Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O FutForum 2020 apresenta uma série de novidades e uma delas é a realização em formato totalmente online.



O encontro está confirmado para quinta-feira (três de dezembro), quando a programação começa às nove da manhã,  seguindo até sete de noite.

A proposta do FutForum é reunir profissionais que atuam em diversas áreas estratégicas do Futebol para analisar e refletir sobre práticas de sucesso. Ao todo, serão oito painéis e 23 palestrantes, em dez horas de evento.

Confira os 23 palestrantes
  1. Maria Vieira.
  2. Michelle Ramalho.
  3. Bruna Rufino.
  4. José Renato S. Santiago Júnior.
  5. Valdir Appel.
  6. Victor  Figols.
  7. Rafael Zanette.
  8. Jotapê Saraiva.
  9. Daniel Alonso Duarte.
  10. Fernando Leite.
  11. Felipe Albuquerque.
  12. André Mazzuco.
  13. Cláudia Carpeggiani.
  14. Stephanie Figer.
  15. Marcelo Lipatín.
  16. Adriano Ávila.
  17. Luís Costinha.
  18. Paulo Lima.
  19. Mauro Carmélio.
  20. Diogo Netto.
  21. Ana Mizutori.
  22. Lênin Franco.
  23. Bruno Balacó.
Abertura - A participação da Mulher na Indústria do Futebol dentro e fora dos gramados é o tema que abre a Programação do FutForum 2020, com a presidente do Atlético Cearense, Maria Vieira; a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho e Bruna Rufino, integrante da equipe responsável pela gestão comercial do Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Ao longo da quinta (três) serão debatidos os temas:
  • Mercado Editorial de Livros sobre Futebol e o Audiovisual como Ferramentas de Marketing.
  • La Liga: Big Data e Produção de Conteúdo para Criação de Produto com Abrangência Mundial.
  • Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento.
  • Gestão de Carreira de atletas e o papel dos agentes com a nova regulamentação da Fifa.
  • Tradição ou Inovação: Os desafios de Branding com a modernização da identidade dos clubes.
  • O Futebol como Instrumento de Transformação Social e de Educação via Federações e CBF.
  • Mudanças nos Direitos de Transmissão no Brasil e a Construção de Cenários e Oportunidades.
Programação

