Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Eis o quatro de março na História Cearense, segundo Arquivo Nirez:
  • 1823 - O padre Francisco Pinheiro Landim assume o Governo Provisório da Província.
  • 1883 - Desembarca em Fortaleza o 11º Batalhão de Infantaria, vindo de Belém do Pará, para substituir o 15º BI, que estava de viagem para Belém. Seu comandante era o coronel Joaquim José de Magalhães. 
  • 1887 - Assumiram os 12 sócios fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico): Paulino Nogueira Borges da Fonseca - 45 anos, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) - 31 anos, Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda), Padre João Augusto da Frota, João Batista Perdigão de Oliveira - 33 anos, Antônio Augusto de Vasconcelos, Antônio Bezerra de Sousa Menezes, Júlio César da Fonseca Filho, Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva - 50 anos, José Sombra, Virgílio Brígido e Virgílio Augusto de Moraes. Na Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) fica Paulino Nogueira Borges da Fonseca.
  • 1895 - Prédio da sociedade anônima União Cearense é alugado para o Correio, por contrato e muda-se, do térreo do prédio da Assembleia, no dia nove de março do mesmo ano. Ficava na Rua da Misericórdia (atual Dr. João Moreira), em frente ao Passeio Público. Depois o prédio foi sede da “Light”, Serviluz, Conefor, Coelce. Seu endereço atual é Rua João Moreira, 143. Em abril de 2001 desmoronou-se parcialmente e no final do ano foi adquirido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec e hoje abriga o Museu da Indústria. A construção do prédio data de 1872.
  • 1896 - São inaugurados os trilhos que vão da estação de bondes até a fábrica de tijolos do Cocó, da firma Moura & Companhia, para uso exclusivamente por troleys daquela companhia.
  • 1897 - Reassume a Presidência da República José Prudente de Moraes Barros, que estivera doente, substituído por Manuel Vitoriano Pereira. 
  • 1922 - A Associação dos Merceeiros do Ceará inicia a publicação de O Merceeiro, órgão oficial da entidade.
  • 1927 - Ocorre o primeiro sorteio da Loteria do Ceará, com a presença da imprensa, convidada pelos concessionários Frederico Pontes, Cândido Azevedo e José Tomé. 
  • 1928 - Funda-se a Escola de Música Carlos Gomes, iniciativa dos maestros Edgar Nunes Freire, e Luigi Maria Smido, na Rua Senador Pompeu, 202 (antigo, atual 954) Gilberto Câmara fez o discurso inaugural. 
  • 1930 - No bairro da Vila Monteiro, o ladrão Manuel Correia Lucas, conhecido como Rafaelzinho, recebe a tiros a polícia que o foi prender e é morto pela mesma.
  • 1933 - Surge em Fortaleza o periódico O Legionário, órgão da Legião Cearense do Trabalho, fundado por Severino Sombra de Albuquerque. 
  • 1934 - Na Praça do Ferreira, em frente ao bar da Brahma, o tenente da Força Pública, Antônio José dos Santos, agride, a tiros, seu colega de farda, tenente José Gonçalves Bezerra, e é morto por este, a golpes de punhal. Posteriormente o major José Gonçalves Bezerra seria morto no episódio da invasão do reduto de Beato Lourenço. 
  • 1935 - À noite, na Praça do Ferreira um tiroteio no qual saem muitos feridos e alguns mortos. O Bloco Galinha Verde, sátira aos integralistas, organizado pelo capitão Newton, da Força Pública (Polícia Militar) tinha vários militares que faziam sua segurança e ao desfilar naquela praça os mesmos ficaram “marcados” por integralistas que à noite, quando os seguranças estavam misturados à multidão, atacaram. Morre o subinspetor da Guarda Cívica Raimundo Correia Lima, o guarda Eldair Correia Lima, seu primo, e o guarda da Inspetoria de Veículos Marcos Ribeiro de Magalhães. Outros foram baleados e levados para o Pronto Socorro ou para enfermarias militares. Crime que ficou impune. 
  • 1940 - O jornal Correio do Ceará publica reportagem do jornalista Luciano Carneiro intitulada “Praia do Futuro - Ainda não tem nome; os aviadores chamam-na de Praia por trás do Farol”. Prenunciava o nome da atual Praia do Futuro (foto). 
  • 1948 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, assumindo o coronel Alfredo Soares Santos.
  • 1948 - Correm notícias de boas chuvas em todo o interior do Estado.
  • 1956 - O presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira nomeia, para as funções de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, cearense, irmão do deputado Euclides Wicar Parente Pessoa.
  • 1961 - Inaugurado pelo governador José Parsifal Barroso, o Ginásio Carolino Sucupira, da CNEG.
  • 1964 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.978, a Lei 2.569 de 28 de fevereiro de 1964 concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao artista plástico, músico e escritor Jean Pierre Chabloz, atendendo mensagem do prefeito Murilo Borges Moreira.
  • 1966 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Ivan Teixeira Leite, em substituição ao coronel aviador Walter Felin Tavares. 
  • 1968 - Incêndio destrói o escritório da firma J. Aquino de Alencar, na Rua Floriano Peixoto, 1004. 
  • 1969 - Morre o gráfico Antônio Vitoriano Pinheiro, funcionário da Imprensa Oficial do Ceará- IOCE. 
  • 1978 - Faz escala técnica em Fortaleza, demorando alguns minutos no Aeroporto Pinto Martins, o presidente Ernesto Geisel a caminho da República Federal da Alemanha. 
  • 1982 - Criada em Fortaleza a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Ceará. 
  • 1983 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, em substituição a Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1985 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Antônio Martins Filho, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira. 
  • 1990 - Morre, com a idade de 89 anos, o músico João Inácio da Fonseca, ex-maestro da Banda de música do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC e da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge. 
  • 1991 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre), em substituição a Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1992 - Forte tempestade açoita, pela manhã, Fortaleza, com ventos de até 100 quilômetros horários, principalmente no Mucuripe, arrancando telhados e derrubando placas, árvores e muros. 
  • 1995 - Assume pela segunda vez a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o historiador e Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, substituindo Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre).
  • 1997 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o coronel Paulo Ayrton Araújo, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira. 
  • 1998 - Irrompe violento incêndio que destrói a loja RG Móveis, na Avenida Tristão Gonçalves.
  • 2005 - Posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da diretoria composta por: Presidente de Honra: Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre); Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice presidente - José Aroldo Cavalcanti Mota (Aroldo Mota); secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos (Elmo Vasconcelos); 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara); 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo. Na ocasião, foram entregues títulos de Sócios Beneméritos do Instituto do Ceará a Newton Freitas, Ednilo Gomes de Porto Soárez (Ednilo Soárez) e José Augusto Bezerra. Também foram agraciados o general Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, no grau de Comendador; e o coronel Paulo Ayrton Araújo, no grau de Cavaleiro. 
  • 2009 - Falecimento, aos 79 anos de idade, da escritora e historiadora Maria Noélia Rodrigues da Cunha, autora do livro “Praças de Fortaleza”, imprescindível no estudo de nossa cidade. Nascera em 24 de dezembro de 1929.
  • 2013 - Morre, às 23h30,, vítima de falência múltipla de órgãos, aos 86 anos, o poeta cearense Francisco de Oliveira Carvalho (Francisco Carvalho), membro da Academia Cearense de Letras-ACL. O velório ocorre no Cemitério Jardim Metropolitano, no município do Eusébio (Região Metropolitana e Fortaleza), onde o corpo é cremado no dia seis. Francisco Carvalho era professor da Universidade Federal do Ceará-UFC. Nascera em Russas, Ceará, em 11 de junho de 1927.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de