Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O FutForum 2020 apresenta uma série de novidades e uma delas é a realização em formato totalmente online.



O encontro está confirmado para quinta-feira (três de dezembro), quando a programação começa às nove da manhã,  seguindo até sete de noite.

A proposta do FutForum é reunir profissionais que atuam em diversas áreas estratégicas do Futebol para analisar e refletir sobre práticas de sucesso. Ao todo, serão oito painéis e 23 palestrantes, em dez horas de evento.

Confira os 23 palestrantes
  1. Maria Vieira.
  2. Michelle Ramalho.
  3. Bruna Rufino.
  4. José Renato S. Santiago Júnior.
  5. Valdir Appel.
  6. Victor  Figols.
  7. Rafael Zanette.
  8. Jotapê Saraiva.
  9. Daniel Alonso Duarte.
  10. Fernando Leite.
  11. Felipe Albuquerque.
  12. André Mazzuco.
  13. Cláudia Carpeggiani.
  14. Stephanie Figer.
  15. Marcelo Lipatín.
  16. Adriano Ávila.
  17. Luís Costinha.
  18. Paulo Lima.
  19. Mauro Carmélio.
  20. Diogo Netto.
  21. Ana Mizutori.
  22. Lênin Franco.
  23. Bruno Balacó.
Abertura - A participação da Mulher na Indústria do Futebol dentro e fora dos gramados é o tema que abre a Programação do FutForum 2020, com a presidente do Atlético Cearense, Maria Vieira; a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho e Bruna Rufino, integrante da equipe responsável pela gestão comercial do Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Ao longo da quinta (três) serão debatidos os temas:
  • Mercado Editorial de Livros sobre Futebol e o Audiovisual como Ferramentas de Marketing.
  • La Liga: Big Data e Produção de Conteúdo para Criação de Produto com Abrangência Mundial.
  • Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento.
  • Gestão de Carreira de atletas e o papel dos agentes com a nova regulamentação da Fifa.
  • Tradição ou Inovação: Os desafios de Branding com a modernização da identidade dos clubes.
  • O Futebol como Instrumento de Transformação Social e de Educação via Federações e CBF.
  • Mudanças nos Direitos de Transmissão no Brasil e a Construção de Cenários e Oportunidades.
Programação