9  horas

A participação da mulher na indústria do futebol dentro e fora dos gramados com:
Maria Vieira: Pedagoga de formação, exerce há três anos o cargo de presidente do Atlético Cearense, conquistando boas colocações no Campeonato Estadual, acesso à Copa do Brasil e vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Michelle Ramalho: Graduada em Administração e Direito, Conselheira da OAB-PB e membro da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB nacional. Foi Auditora do Supremo Tribunal Desportiva e é Presidente da Federação Paraibana de Futebol.
Bruna Rufino: Integrante da equipe responsável pela gestão comercial do Estádio do Morumbi. Atua nas áreas Comercial e de Marketing de equipes de futebol desde 2017, trabalhando na Ponte Preta e atualmente no São Paulo. Também possui experiência no Jornalismo Esportivo.
10 horas
Mercado Editorial de Livros sobre Futebol e o Audiovisual como Ferramentas de Marketing com:
José Renato S. Santiago Jr: Autor de nove livros sobre Futebol, Doutor e Mestre pela USP, Gestor de Projetos Esportivos e dono do maior acervo de publicações sobre futebol no mundo de acordo com o Guinness World Records.
Valdir Appel: Ex-goleiro profissional do América/RJ, Sport/PE, Vasco da Gama e Volta Redonda. Encerrou a carreira em 1982 e passou a cultivar o hobby de pesquisar sobre futebol. Possui rico acervo particular e escreve crônicas em jornais sobre os bastidores da bola. É autor de 5 livros.
Victor L. Figols: É doutorando em História na UFPR, Bacharel, licenciado e mestre em História pela UNIFESP. Estuda as identidades clubísticas e regionais dos clubes espanhóis no contexto da globalização do futebol. Trabalha com temas de História Contemporânea, com foco nas questões nacionais e na globalização. É editor e colunista do Ludopédio.
11  horas
La Liga: Big Data e Produção de Conteúdo para Criação de Produto com Abrangência Mundial com:
Jotapê Saraiva: Publicitário, palestrante, Especialista em Marketing Esportivo e Digital. Atua no mercado da comunicação esportiva desde 2012, possuindo mais de vinte marcas esportivas atendidas em seu portfólio. Fundou a Agência MKTFC em 2014 e, desde 2015, iniciou o Brand Bola, plataforma pioneira sobre o marketing focado no futebol.
Rafael Zanette: Graduado em Administração e Especialista em Gestão e Marketing no Esporte pelo ICPG. Fundador da Passione Marketing Esportivo. Trabalhou Diretor de Negócios do Avaí e como Gerente de Marketing do Palmeiras e Atlético Mineiro.
Daniel Alonso Duarte: Formado em Administração e MIB em Comércio Internacional pela Universidade de Santiago de Compostela. Especialista em Marketing Esportivo, Desenvolvimento de Negócios e Análise de Mercados Internacionais. Representou a LaLiga em Portugal e atua como representante do Campeonato Espanhol no Brasil desde 2019.
13h30 
Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento com:
Fernando Leite: Ex-atleta de futebol com atuação no Brasil e na Europa, trabalhou nos últimos 13 anos como Gerente e Executivo de Futebol profissional em equipes como o Paraná Clube, Londrina, Paysandu, FC Cascavel, Cuiabá e atualmente no Náutico/PE
Felipe Albuquerque: Executivo de Futebol formado em Gestão de Futebol pela CBF Academy. Afiliado à Associação Brasileira dos Executivos de Futebol – ABEX. Trabalhou no Vila Nova/GO e atualmente atua no Paysandu/PA.
André Mazzuco: Experiência em categorias de base e formação de atletas. Trabalhou na gestão de equipes profissionais como Coritiba, Red Bull Brasil e Paysandu. Professor e colaborador da CBF Academy, Federação Paulista de Futebol e Universidade do Futebol. É diretor executivo do Vasco da Gama.
14h30 
Gestão de Carreira de atletas e o papel dos agentes com a nova regulamentação da Fifa  com:
Cláudia Carpeggiani: Empresária, proprietária da Carpeggiani Sports, formada em Direito e pós-graduada em Direito Desportivo e Negócios no Esporte. Atua na gestão de carreiras de atletas de futebol, mediação de negócios e projetos esportivos.
Stephanie Figer: Graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM/SP, pós-graduada em Marketing de Serviços pela FAAP/SP e Gestão Esportiva pela FIFA/CIES/FGV. Faz parte do Grupo Figer, empresa fundada por seu avô, Juan Figer, um dos precursores da intermediação no futebol e gestão de carreiras. Desempenha a função de representar clubes, treinadores e jogadores.
Marcelo Lipatín: Ex-jogador do futebol uruguaio com passagens profissionais em clubes da Itália, Grécia, Portugal, México e Japão. No futebol brasileiro jogou no Coritiba e no Grêmio. É empresário de jogadores na Lipatin Sports, empresa com sede no Paraná.
15h30
Tradição ou Inovação: Os desafios de Branding com a modernização da identidade dos clubes com:
Adriano Ávila: Designer Gráfico, fundador do portal Futbol.com – Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol. Desenvolveu a Metodologia dos 3T’s: Tradição, Torcida e Troféus, onde trabalha a identidade visual dos clubes na geração de valor e receita.
Luís Costinha: Especialista em Desenho e Aplicação de Identidade Corporativa pela Escola Universitária Elisava de Barcela, com experiência de 10 anos em Branding Desportivo. Trabalhou no rebranding do Espanyol e no Deportivo La Corunã da Espanha, além do Sporting de Portugal. Participou de projetos ligados à indústria do futebol com clubes, federações e atletas na Europa e na América do Sul.
Paulo Lima: Designer com MBA em Branding e Design Estratégico. Atua com Design Esportivo na Cobra Coral, marca própria do Santa Cruz FC. Possui experiência também como Designer na PE Retrô, especializada em licenciamento de modelos antigos de camisas de futebol.
17 horas
O Futebol como Instrumento de Transformação Social e de Educação via Federações e CBF com:
Mauro Carmélio: Formado em Direito, é pPresidente da Federação Cearense de Futebol. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Em 2014, foi nomeado representante da CBF na CONMEBOL e indicado como representante e votante nas eleições da FIFA em 2015 e 2019.
Diogo C. Netto: Doutor em Medicina Esportiva na Infância e na Adolescência, e Mestre em Fisiologia da Performance, ambos pela UFPR. Ocupa o cargo de High Performance Expert da FIFA e é Gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol.
18 horas
Mudanças nos Direitos de Transmissão no Brasil e a Construção de Cenários e Oportunidades
Ana C. Mizutori: Mestranda em Direito Desportivo pela PUC/SP. Auditora do STJDFS. Advogada com Especialização em Direito Empresarial do Trabalho e Compliance Trabalhista, e Gestão de Pessoas, ambos pela Fundação Direito Desportivo Getúlio Vargas; Extensão em Direito Desportivo pela – FGV Law e pelo IFC. Ex-coordenadora do Departamento Jurídico do Ceará Sporting Club.
Lênin Franco: Gerente de Negócios do Bahia. É graduado em Publicidade e Propaganda pela POLIFUCS com MBA em Gestão de Projetos pela UNIJORGE. Atua na Indústria do Futebol desde 2005 e exerce o cargo de Gestor de Negócios de Marketing e Comercial da equipe baiana desde 2013.
Bruno Balacó: jornalista, cronista esportivo e mestrando em Comunicação na Universidade Federal do Ceará-UFC. Pesquisador de futebol e mídia esportiva, com trabalhos nas áreas de interação com a audiência, transmissões esportivas via streaming e podcast. É membro fundador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Editou as obras Arena Castelão: templo do futebol cearense e Leão 100 anos.

FutForum 2020.
Quinta (três),  online, de 9 às 19 horas.
Inscrições: futforum.com.br
Valor da inscrição (2º lote): R$ 99,00.
Os inscritos terão acesso à plataforma digital do evento. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).