Pular para o conteúdo principal

Campanha Doe de Coração 2021 será lançada em primeiro de setembro

 Em primeiro de setembro começa a XIX Campanha Doe de Coração, realizada anualmente pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A Campanha tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

- Queremos discutir sobre os principais fatores que vêm limitando a oferta de órgãos para transplantes e sobre o que podemos fazer para enfrentá-los, melhorando assim uma espera que sempre existiu, mas que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus”, ressalta a coordenadora do Movimento Doe de Coração 2021, a professora do Curso de Medicina da Unifor, Janaína Ramalho.

Além das ações tradicionais da Campanha, a Doe de Coração deste ano homenageará profissionais de Saúde que se destacaram na área de transplantes em 2020. 

A relação de homenageados será divulgada na live de lançamento da Doe de Coração, que acontecerá de forma virtual, ao vivo, na quarta-feira (primeiro de setembro), às 10 horas, com transmissão pelas Redes Sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Com o tema “Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de Pandemia de Covid-19”, a live terá a participação da:

  • Professora Janaína Ramalho.
  • Professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia.
  • Presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki. 
  • A mediação será da jornalista Taís Lopes.

Doe de Coração 2021 - A programação seguirá com diversas ações presenciais e virtuais para mobilizar a sociedade civil, como também instituições públicas e privadas cearenses. 

Até 30 de setembro, ocorrerão atividades como lives, ações de conscientização em Escolas Públicas e Privadas, Hospitais, Shopping Centers, Praças e Avenidas, Sorteio de Camisas, Distribuição de Kits e Panfletos sobre a importância da Doação de Órgãos e Tecidos. 

Já no Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, será realizada a solenidade de homenagem aos profissionais de Saúde que se destacaram no combate à Covid-19.

A homenagem é um reconhecimento da Fundação Edson Queiroz e da Unifor ao trabalho e à dedicação dos profissionais de Saúde pela realização de transplantes, mesmo em tempos de Pandemia de Covid-19.

 Uma comissão de professores da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados, destaques em suas respectivas áreas de atuação: 

  • Medicina.
  • Enfermagem.
  • Nutrição.
  • Educação Física.
  • Farmácia. 

Ao longo da Doe de Coração, a Assessoria de Imprensa (formada pelos jornalistas Helga Rackel, Cristiane Bonfim e Luiz Carlos Carvalho) do evento divulgará o perfil de todos os homenageados, com informações sobre a atuação de cada um deles na área de transplantes de órgãos e tecidos no Ceará.

Programação das Lives

  • Quarta-feira (1º de setembro) - 10 horas - Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19. Mediação: jornalista Taís Lopes. Participações: doutora Janaína Ramalho, nefrologista, professora de Medicina da Unifor e coordenadora da Doe de Coração 2021; doutor Huygens Garcia, cirurgião do aparelho digestivo/transplante de fígado, professor de Medicina da UFC e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos /ABTO; e doutor Edson Arakaki, gastroenterologista e presidente da Associação Brasileira de Transplantados/ABTx.
  • Quinta-feira (16 de setembro) - 19 horas - Bancos de tecidos do Ceará: realidade e desafios. Mediação: doutora Janaína Ramalho (foto Ares Soares). Participações: doutor Sisley Viana, diretor do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza-HGF; doutor Fernando Barroso, diretor do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará-Hemoce; e doutora Marineuza Memória, diretora do Banco de Olhos do Ceará.
  • Quinta-feira (23 de setembro) - 10 horas - Como superar as barreiras que reduzem a oferta de órgãos e tecidos no Brasil e no Ceará em particular. Participações: doutora Eliana Régia Barbosa, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará; Lisiane Paiva Alencar, enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do Instituto José Frota-IJF e do Banco de Olhos do Ceará; e doutora professora Janaína Ramalho. Mediação: jornalista Tais Lopes.
  • Segunda-feira (27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos)-18 horas - Solenidade de homenagem aos profissionais de saúde que se destacaram no transplante de órgãos e tecidos no Ceará em 2020. Auditório da Biblioteca Central da Unifor.

Serviço

  • Lançamento do Movimento Doe de Coração 2021.
  • Quarta-feira (1º de setembro de 2021), às 10 horas.
  • Transmissão:
  • ▶️ Instagram Unifor
  • ▶️ Facebook Unifor
  • ▶️ YouTube Unifor
  • ▶️ TV Unifor (181 NET)
  • ▶️ TV Unifor (YouTube)
  • Realização: Fundação Edson Queiroz
  • Mais informações: www.unifor.br/doedecoracao


Renascer - Na nova logomarca da Doe de Coração, o artista visual Sérgio Helle apresenta o renascimento em redesenho da marca - Inspirada na Natureza, a infogravura retrata o tempo, a esperança e a oportunidade de Renascer. 

A cada edição do Movimento Doe de Coração, a Fundação Edson Queiroz traz uma nova proposta para a marca da Campanha. 

A ação, além fortalecer a importância da doação de órgãos e tecidos, é uma oportunidade de valorização dos artistas cearenses. E neste ano, a infogravura do artista visual Sérgio Helle é o que redesenha o tradicional formato em coração da palavra “Doe”.

Sérgio Helle inspirou-se na série Resurgentis, coleção de artes de sua autoria, que atualmente está em exposição na Unifor. 

- É uma série que fala muito de Esperança, de Renascimento”, diz Sérgio Helle. 

Ao usar a folha de torém, uma planta medicinal comum no Ceará, ele faz referência à natureza e sua resistência. 

- Os insetos e flores coloridos que se sobressaem ao tom marrom da folhagem seca remetem à esperança, sentimento que se faz cada vez mais presente nesse momento de pandemia”, salienta Sérgio Helle.

- Toda essa série mostra uma Natureza devastada, queimada, seca, e dela vêm brotando flores, nascendo insetos. Então é a vida que insiste em renascer, em brotar novamente. Tudo a ver com a campanha, que é a doação, o renascimento; da vida nascer em outra pessoa, da vida continuar de outra forma”, explica o artista visual.

Com 33 anos de carreira, Sérgio Helle é um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Nasceu no Crato e mudou-se para Fortaleza aos 10 anos, quando começou a pintar. Atualmente, desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. Com quatro livros publicados sobre o seu trabalho, expôs em várias cidades do Brasil e em outros países, como Portugal e Itália.

Transplantes no Ceará - O agravamento da Pandemia do Novo Coronavírus provocou a queda nas taxas de doação e transplantes, mas não venceu a esperança de quem luta para salvar vidas.

Apesar das dificuldades provocadas pela Covid-19, os transplantes não foram suspensos no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, (Sesa) neste ano de 2021, até 10 de agosto, foram realizados 781 transplantes de órgãos e tecidos. Destes, 121 ocorreram nos meses de março e abril, “quando a situação epidemiológica apresentava dados elevados, ocasionando uma paralisação temporária dos transplantes renais e pancreáticos”.

- É importante destacar o esforço de todas as equipes envolvidas direta e indiretamente no processo doação e transplante e a solidariedade do povo cearense. Nos meses de maio a agosto já apreciamos uma recuperação progressiva, com a normalização na realização de todos os transplantes”, ressalta nota da Sesa.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".