Pular para o conteúdo principal

Campanha Doe de Coração 2021 será lançada em primeiro de setembro

 Em primeiro de setembro começa a XIX Campanha Doe de Coração, realizada anualmente pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A Campanha tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

- Queremos discutir sobre os principais fatores que vêm limitando a oferta de órgãos para transplantes e sobre o que podemos fazer para enfrentá-los, melhorando assim uma espera que sempre existiu, mas que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus”, ressalta a coordenadora do Movimento Doe de Coração 2021, a professora do Curso de Medicina da Unifor, Janaína Ramalho.

Além das ações tradicionais da Campanha, a Doe de Coração deste ano homenageará profissionais de Saúde que se destacaram na área de transplantes em 2020. 

A relação de homenageados será divulgada na live de lançamento da Doe de Coração, que acontecerá de forma virtual, ao vivo, na quarta-feira (primeiro de setembro), às 10 horas, com transmissão pelas Redes Sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Com o tema “Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de Pandemia de Covid-19”, a live terá a participação da:

  • Professora Janaína Ramalho.
  • Professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia.
  • Presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki. 
  • A mediação será da jornalista Taís Lopes.

Doe de Coração 2021 - A programação seguirá com diversas ações presenciais e virtuais para mobilizar a sociedade civil, como também instituições públicas e privadas cearenses. 

Até 30 de setembro, ocorrerão atividades como lives, ações de conscientização em Escolas Públicas e Privadas, Hospitais, Shopping Centers, Praças e Avenidas, Sorteio de Camisas, Distribuição de Kits e Panfletos sobre a importância da Doação de Órgãos e Tecidos. 

Já no Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, será realizada a solenidade de homenagem aos profissionais de Saúde que se destacaram no combate à Covid-19.

A homenagem é um reconhecimento da Fundação Edson Queiroz e da Unifor ao trabalho e à dedicação dos profissionais de Saúde pela realização de transplantes, mesmo em tempos de Pandemia de Covid-19.

 Uma comissão de professores da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados, destaques em suas respectivas áreas de atuação: 

  • Medicina.
  • Enfermagem.
  • Nutrição.
  • Educação Física.
  • Farmácia. 

Ao longo da Doe de Coração, a Assessoria de Imprensa (formada pelos jornalistas Helga Rackel, Cristiane Bonfim e Luiz Carlos Carvalho) do evento divulgará o perfil de todos os homenageados, com informações sobre a atuação de cada um deles na área de transplantes de órgãos e tecidos no Ceará.

Programação das Lives

  • Quarta-feira (1º de setembro) - 10 horas - Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19. Mediação: jornalista Taís Lopes. Participações: doutora Janaína Ramalho, nefrologista, professora de Medicina da Unifor e coordenadora da Doe de Coração 2021; doutor Huygens Garcia, cirurgião do aparelho digestivo/transplante de fígado, professor de Medicina da UFC e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos /ABTO; e doutor Edson Arakaki, gastroenterologista e presidente da Associação Brasileira de Transplantados/ABTx.
  • Quinta-feira (16 de setembro) - 19 horas - Bancos de tecidos do Ceará: realidade e desafios. Mediação: doutora Janaína Ramalho (foto Ares Soares). Participações: doutor Sisley Viana, diretor do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza-HGF; doutor Fernando Barroso, diretor do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará-Hemoce; e doutora Marineuza Memória, diretora do Banco de Olhos do Ceará.
  • Quinta-feira (23 de setembro) - 10 horas - Como superar as barreiras que reduzem a oferta de órgãos e tecidos no Brasil e no Ceará em particular. Participações: doutora Eliana Régia Barbosa, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará; Lisiane Paiva Alencar, enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do Instituto José Frota-IJF e do Banco de Olhos do Ceará; e doutora professora Janaína Ramalho. Mediação: jornalista Tais Lopes.
  • Segunda-feira (27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos)-18 horas - Solenidade de homenagem aos profissionais de saúde que se destacaram no transplante de órgãos e tecidos no Ceará em 2020. Auditório da Biblioteca Central da Unifor.

Serviço

  • Lançamento do Movimento Doe de Coração 2021.
  • Quarta-feira (1º de setembro de 2021), às 10 horas.
  • Transmissão:
  • ▶️ Instagram Unifor
  • ▶️ Facebook Unifor
  • ▶️ YouTube Unifor
  • ▶️ TV Unifor (181 NET)
  • ▶️ TV Unifor (YouTube)
  • Realização: Fundação Edson Queiroz
  • Mais informações: www.unifor.br/doedecoracao


Renascer - Na nova logomarca da Doe de Coração, o artista visual Sérgio Helle apresenta o renascimento em redesenho da marca - Inspirada na Natureza, a infogravura retrata o tempo, a esperança e a oportunidade de Renascer. 

A cada edição do Movimento Doe de Coração, a Fundação Edson Queiroz traz uma nova proposta para a marca da Campanha. 

A ação, além fortalecer a importância da doação de órgãos e tecidos, é uma oportunidade de valorização dos artistas cearenses. E neste ano, a infogravura do artista visual Sérgio Helle é o que redesenha o tradicional formato em coração da palavra “Doe”.

Sérgio Helle inspirou-se na série Resurgentis, coleção de artes de sua autoria, que atualmente está em exposição na Unifor. 

- É uma série que fala muito de Esperança, de Renascimento”, diz Sérgio Helle. 

Ao usar a folha de torém, uma planta medicinal comum no Ceará, ele faz referência à natureza e sua resistência. 

- Os insetos e flores coloridos que se sobressaem ao tom marrom da folhagem seca remetem à esperança, sentimento que se faz cada vez mais presente nesse momento de pandemia”, salienta Sérgio Helle.

- Toda essa série mostra uma Natureza devastada, queimada, seca, e dela vêm brotando flores, nascendo insetos. Então é a vida que insiste em renascer, em brotar novamente. Tudo a ver com a campanha, que é a doação, o renascimento; da vida nascer em outra pessoa, da vida continuar de outra forma”, explica o artista visual.

Com 33 anos de carreira, Sérgio Helle é um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Nasceu no Crato e mudou-se para Fortaleza aos 10 anos, quando começou a pintar. Atualmente, desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. Com quatro livros publicados sobre o seu trabalho, expôs em várias cidades do Brasil e em outros países, como Portugal e Itália.

Transplantes no Ceará - O agravamento da Pandemia do Novo Coronavírus provocou a queda nas taxas de doação e transplantes, mas não venceu a esperança de quem luta para salvar vidas.

Apesar das dificuldades provocadas pela Covid-19, os transplantes não foram suspensos no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, (Sesa) neste ano de 2021, até 10 de agosto, foram realizados 781 transplantes de órgãos e tecidos. Destes, 121 ocorreram nos meses de março e abril, “quando a situação epidemiológica apresentava dados elevados, ocasionando uma paralisação temporária dos transplantes renais e pancreáticos”.

- É importante destacar o esforço de todas as equipes envolvidas direta e indiretamente no processo doação e transplante e a solidariedade do povo cearense. Nos meses de maio a agosto já apreciamos uma recuperação progressiva, com a normalização na realização de todos os transplantes”, ressalta nota da Sesa.


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c