Pular para o conteúdo principal

Campanha Doe de Coração 2021 será lançada em primeiro de setembro

 Em primeiro de setembro começa a XIX Campanha Doe de Coração, realizada anualmente pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A Campanha tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

- Queremos discutir sobre os principais fatores que vêm limitando a oferta de órgãos para transplantes e sobre o que podemos fazer para enfrentá-los, melhorando assim uma espera que sempre existiu, mas que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus”, ressalta a coordenadora do Movimento Doe de Coração 2021, a professora do Curso de Medicina da Unifor, Janaína Ramalho.

Além das ações tradicionais da Campanha, a Doe de Coração deste ano homenageará profissionais de Saúde que se destacaram na área de transplantes em 2020. 

A relação de homenageados será divulgada na live de lançamento da Doe de Coração, que acontecerá de forma virtual, ao vivo, na quarta-feira (primeiro de setembro), às 10 horas, com transmissão pelas Redes Sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Com o tema “Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de Pandemia de Covid-19”, a live terá a participação da:

  • Professora Janaína Ramalho.
  • Professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia.
  • Presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki. 
  • A mediação será da jornalista Taís Lopes.

Doe de Coração 2021 - A programação seguirá com diversas ações presenciais e virtuais para mobilizar a sociedade civil, como também instituições públicas e privadas cearenses. 

Até 30 de setembro, ocorrerão atividades como lives, ações de conscientização em Escolas Públicas e Privadas, Hospitais, Shopping Centers, Praças e Avenidas, Sorteio de Camisas, Distribuição de Kits e Panfletos sobre a importância da Doação de Órgãos e Tecidos. 

Já no Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, será realizada a solenidade de homenagem aos profissionais de Saúde que se destacaram no combate à Covid-19.

A homenagem é um reconhecimento da Fundação Edson Queiroz e da Unifor ao trabalho e à dedicação dos profissionais de Saúde pela realização de transplantes, mesmo em tempos de Pandemia de Covid-19.

 Uma comissão de professores da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados, destaques em suas respectivas áreas de atuação: 

  • Medicina.
  • Enfermagem.
  • Nutrição.
  • Educação Física.
  • Farmácia. 

Ao longo da Doe de Coração, a Assessoria de Imprensa (formada pelos jornalistas Helga Rackel, Cristiane Bonfim e Luiz Carlos Carvalho) do evento divulgará o perfil de todos os homenageados, com informações sobre a atuação de cada um deles na área de transplantes de órgãos e tecidos no Ceará.

Programação das Lives

  • Quarta-feira (1º de setembro) - 10 horas - Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19. Mediação: jornalista Taís Lopes. Participações: doutora Janaína Ramalho, nefrologista, professora de Medicina da Unifor e coordenadora da Doe de Coração 2021; doutor Huygens Garcia, cirurgião do aparelho digestivo/transplante de fígado, professor de Medicina da UFC e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos /ABTO; e doutor Edson Arakaki, gastroenterologista e presidente da Associação Brasileira de Transplantados/ABTx.
  • Quinta-feira (16 de setembro) - 19 horas - Bancos de tecidos do Ceará: realidade e desafios. Mediação: doutora Janaína Ramalho (foto Ares Soares). Participações: doutor Sisley Viana, diretor do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza-HGF; doutor Fernando Barroso, diretor do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará-Hemoce; e doutora Marineuza Memória, diretora do Banco de Olhos do Ceará.
  • Quinta-feira (23 de setembro) - 10 horas - Como superar as barreiras que reduzem a oferta de órgãos e tecidos no Brasil e no Ceará em particular. Participações: doutora Eliana Régia Barbosa, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará; Lisiane Paiva Alencar, enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do Instituto José Frota-IJF e do Banco de Olhos do Ceará; e doutora professora Janaína Ramalho. Mediação: jornalista Tais Lopes.
  • Segunda-feira (27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos)-18 horas - Solenidade de homenagem aos profissionais de saúde que se destacaram no transplante de órgãos e tecidos no Ceará em 2020. Auditório da Biblioteca Central da Unifor.

Serviço

  • Lançamento do Movimento Doe de Coração 2021.
  • Quarta-feira (1º de setembro de 2021), às 10 horas.
  • Transmissão:
  • ▶️ Instagram Unifor
  • ▶️ Facebook Unifor
  • ▶️ YouTube Unifor
  • ▶️ TV Unifor (181 NET)
  • ▶️ TV Unifor (YouTube)
  • Realização: Fundação Edson Queiroz
  • Mais informações: www.unifor.br/doedecoracao


Renascer - Na nova logomarca da Doe de Coração, o artista visual Sérgio Helle apresenta o renascimento em redesenho da marca - Inspirada na Natureza, a infogravura retrata o tempo, a esperança e a oportunidade de Renascer. 

A cada edição do Movimento Doe de Coração, a Fundação Edson Queiroz traz uma nova proposta para a marca da Campanha. 

A ação, além fortalecer a importância da doação de órgãos e tecidos, é uma oportunidade de valorização dos artistas cearenses. E neste ano, a infogravura do artista visual Sérgio Helle é o que redesenha o tradicional formato em coração da palavra “Doe”.

Sérgio Helle inspirou-se na série Resurgentis, coleção de artes de sua autoria, que atualmente está em exposição na Unifor. 

- É uma série que fala muito de Esperança, de Renascimento”, diz Sérgio Helle. 

Ao usar a folha de torém, uma planta medicinal comum no Ceará, ele faz referência à natureza e sua resistência. 

- Os insetos e flores coloridos que se sobressaem ao tom marrom da folhagem seca remetem à esperança, sentimento que se faz cada vez mais presente nesse momento de pandemia”, salienta Sérgio Helle.

- Toda essa série mostra uma Natureza devastada, queimada, seca, e dela vêm brotando flores, nascendo insetos. Então é a vida que insiste em renascer, em brotar novamente. Tudo a ver com a campanha, que é a doação, o renascimento; da vida nascer em outra pessoa, da vida continuar de outra forma”, explica o artista visual.

Com 33 anos de carreira, Sérgio Helle é um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Nasceu no Crato e mudou-se para Fortaleza aos 10 anos, quando começou a pintar. Atualmente, desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. Com quatro livros publicados sobre o seu trabalho, expôs em várias cidades do Brasil e em outros países, como Portugal e Itália.

Transplantes no Ceará - O agravamento da Pandemia do Novo Coronavírus provocou a queda nas taxas de doação e transplantes, mas não venceu a esperança de quem luta para salvar vidas.

Apesar das dificuldades provocadas pela Covid-19, os transplantes não foram suspensos no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, (Sesa) neste ano de 2021, até 10 de agosto, foram realizados 781 transplantes de órgãos e tecidos. Destes, 121 ocorreram nos meses de março e abril, “quando a situação epidemiológica apresentava dados elevados, ocasionando uma paralisação temporária dos transplantes renais e pancreáticos”.

- É importante destacar o esforço de todas as equipes envolvidas direta e indiretamente no processo doação e transplante e a solidariedade do povo cearense. Nos meses de maio a agosto já apreciamos uma recuperação progressiva, com a normalização na realização de todos os transplantes”, ressalta nota da Sesa.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a