9  horas

A participação da mulher na indústria do futebol dentro e fora dos gramados com:
Maria Vieira: Pedagoga de formação, exerce há três anos o cargo de presidente do Atlético Cearense, conquistando boas colocações no Campeonato Estadual, acesso à Copa do Brasil e vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Michelle Ramalho: Graduada em Administração e Direito, Conselheira da OAB-PB e membro da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB nacional. Foi Auditora do Supremo Tribunal Desportiva e é Presidente da Federação Paraibana de Futebol.
Bruna Rufino: Integrante da equipe responsável pela gestão comercial do Estádio do Morumbi. Atua nas áreas Comercial e de Marketing de equipes de futebol desde 2017, trabalhando na Ponte Preta e atualmente no São Paulo. Também possui experiência no Jornalismo Esportivo.
10 horas
Mercado Editorial de Livros sobre Futebol e o Audiovisual como Ferramentas de Marketing com:
José Renato S. Santiago Jr: Autor de nove livros sobre Futebol, Doutor e Mestre pela USP, Gestor de Projetos Esportivos e dono do maior acervo de publicações sobre futebol no mundo de acordo com o Guinness World Records.
Valdir Appel: Ex-goleiro profissional do América/RJ, Sport/PE, Vasco da Gama e Volta Redonda. Encerrou a carreira em 1982 e passou a cultivar o hobby de pesquisar sobre futebol. Possui rico acervo particular e escreve crônicas em jornais sobre os bastidores da bola. É autor de 5 livros.
Victor L. Figols: É doutorando em História na UFPR, Bacharel, licenciado e mestre em História pela UNIFESP. Estuda as identidades clubísticas e regionais dos clubes espanhóis no contexto da globalização do futebol. Trabalha com temas de História Contemporânea, com foco nas questões nacionais e na globalização. É editor e colunista do Ludopédio.
11  horas
La Liga: Big Data e Produção de Conteúdo para Criação de Produto com Abrangência Mundial com:
Jotapê Saraiva: Publicitário, palestrante, Especialista em Marketing Esportivo e Digital. Atua no mercado da comunicação esportiva desde 2012, possuindo mais de vinte marcas esportivas atendidas em seu portfólio. Fundou a Agência MKTFC em 2014 e, desde 2015, iniciou o Brand Bola, plataforma pioneira sobre o marketing focado no futebol.
Rafael Zanette: Graduado em Administração e Especialista em Gestão e Marketing no Esporte pelo ICPG. Fundador da Passione Marketing Esportivo. Trabalhou Diretor de Negócios do Avaí e como Gerente de Marketing do Palmeiras e Atlético Mineiro.
Daniel Alonso Duarte: Formado em Administração e MIB em Comércio Internacional pela Universidade de Santiago de Compostela. Especialista em Marketing Esportivo, Desenvolvimento de Negócios e Análise de Mercados Internacionais. Representou a LaLiga em Portugal e atua como representante do Campeonato Espanhol no Brasil desde 2019.
13h30 
Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento com:
Fernando Leite: Ex-atleta de futebol com atuação no Brasil e na Europa, trabalhou nos últimos 13 anos como Gerente e Executivo de Futebol profissional em equipes como o Paraná Clube, Londrina, Paysandu, FC Cascavel, Cuiabá e atualmente no Náutico/PE
Felipe Albuquerque: Executivo de Futebol formado em Gestão de Futebol pela CBF Academy. Afiliado à Associação Brasileira dos Executivos de Futebol – ABEX. Trabalhou no Vila Nova/GO e atualmente atua no Paysandu/PA.
André Mazzuco: Experiência em categorias de base e formação de atletas. Trabalhou na gestão de equipes profissionais como Coritiba, Red Bull Brasil e Paysandu. Professor e colaborador da CBF Academy, Federação Paulista de Futebol e Universidade do Futebol. É diretor executivo do Vasco da Gama.
14h30 
Gestão de Carreira de atletas e o papel dos agentes com a nova regulamentação da Fifa  com:
Cláudia Carpeggiani: Empresária, proprietária da Carpeggiani Sports, formada em Direito e pós-graduada em Direito Desportivo e Negócios no Esporte. Atua na gestão de carreiras de atletas de futebol, mediação de negócios e projetos esportivos.
Stephanie Figer: Graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM/SP, pós-graduada em Marketing de Serviços pela FAAP/SP e Gestão Esportiva pela FIFA/CIES/FGV. Faz parte do Grupo Figer, empresa fundada por seu avô, Juan Figer, um dos precursores da intermediação no futebol e gestão de carreiras. Desempenha a função de representar clubes, treinadores e jogadores.
Marcelo Lipatín: Ex-jogador do futebol uruguaio com passagens profissionais em clubes da Itália, Grécia, Portugal, México e Japão. No futebol brasileiro jogou no Coritiba e no Grêmio. É empresário de jogadores na Lipatin Sports, empresa com sede no Paraná.
15h30
Tradição ou Inovação: Os desafios de Branding com a modernização da identidade dos clubes com:
Adriano Ávila: Designer Gráfico, fundador do portal Futbol.com – Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol. Desenvolveu a Metodologia dos 3T’s: Tradição, Torcida e Troféus, onde trabalha a identidade visual dos clubes na geração de valor e receita.
Luís Costinha: Especialista em Desenho e Aplicação de Identidade Corporativa pela Escola Universitária Elisava de Barcela, com experiência de 10 anos em Branding Desportivo. Trabalhou no rebranding do Espanyol e no Deportivo La Corunã da Espanha, além do Sporting de Portugal. Participou de projetos ligados à indústria do futebol com clubes, federações e atletas na Europa e na América do Sul.
Paulo Lima: Designer com MBA em Branding e Design Estratégico. Atua com Design Esportivo na Cobra Coral, marca própria do Santa Cruz FC. Possui experiência também como Designer na PE Retrô, especializada em licenciamento de modelos antigos de camisas de futebol.
17 horas
O Futebol como Instrumento de Transformação Social e de Educação via Federações e CBF com:
Mauro Carmélio: Formado em Direito, é pPresidente da Federação Cearense de Futebol. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Em 2014, foi nomeado representante da CBF na CONMEBOL e indicado como representante e votante nas eleições da FIFA em 2015 e 2019.
Diogo C. Netto: Doutor em Medicina Esportiva na Infância e na Adolescência, e Mestre em Fisiologia da Performance, ambos pela UFPR. Ocupa o cargo de High Performance Expert da FIFA e é Gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol.
18 horas
Mudanças nos Direitos de Transmissão no Brasil e a Construção de Cenários e Oportunidades
Ana C. Mizutori: Mestranda em Direito Desportivo pela PUC/SP. Auditora do STJDFS. Advogada com Especialização em Direito Empresarial do Trabalho e Compliance Trabalhista, e Gestão de Pessoas, ambos pela Fundação Direito Desportivo Getúlio Vargas; Extensão em Direito Desportivo pela – FGV Law e pelo IFC. Ex-coordenadora do Departamento Jurídico do Ceará Sporting Club.
Lênin Franco: Gerente de Negócios do Bahia. É graduado em Publicidade e Propaganda pela POLIFUCS com MBA em Gestão de Projetos pela UNIJORGE. Atua na Indústria do Futebol desde 2005 e exerce o cargo de Gestor de Negócios de Marketing e Comercial da equipe baiana desde 2013.
Bruno Balacó: jornalista, cronista esportivo e mestrando em Comunicação na Universidade Federal do Ceará-UFC. Pesquisador de futebol e mídia esportiva, com trabalhos nas áreas de interação com a audiência, transmissões esportivas via streaming e podcast. É membro fundador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Editou as obras Arena Castelão: templo do futebol cearense e Leão 100 anos.

FutForum 2020.
Quinta (três),  online, de 9 às 19 horas.
Inscrições: futforum.com.br
Valor da inscrição (2º lote): R$ 99,00.
Os inscritos terão acesso à plataforma digital do evento. 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment