Mota), um teodolito e fotografias ampliadas do Arquivo Nirez.
  • 2006 - A prefeita Luizianne de Oliveira Lins (PT) inaugura, à tarde, no bairro do Benfica, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual Francisca Clotilde na Rua Gervásio de Castro, 53. O equipamento, resultado de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Nacional de Mulheres, vinculada ao Governo Federal, está voltado a prestar apoio nas áreas psicossocial, jurídica, de saúde, proteção e segurança, funcionará de segunda a sexta-feira das 10 às 21 horas, e aos finais de semana das 8 às 20 horas, contando com uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, educadoras, sociólogas e pessoal de apoio para atender os casos violentos que cheguem. O espaço sediará também o Observatório da Violência, um serviço que fará o monitoramento da evolução do problema nas suas diversas modalidades.
  • 2013 - Tomam posse, às 19 horas no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico),na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, três novos sócios efetivos eleitos em 20 de fevereiro de 2013, o médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara, o escritor Juarez Fernandes Leitão e o engenheiro Affonso Tabosa Pereira, sendo saudados pelo consócio Ednilo Gomes de Soárez.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não